02 junho 2008

Sugestões - Zona Sul

Ora bem, para fazer as sugestões da zona sul do país, nada melhor do que uma (boa) pessoa do sul, que conhece melhor a região e sabe recomendar com mais fidelidade os locais. Pois bem, então, lancei o desafio à Susaninha, do Palavras que ficam, para deixar as suas recomendações, aqui fica:

"Fizeram-me uma proposta muito indecente de deixar para os fiéis leitores deste blog (e se são fiéis deste blog, com certeza que são muito boas pessoas) as minhas sugestões de locais a visitar na zona sul… Então cá vai:

1. São Pedro de Moel – não fica bem a sul, fica a centro, mais propriamente no distrito de Leiria e há quem diga que é onde a terra acaba e o mar começa… As casas são rústicas, com portadas em madeira e a praia é calma e acolhedora… Podem ter a certeza que é onde poderão ver o melhor pôr-do-sol das vossas vidas enquanto jantam numa marisqueira simpática junto da praia.



2. Belém – mais propriamente da praia do Restelo (que já não existe) partiram as naus para os Descobrimentos… O problema em Belém é não saber por onde começar, pois é neste local que podemos ver o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, já para não falar dos jardins, do Centro Cultural de Belém e de todo o caminho pedestre que acompanha o rio Tejo. E claro que não poderia terminar sem falar dos magníficos pastéis de Belém, quentinhos e com canela a acompanhar…



3. Serra da Arrábida – que se localiza em Setúbal e onde é possível encontrar um local perfeito para caminhar ao ar livre, espaços para pic-nic e um sem fim de praias que acompanham toda a costa da serra. É também na Serra da Arrábida que se encontra o Convento de Nossa Senhora da Arrábida, antigo mosteiro franciscano, que aconselho vivamente a visitar.



4. Porto Côvo – já dizia Rui Veloso “Ao longe a cidadela de um navio/ Acende-se no mar como um desejo/ Por trás de mim o bafo do destino/ Devolve-me à lembrança do Alentejo” na música com o nome desta aldeia. Em Porto Côvo podemos encontrar as casas caiadas de branco, tipicamente alentejanas, as longas planícies e o mar calmo e num azul profundo. A ilha do Pessegueiro, onde se encontra o parque de campismo, também é sem dúvida, um local a visitar.



5. Évora – Sou suspeita para falar desta cidade, tendo em conta que é em Évora que decorre toda a minha vida académica, o que me vai levar a falar maravilhas da mais bela das cidades alentejanas. Por entre as longas planícies surge Évora, uma cidade pacata, com uma população acolhedora, bem típica alentejana. Em tempo de aulas toda a cidade anda trajada, como manda o bom espírito académico. Percorrendo a cidade a pé é possível visitar a praça do Giraldo, o Templo de Diana, o Palácio dos Lóios, a Universidade de Évora (a segunda universidade fundada em Portugal), a Sé Catedral, a Igreja de S. Francisco e a Capela dos Ossos. Os jardins são repletos de sombras onde se pode descansar na companhia dos pavões e dos patos que por ali vivem. Quanto à gastronomia, os pratos típicos alentejanos são as migas de pão ou de espargos e as açordas, acompanhadas com um bom vinho alentejano.



Susaninha x)"

Opinem sobre as qualidades de guia da sra. enfermeira... :)

2 poesias :

mfc disse...

Gosto de roteiros e adoro viajar.
Obrigado.

KNOPPIX disse...

Poeta,já estive nos locais desse roteiro e realmente merecem uma visita atenta :)

Um abraço e boa semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;