26 março 2008

Sugestões - Distrito de Aveiro (parte 2)

Depois de recomendar os locais de eleição no distrito para um contacto em com a natureza na sua plenitude, é altura de sugerir o que de melhor se pode encontrar por estes lados a nível gastronómico. Aqui ficam sugestões que deixam água na boca.

1. Pão de Ul (Ul, Oliveira de Azeméis) - Como entrada recomendo Pão de Ul (as chamadas padas), um pão com uma qualidade única, não sendo por isso de estranhar que a notícia de que este pão se vá tornar património cultural. Uma alternativa a este pão é que pode ser encontrado na Mealhada.

2. Leitão à Bairrada (Mealhada) - Falar em Mealhada é o mesmo que falar em Leitão à Bairrada, não sendo de estranhar os inúmeros restaurantes existentes nesta cidade que se dedicam a esta especialidade. É uma delícia que só provando...Se não é muito apreciador de leitão há sempre a alternativa mais a norte...em Alvarenga (freguesia do concelho de Arouca), onde se pode provar um bife "à homem".

3. Ovos Moles (Aveiro) - No que toca a doçarias, não podia deixar de destacar essa maravilha da doçaria portuguesa que é o fofinho e saboroso ovo mole de Aveiro. É daqueles doces que tem que ser comido na medida certa para não enjoar, pois é doce até dizer "chega".

4. Fogaças (Santa Maria da Feira) - Na terra da Feira Medieval, pode provar uma delícia chamada Fogaça. Não vos posso definir o que é a fogaça, mas posso classificá-la de fantástica. E uma vez em Santa Maria da Feira, não deixe de passar no café Amandius (passo a publicidade) e prove a fantástica francesinha (eu sei que isto não é típico do distristo de Aveiro, mas também é vivamente recomendável) que aqui é servida.

5. Pão de Ló de Ovar (Ovar) - Por último, mas não menos saboroso, recomendo este Pão de Ló que é uma autêntica dose de satisfação (e calorias).

Espero ter contribuindo para a vossa cultura mais importante, a cultura gastronómica...deixei aqui as vossas sugestões de pecados da gula do distrito de Aveiro ou de outros locais deste nosso Portugal.

3 poesias :

KNOPPIX disse...

As sugestões são todas boas mas engordam para caraças!!!!!

E não me fales dos ovos moles de Aveiro, sou viciado nas barricas!

Um grande abraço.

Mariana disse...

Pois... pois...
e ca se fala da mealhada, ta claro, o leitaozinho, o vinho, o pao, e a agua, sao os quatro factores que caracterizam a bairrada!!! e quem é que tem o privilegio de ser vizinha, assim mt vizinha da mealhada quem é???
Pois é... sou eu... Pampilhosa onde se respeira ar puro, onde as pessoa renascem cada vez que pisam este rejuvenescedor espaço e onde o leitaozinho chega em 5 minutos =)

E ta dito!!! Pampilhosa é pampilhosa... qual couto qual quê =)

E sim, tenho uma reclamaçao, é favor alterar este post e falar da pampilhosa, esta terra que tanto de bom tem para dar a conhecer! =)

(Hum... acho que vou ate ali comer um pedacinho daquele magnifico leitao! =) )

porte-se bem
bj***

Carla disse...

Então e o chícharo? E a referência à sua capital, de nome Alvaiázere?

ai ai

que falha :P

*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;