Mostrar mensagens com a etiqueta música. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta música. Mostrar todas as mensagens
01 fevereiro 2012 1 poesias

Ensinamentos do Gabriel o Pensador #2

"A gente pensa que é livre pra falar tudo que pensa,
Mas a gente sempre pensa um pouco antes de falar!"

Gabriel o Pensador in "Se liga aí"

15 janeiro 2012 0 poesias

Retrospectiva 2011: Internacional

Ainda na senda da retrospectiva do ano transacto, planeei escrever sobre mais um grupo temático, só que o tempo não tem permitido uma postagem regular e, por isso, vou resumir o que faltava falar em apenas um post e destacar aqui algumas coisas que ainda não foram faladas nos posts anteriores:



1. Tecnologia
No início de Março, Steve Jobs, ainda CEO da Apple, apresentou o iPad2 em S. Francisco. O novo gadget chegou a Portugal no final de Março. Steve Jobs, que renunciou ao cargo de CEO da Apple devido a doença, acabou por falecer a 5 de Outubro, vítima de cancro do pâncreas - tinha 56 anos. Por toda a parte se sentiu um pesar pela perda deste génio criativo fundador da Apple. 

A Nintendo lançou a consola portátil 3DS. Apesar de ser aclamado pela crítica pela tela 3D (sem a necessidade de óculos) e o entusiasmo dos fãs da Nintendo, uma linha de jogos fraca resultou em vendas baixas para a Grande N.

Numa jogada surpreendente, a Microsoft anunciou a aquisição da empresa de telefonia online Skype pela quantia gigantesca de 8.5 bilhões de dólares.

O Google lançou sua nova rede social para concorrer directamente com o Facebook. No início, o site era acessível apenas para convidados. Com o recurso de criar vários grupos de amigos, o Google tentou diferenciar-se do Facebook. Até Novembro de 2011, o Google+ reunia cerca de 50 milhões de utilizadores, contra cerca de 800 milhões no Facebook.


2. Música
2011 a nível musical está inevitavelmente ligado à grande Adele. O seu álbum “21” foi um sucesso inesperado (inclusive para ela) e passou tanto na rádio e em tudo quanto era sítio que chegou quase a enjoar. A “Rolling in the deep” foi o início da saga de sucesso, que passou pelo grande e marcante “Someone like you” e só acabou com “Set fire to the rain”.

Quando os Coldplay pareciam ter chegado ao seu auge, com o álbum “Viva la Vida”, eles voltam com o seu quinto disco “Mylo Xyloto”. Quem é que ainda não ouviu a “Every teardrop is a waterfall” ou a já muito tocada “Paradise”?

No Pop, tivemos os nomes habituais em destaque: Katy Perry (com músicas como “Last Friday Night” ou “Fireworks”); Jennifer Lopez (com o seu êxito “On the floor”, que o Continente adaptou para a sua campanha da Popota); Britney Spears que regressou ao sucesso com o seu álbum “Femme Fatale” e Lady Gaga, ao seu estilo, fez sucesso com o album "Born This Way". Não podemos esquecer a inevitável Rihanna e Bruno Mars, com tantos singles de sucesso que já se perdeu a conta. “Moves like Jagger” dos Maroon 5 com Aguilera ou LMFAO “Party Rock Anthem” foram também algumas músicas que fizeram sucesso nas rádios.

Há que destacar outro (estranho) caso de sucesso, o de Rebecca Black, com a sua música "Friday". Este foi daqueles casos em que a música era tão má, mas tão má, que atingiu o auge (o vídeo mais visto de 2011 no Youtube) por isso mesmo.
 

3. Política Internacional
No mês seguinte, no Egipto, Mubarak renuncia ao poder. Após 18 dias consecutivos de contestação, que o mundo acompanhou através das imagens da praça Tahrir, no Cairo, o presidente egípcio Hosni Mubarak renuncia ao cargo. A onda de contestação fez pelo menos 300 mortos e vários milhares de feridos, segundo balanços da ONU e da Human Rights Watch.

A 26 de Junho, a Grécia aprovava no Parlamento um novo pacote de medidas de austeridade. Nos dias que se seguiram, os protestos e a revolta encheram as ruas de Atenas e os manifestantes envolveram-se em confrontos violentos com as autoridades. Isto fez-nos perceber aquilo que nos esperava...

Em Itália, a 12 de Novembrom os deputados italianos adoptaram definitivamente as medidas requeridas pela União Europeia para reduzir a dívida. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi apresenta a sua demissão ao presidente Napolitano. No dia 13, Mario Monti é formalmente nomeado para o cargo.

A 17 de Dezembro, a televisão norte-coreana anunciou a morte de Kim Jong-il, o Querido Líder, que governava este país de regime comunista desde 1994. O poder foi transferido para o filho mais novo, Kim Jong-un.


4. Líbia (este caso até merece destaque especial)
A Líbia foi um país que passou por uma grande mudança em 2011. Tudo começou a 16 de Fevereiro, com uma rebelião sem precedentes contra o regime de Muammar Kadhafi. A revolta, inspirada pelos exemplos da Tunísia e do Egipto, começa na cidade oriental de Benghazi e espalha-se rapidamente ao resto do país. Dia 22, pela primeira vez após uma semana de revolta no seu país, o presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, garantiu na televisão estatal que ia permanecer na Líbia como "chefe da revolução", combater os manifestantes e "morrer como um mártir". Kadhafi ameaçou os insurrectos com a pena de morte e acusou os países árabes e estrangeiros de tentarem destabilizar a Líbia. 

A 22 de Julho, os rebeldes líbios tomaram o poder em Tripoli, a capital da Líbia, controlando o aeroporto, a televisão e a rádio estatal. Milhares de líbios festejaram a queda do regime em várias cidades do país. Kadhafi, no entanto, mantinha-se em parte incerta.
A 20 de Outubro, o Conselho Nacional de Transição da Líbia anunciou a captura e morte de Kadhafi, e as imagens posteriores confirmaram-no. O ditador, que governou o país durante 42 anos, foi capturado pelas forças rebeldes, espancado e alvejado na região de Sirte, de onde era natural.


5. Natureza
O ano começou com más notícias no outro lado do Oceano. A 11 de Janeiro, chuvas torrenciais deixaram marcas no estado do Rio do Janeiro: a região serrana foi a mais atingida, contabilizando mais de 600 mortes. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo foram as cidades mais afectadas.

Em Março foi a vez do Japão assistir a uma catástrofe natural: um sismo com magnitude 8,9 foi sentido ao largo da costa nordeste do Japão, gerando um tsunami que devastou a zona. Morreram mais de 30 mil pessoas. A resposta da população japonesa a este evento foi algo que surpreendeu o mundo.
08 janeiro 2012 2 poesias

Retrospectiva 2011: Portugal

Agora é chegado o momento de fazer uma análise a nível nacional e, resumidamente, este não foi um ano de boas memórias para Portugal. Este foi o ano em que sentimos o começo das medidas de austeridade, o ano em que se assistiu à demissão do governo de José Sócrates para dar início a um mandato de um até então muito desconhecido Passos Coelho. Este país que tem um governo que apela à emigração, pode ter muitas lacunas políticas, mas continua a ser um país com muito potencial por desenvolver. Vamos acreditar nisso.


1. Governo
Começamos o ano com eleições com Cavaco Silva a ser reeleito Presidente da República com 52,94% dos votos numas eleições em que a abstenção chegou aos 53,37%. Passados dois meses, depois de o PEC IV ter sido chumbado no Parlamento, José Sócrates reuniu-se com Cavaco Silva e fez o anúncio esperado: considerando que ficou sem condições para governar, apresentou a sua demissão ao Presidente da República. A 5 de Junho novas eleições com vitória para o PSD de Passos Coelho, com 38,6% dos votos. Este mesmo governo que o povo português pensava ser a salvação, quando já estava farto das medidas de José Sócrates, é o mesmo que acaba o ano a sugerir aos jovens desempregados para emigrarem, uma atitude que demonstra uma completa descrença naquilo que se está a fazer. Como jovem quero acreditar que é possível crescer neste país profissionalmente, sem ser “obrigado” a emigrar para conseguir um estilo de vida minimamente decente.

2. Austeridade
Esta foi, sem dúvida, uma das palavras mais ouvidas pelos portugueses em 2011. Depois de termos passado 2010 a ouvir constantemente a palavra “crise”, passamos 2011 a ver diariamente telejornais a abrirem com novas medidas de austeridade – sempre com o mesmo alvo – o povo.
Começamos o ano com o PEC IV – um novo pacote de medidas de austeridade, com as suas “contribuições especiais” aplicadas às pensões acima de 1500 euros; depois assistimos à chegada da Troika, o nome do novo “banco” do nosso governo. Em Junho, recebemos a grande notícia: o Governo anuncia a criação de um imposto especial que vai cortar 50% do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional. Para acabar o ano em grande, outra medida polémica: “aumento excepcional e temporário dos períodos normais de trabalho de trinta minutos ou de duas horas e trinta minutos por semana” no sector privado.
Essas medidas estão aplicadas, falta agora saber quando aplicam para redução de gastos desnecessários no Governo para, por exemplo, carros de luxo, motoristas, viagens, excesso de deputados (que muitos não estão lá a fazer nada, isto quando se dão ao trabalho de ir).


3. Fado
Fado (sinónimo de destino) é uma palavra que marca este país e que, este ano, foi reconhecido pela UNESCO como património imaterial da humanidade. Este é a um reconhecimento a nível internacional de um género musical que marca a história do país, um género marcado pelo canto sobre mágoas e tristezas e por vozes magistrais como Amália Rodrigues e Mariza. 

4. Mortes de famosos
A 7 de Janeiro, o cronista social Carlos Castro, de 63 anos, é encontrado morto no quarto de um hotel em Nova Iorque, com marcas de violência e mutilação. A polícia detém Renato Seabra, de 21 anos, que partilhava o quarto com o jornalista. Esta foi uma notícia que andou nos jornais durante meses, devido ao mistério de como ocorreu esta morte. É algo que ainda hoje não está descoberto, o certo é Renato Seabra está preso.
A 22 de Março, morre um ícone da televisão portuguesa: Artur Agostinho. O jornalista e actor português morre em Lisboa, aos 90 anos. A 27 de Junho é a vez de um grande empresário nortenho nos deixar, Salvador Caetano, fundador do grupo Salvador Caetano, morreu em Matosinhos aos 85 anos.
Uma das mortes mais baladas deste ano foi a do jovem artista Angélico Vieira, uma semana depois de ter sofrido um acidente de viação que resultou mais um morte e um ferido grave. Durante dias, Angélico esteve ligado a uma máquina de suporte básico de vida, mas acabou por não resistir. Esta foi outra morte em que ainda não se sabe as causas e que relançou também a questão da criminalidade nas estradas.

5. Madeira
A notícia surpreendeu até o próprio Governo: Madeira esconde buraco de 1,68 mil milhões. Esta notícia caiu como uma bomba no Continente, principalmente por todos estarmos a passar por um "apertar de cinto". O arquipélago, governado pelo labrego João Jardim faz obra atrás de obra e gasta o que pode e o que não pode. E agora quem paga? Nós que já andamos a pagar tudo e mais alguma coisa?

25 novembro 2011 2 poesias

Ensinamentos do Gabriel o Pensador #1



"E é por isso que eu não fico satisfeito
Em sentir o que eu sinto
Se o que eu sinto fica só no meu peito
Por mais que eu seja egoísta
Aprendi a dividir as emoções e os seus efeitos"

Gabriel o Pensador in Tás a ver?
01 novembro 2011 1 poesias

I'm okay, I'm all right with you

Porque esta música faz muito sentido neste momento...


...e, por ter visto aqui, deu-me nostalgia e vontade de partilhar.
14 julho 2011 3 poesias

a exclusive song

“You don’t love someone for their looks, or their clothes, or for their fancy car, but because they sing a song only you can hear.”
Oscar Wilde



Sim, este é um post de agradecimento...só para ti!

Queens of Dogtown - I Remember You
[banda criada para a série "Californication"]
31 maio 2011 1 poesias

Mudar? Agora não que acho que não posso

Todos nós temos ideias para um mundo melhor (principalmente na adolescência). Arranjamos soluções políticas, económicas, sociais e de gestão, mesmo quando não percebemos do assunto. Ainda bem que assim o é, que é sinal que temos opinião em relação em algo e não estamos apáticos no que respeita às movimentações do mundo.

No entanto, essas ideias são muito bonitas quando são os outros que têm que mudar, quando não nos custa a nós. Quando sobra para nós, faz lembrar a música dos Deolinda “agora não, que me dói a barriga / Agora não, dizem que vai chover / Agora não, que joga o Benfica / e eu tenho mais que fazer”… e essas mudanças vão ficando adiadas até ao mesmo em que não dá para adiar mais.

E agora que as eleições estão aí à porta, é um bom caso a pensar... porque eu gosto muito daquelas pessoas que reclamam da política, mas, vai-se a ver, nunca votaram. Se não cumprem com um dever (que é também um direito enquanto país democrático), porque querem exigir direitos? Como têm lata para reclamar do trabalho de políticos (corruptos, é certo) se na vez de irem votar, preferem ir para a praia ou para o tasco beber umas minis?

Na vez de pensarmos em mudar o país e o mundo, há que pensar primeiro em mudar certas atitudes e mentalidades, porque neste país de segundo mundo que se diz moderno ainda há muito pensamento retrógrada





25 maio 2011 2 poesias

Não stresses

Trabalhadores portugueses sentem-se pressionados e stressados

Desculpem mas não é preciso fazerem estudos para se saber isto. Estranho seria se me dissessem o contrário, se me dissessem que os portugueses estão descansados e motivados a trabalhar. 

Não quero com isto insinuar que o português é “alérgico” ao trabalho. Muito pelo contrário, pois como diz outro estudo, da OCDE, Portugal é o terceiro país que trabalha mais por dia (uma média de 8h48m), ficando apenas atrás dos mexicanos e dos japoneses. 

A questão é que somos um povo que trabalha, que se esforça e que, muitas das vezes, para além de não ser reconhecido, ainda é posto na rua. Fazemos horas extra não remuneradas, damos muito de nós à empresa e chega ao fim e ninguém dá o devido valor.

Como é que havemos de estar descansados e relaxados se estamos sempre a pensar que o contrato vai acabar e há contas para pagar? Como é que podemos estar com a cabeça sossegada se pensamos que dar o máximo não chega?

E depois lá temos que envergar por carreiras que “não era bem o que queríamos” e deixamos os sonhos, as ambições e as metas de lado…e focamos a nossa motivação apenas no ordenado. E, na minha opinião, ter como motivação apenas o ordenado não chega

Enquanto isto não melhora...fica com esta música dos Mind da Gap...


19 maio 2011 1 poesias

Are you going fast enough?

"Wake up everyone. How can you sleep at a time like this?"
"Make it Mine" - Jason Mraz

A vida é para ser vivida a velocidade de auto-estrada, não a velocidade de cruzeiro. Mete a quinta! Dá-lhe! Acelera! A vida é curta, mas o dia é longo e cheio de oportunidades para tu gozares, para tu "cortires". 



Não vivas em caminhos rotineiros, não faças da vida uma balada melancólica, não procures ganhar tempo, aproveita o que tens.

Há momentos, durante esta caminhada, em que vemos a nossa alma a ser levada e a deixar-nos o corpo entregue às leis da física. Pois bem, não te restrinjas às ciências exactas e ao politicamente correcto, porque vais ter muito tempo para tal na "outra vida" que toda a gente gaba, mas quem ninguém tem pressa de conhecer.

A cada rasteira da vida, compensa com uma corrida. Enche o depósito de alegria e motivação, elementos essenciais para manter o motor a funcionar.

Não são ideologias baratas das que estás habituado a ouvir, até porque não vou pedir que pagues no fim do texto (mas estou receptivo a donativos). Isto são apenas frutos da experiência de um eterno puto que já levou muita chapada do azar (ou daqui que lhe quiserem chamar).

1 poesias

be yourself

17/04/2011 [Intercidades Ovar-Lisboa]

"Diz-me porque é que tens que fazer o que é suposto ser correcto,
se toda a gente à tua volta disfarça o afecto
"
"Auto da Fé" - Sam The Kid e Pacman

Não percebo (e talvez não queira mesmo perceber) as pessoas que se tornam diferentes daquilo que são para agradar aos outros, pessoas que, na maioria das vezes, nem sequer querem saber delas.

Na minha opinião (de leigo na matéria), isso é de uma falta de personalidade enorme. Não posso falar de carácter, pois provavelmente essas pessoas desconhecem esse termo.

Não me refiro a pessoas que o fazem profissionalmente, porque todos temos que fazer sacrifícios para ganhar uns trocos no final do mês. A minha crítica (sou português, tenho que criticar tudo) refere-se somente a aspectos do forro pessoal, àquelas pessoas ditas "da moda" que são tão da moda que nem têm estilo próprio só para agradar os outros.

Tenho apenas algo a dizer a essas pessoas, uma importante lição que aprendi na adolescência: não são os outros que vão viver a tua vida, por isso, sê tu mesmo, porque quando reflectires sobre a tua vida, o que vai contar é o que fizeste e não a opinião que os outros tinham sobre isso.

Basicamente é isto. Agora sejam quem vocês quiserem.



12 março 2011 0 poesias

Locais a visitar antes de morrer: Rio de Janeiro

É o principal destino turístico da América Latina e entre os seus ícones encontram-se o Pão de Açucar, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana e Ipanema, o Estádio do Maracanã e até mesmo a Favela da Rocinha. A “cidade maravilhosa” estende-se a partir da Baía de Guanabara e foi descoberta pelo português Gaspar de Lemos a 1 de Janeiro de 1502. O Carnaval é um dos maiores eventos do calendário carioca, a par das festas da passagem de ano em Copacabana, quando milhares de pessoas se vestem de branco em honra de Iemanjá, a deusa do mar, e rumam à praia.


Se for ao Rio de Janeiro, não se esqueça de… fazer uma visita turística à Favela da Rocinha. Deste modo, estará a ajuda a comunidade que lá vive e a promover a saúde e a educação dos seus habitantes. Há guias especializados, com rotas pré-definidas, que garantem a sua segurança.

"Cidade Maravilhosa, cheia de encantos 1000..." é assim o Rio de Janeiro, uma cidade cheia de encantos que mistura um pouco os lados extremos da vida: locais que são dos sítios mais caros do mundo para se viver em contraste com favelas em que as pessoas vivem nas condições que todos nós já sabemos; a imagem de uma cidade de beleza e fé, a contrastar com o clima de insegurança que se vive em cada esquina. Por tudo isto, gostaria de ir visitar o Rio e, melhor ainda, gostava de voltar igual (porque era sinal que nunca tinha sido assaltado nem morto).

19 fevereiro 2011 0 poesias

Que parvos que todos somos...

A música que se tornou o hino desta nossa "geração à rasca"


"Sou da geração sem remuneração
e não me incomoda esta condição.
Que parva que eu sou!

Porque isto está mal e vai continuar,
já é uma sorte eu poder estagiar.
Que parva que eu sou!

E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘casinha dos pais’,
se já tenho tudo, pra quê querer mais?
Que parva que eu sou!

Filhos, maridos, estou sempre a adiar
e ainda me falta o carro pagar,
Que parva que eu sou!

E fico a pensar
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar.

Sou da geração ‘vou queixar-me pra quê?’
Há alguém bem pior do que eu na TV.
Que parva que eu sou!

Sou da geração ‘eu já não posso mais!’
que esta situação dura há tempo demais
E parva não sou!

E fico a pensar,
que mundo tão parvo
onde para ser escravo é preciso estudar."
25 janeiro 2011 0 poesias

Piropo do dia! (parte 11)

Hoje apresento aqui um piropo que, pelo que descobri hoje, até já é refrão de uma música...de que tipo? Claro, o pimba, tipicamente tuga! Por isso, hoje só deixo mais uma pérola da poesia da construção civil e uma música com potencial no mundo pimba...hoje não dá para mais!


23 janeiro 2011 0 poesias

Faz mal viver

“Podes viver até aos cem anos se abandonares todas as coisas que te fazem querer viver até aos cem anos”
Woody Allen

Estamos cansados de ouvir outras pessoas dizerem "isso faz-te mal" quando estamos a comer algo que nos está a saber realmente bem.
 
Torna-se inevitável...a maioria das coisas que sabem bem, fazem mal ou a isto ou aquilo. Mas não são essas pequenas coisas que nos dão vontade e motivação para viver? O amor, por exemplo, é uma rosa e também tem os seus espinhos e não é por isso que deixamos de amar...

Se pensarmos bem, o que faz mal na vida é não a vivermos de forma intensa. Por isso, não faças simplesmente o que é correcto, o que faz bem...apanha umas bebedeiras, come chocolates, faz ronha até mais tarde, porque são essas pequenas alegrias que tu levas desta vida...


Para quem gosta de Hip Hop Tuga...aqui fica a banda sonora deste post!
20 janeiro 2011 0 poesias

Tecnologia. Boa ou má da fita?

São indiscutíveis os resultados positivos que a tecnologia vem trazendo ao longo dos tempos. Ela permite-nos estar permanentemente em contacto com um mundo, à distância de uma chamada, de uma mensagem, de um clique. Mas, como tudo, há sempre o reverso da moeda e uma das principais consequências negativas da tecnologia é a solidão.

Muitas das vezes, por estarmos demasiado presos ao telemóvel, perdermos grandes momentos que estão a acontecer à nossa volta. Lembro-me, por exemplo, de casos de pessoas que estão no cinema ou num grupo de amigos e estão constantemente a mandar mensagens, ignorando tudo em redor.

Hoje em dia, falamos mais com muitas pessoas pelo Facebook ou pelo MSN do que pessoalmente. Deixamos de marcar aquelas saídas para o “socialize”, para trocar dois dedos de conversa, para simplesmente estar com os outros.

Os pais de hoje em dia, preferem entreter os filhos com DVD’s, com consolas e jogos do que se preocuparem em educa-los, levanta-los do sofá e mostrar-lhes o mundo que existe lá fora. Depois, obrigam os professores a darem a educação que lhes faz falta em casa, já para não falar de um dos grandes problemas a nível mundial: a obesidade infantil.

Por isso, há que aproveitar a tecnologia, mas, como tudo, há que consumir moderadamente.

Podem pensar que não tenho grande moral para dar estas lições (porque até estou a escrevê-lo no computador e através de um blog), mas também não sou um exemplo, só estou a passar uma mensagem…
19 dezembro 2010 0 poesias

Um grão de areia...

"Sou um grão de areia no olho do furacão
em meio a milhões de grãos
cada um na sua busca, cada bússola num coração
cada um lê de uma forma o mesmo ponto de interrogação
nem sempre se pode ter fé
quando o chão desaparece debaixo do seu pé
acreditando na chance de ser feliz
eterna cicatriz
eterno aprendiz das escolhas que fiz
sem amor, eu nada seria
ainda que eu falasse a língua de todas as etnias
de todas as falanges, e facções
ainda que eu gritasse o grito de todas as Legiões
palavras repetidas
mas quais são as palavras que eu mais quero repetir na vida?
Felicidade, Paz, fé...
Felicidade, Paz, Sorte
nem sempre se pode ter Fé, mas nem sempre
a fraqueza que se sente quer dizer que a gente não é forte"


Gabriel o Pensador

 

Eu sei que ando um pouco ausente daqui, mas nos próximos tempos vou tentar compensar o tempo perdido...ás vezes sente-se a tal fraqueza...mental, criativa, física...mas é preciso levantar a cada dia de cabeça erguida e ir buscar forças onde pensamos que elas não existem.
Há que dar valor aos pequenos pormenores da vida, pois são eles que nos mantêm na luta quando só dá vontade de desistir e deixar tudo para trás...

06 outubro 2010 1 poesias

Racismo

27/06/03 (longe vão os tempos em que escrevi isto)

"Racismo preconceito e discriminação em geral
É uma burrice colectiva sem explicação”

Dá-me uma única explicação
Para uma estúpida discriminação
Que eu dou-te mais do que uma razão
Para tu limpares toda a sujidade que paira no teu “sótão”
E varreres todo esse preconceito
Que te está afixado no peito.

Então presta atenção no que te vou dizer,
Mesmo que te custe a perceber:
Deixa de ser racista e ganha poder
Para te afirmares como um ser
Capaz de aceitar o que é diferente,
Vivendo sempre contente
Com os pretos e com os brancos
Com os clandestinos e com os nacionalistas
E ganharás coragem para criticares todos esses burros racistas.

Espero que tenhas percebido a mensagem
E não a coloques à margem
Do teu pensamento.
Coloca este projecto em andamento
E faz uma “lavagem cerebral”
A todos os que ainda são racistas em Portugal
Na Europa, no Mundo
Para que também esses sintam lá no fundo
O prazer que é ser diferente
O prazer que é ser igual.

Inspirado na música do Gabriel o Pensador - "Lavagem cerebral"

 

Para recordar velhos tempos...
25 setembro 2010 0 poesias

Eu já vi isto ao vivo (parte 4)

Agora que o Verão já se foi e os eventos tendem a diminuir, talvez seja altura para fazer um rescaldo daquilo que vi a nível de concertos. Enquanto ressaco pela volta de Gabriel o Pensador a Portugal para mais um concerto desse senhor e enquanto sonho com a possibilidade de ver um concerto de Jack Johnson, lá fui vendo alguns artísticas que também estão na minha lista de preferências musicais (e infelizmente o concerto de Norah Jones não está na lista).

Ben Harper, no festival Marés Vivas, na minha opinião (e reforço que é a minha opinião, contrária à de muita gente), foi uma uma desilusão. Esperava muito mais de um dos meus cantores favoritos. O recinto estava cheio para receber o concerto mais esperado do festival e a performance dele foi muito boa, mas estava à espera de ouvir aqueles clássicos que caracterizam Ben Harper como Sexual Healing, Steal my kisses ou With my own two hands. Em vez disso, optou por abrir o concerto com a grande Diamonds on the inside e continuar com músicas menos conhecidas, intercaladas com muitos slows. Para um recinto fechado talvez fosse uma boa estratégia...mas para um festival esperava-se um show mais animado, digo eu.


Mafalda Veiga, na FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Industria de Lagoa) foi de arrepiar (literalmente). Mafalda Veiga é uma das minhas cantoras favoritas a nível nacional e já há muito que desejava vê-la ao vivo. A oportunidade apareceu no Algarve e não a desperdicei. Foi simplesmente espectacular, esta senhora é detentora de uma voz encantadora e a maneira como fala com o público é fascinante (cheguei a apaixonar-me por ela a meio do concerto). É um exemplo para a música portuguesa: músicas em português, de grande qualidade e uma postura humilde, como se quer.




James Morrison, na EXPOFACIC (Exposição-Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede), mostrou que não é preciso grandes palcos para de dar um grande concerto. Não era um grande festival de verão, era apenas um local simples que assistiu a um grande concerto deste cantor pop. Os sucessos não faltaram e fizeram o muito público presente vibrar: Broken string (sem a Nelly Furtado, infelizmente), You give me something ou Please don't stop the rain são alguns exemplos.


Mind da Gap, no Porto Sounds, foi estrondoso. O hip hop tuga é assumidamente o meu estilo de música favorito. O hip hop é um estilo de música em que o mais importante é a mensagem que se transmite e, nesse aspecto, os Mind da Gap são reis. Com alguns anos de experiência e a tocar em casa, deram um show fenomenal, num palco montado a meio da Rua Cândido dos Reis. Cheios de boa energia, tocaram sons do novo álbum Essência, mas também não se esqueceram dos grande clássicos como Todos Gordos, Falsos Amigos ou da música que usaram para abertura do concerto: Invicta.

Morcheeba, no festival Marés Vivas, foi um concerto de uma das minhas cantoras favoritas (e companheira daqueles momentos de relax) que, infelizmente, não prestei muita atenção. Perdi-me nas atracções do festival e acabei por ver pouco do concerto, mas, mesmo assim, ainda deu para aproveitar o grande som de Rome wasn't built in a day e Otherside.


20 junho 2010 0 poesias

Eu já vi isto ao vivo (parte 3)

Mundo Complexo
Vi esta banda de Hip Hop Tuga ainda eles estavam a dar os primeiros passos na carreira deles. Santa Maria da Feira, Cine-teatro António Lamoso, Quinta dos Portugueses da Antena 3 - era este o contexto. As suas músicas era pouco conhecidas para o público presente, mas havia uma que todos sabiam de cor: "Carta de amor", e aí, foi lindo todos a cantarem esta grande música. Espero grande sucesso para esta banda simples e humilde que já vai no seu segundo álbum.


Jason Mraz
No ano (2009) que encantou o mundo com a sua música "I'm yours", este cantor veio a Portugal para encantar o público nacional no festival Marés Vivas. O concerto foi fantástico, recheado de energia positiva e para melhorar tudo subiu ao palco Colbie Caillat para cantar a música "Lucky". Mais concertos como este fazem falta.
Primite Reason
Para ser sincero pouco conheço desta banda. Gosto de uma ou outra música, no entanto, não foi por isso que não gostei do concerto - muito pelo contrário. O concerto foi bom e simples, como se quer quando se toca em pequenos palcos. Mais uma banda portuguesa que merece sucesso.
26 abril 2010 0 poesias

It's time to relax

Há fins de semana que correm mal, mas há outros que têm uma ligeira tendência para estarem destinados a correr mesmo mal, independentemente do que se faça...este foi um deles! Para esquecer...mas, enfim, como dizia Victor Hugo: "A vida já é curta, mas nós tornamo-la ainda mais curta, desperdiçando tempo", não é altura para lamentações, pois como alguém diz sempre "podia ter sido pior"...pois podia, mas uma sorte de vez em quando também dava jeito! Estou a divagar muito não estou?

Acendo o incenso, meto um Chill Out... e entro em estado zen!



Boa semana para todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;