18 novembro 2011

10 locais a visitar em Portugal - Distrito de Aveiro

1. Parque Municipal de Alta Vila, Águeda
A existência deste espaço como parque de lazer deve-se ao espírito empreendedor do Dr. Eduardo Caldeira que, na segunda metade do século XIX, transformou um pequeno e escalvado planalto, localizado no centro de Águeda, num majestoso "oásis" povoado de árvores raras e exóticas e belos jardins com equipamentos de lazer. 

No parque é possível ver uma espécie de "Pig parade" criada para a "Festa do Leitão"

2. Frecha da Mizarela, Albergaria da Serra (Arouca)
Situada na serra da Freita, a queda de água no rio Caima, com cerca de 75m de altura, é uma das mais altas de Portugal. É um monumento natural excepcional que pode ser apreciado a partir de diversos miradouros ou do próprio leito do rio junto à aldeia de Albergaria da Serra. Há, ainda, diversos trilhos pedestres bem assinalados que permitem descer ao vale, à base da queda.

Neste dia corria pouca água pela cascata

3. Universidade de Aveiro, Aveiro
A Universidade de Aveiro (UA) é uma universidade pública portuguesa sediada na cidade de Aveiro. Criada em 1973, num contexto de expansão e renovação do ensino superior em Portugal, logo se transformou numa universidade de referência devido à alta qualidade da sua investigação, do seu corpo docente e das suas infra-estruturas. A área do campus da Universidade de Aveiro é equivalente a 92 campos de futebol.

Corria o ano de 2006 quando esta foto foi tirada, belos tempos!

4. Parque de Santo António ("Jardim dos Universitários"), Aveiro
O Parque de Santo António foi criado em meados da década de 80, como resultado do alargamento do Parque Infante Dom Pedro. Neste espaço estão implantados alguns campos de jogos e um parque radical. É neste jardim que habitualmente se realizam as praxes académicas todos os anos.

Gosto especialmente desta ponte, apelidada de "Ponte dos bêbados"


5. Praia da Barra, Ganhafa da Nazaré (Ílhavo)
Com o seu farol imponente, um dos mais altos da Europa (o maior de Portugal), a Barra é uma das mais procuradas pelos veraneantes. É aqui que desagua a ria de Aveiro. Também aqui se assiste a entrada e saída dos barcos de pesca, ora escoltados pelas gaivotas, ora acenados com lenços brancos. A Barra é um local ideal para a prática do surf, windsurf, vela e pesca de mar. Durante o Verão as festas e os bares dão um colorido diferente à noite, tornando-se esta numa das praias mais frequentadas da região.

Uma das minhas praias favoritas


6. Buçaco, Luso (Mealhada)
A Mata do Buçaco e o seu conjunto patrimonial e paisagístico está classificado como Imóvel de Interesse Público. Em 1628, a mata foi doada pelo bispo de Coimbra à Ordem dos Carmelitas Descalços que aqui erigiu um convento singular. Em 1810 esse templo do Deserto viria a servir de base às operações do Duque de Wellington e das tropas luso-britânicas no decurso da chamada Batalha do Buçaco. Cem anos depois, em 1910, era inaugurado o Museu Militar em homenagem a esse episódio da Guerra Peninsular. O Palace Hotel do Bussaco (na foto a baixo) nasceu de um pavilhão de caça do rei D. Carlos (finais do século XIX) e foi projectado pelo arquitecto Luigi Manini, também cenógrafo do Teatro de São Carlos. É um belo edifício revivalista, em estilo neo-manuelino. 

O hotel está rodeado por jardins geométricos

7. Parque da La-Sallette, Oliveira de Azeméis
Parque rodeado de canteiros floridos, destacando-se um lago e um santuário. Considerado o ex-líbris de Oliveira de Azeméis, constitui um agradável espaço de lazer, com vista sobre a paisagem circundante, nomeadamente São João da Madeira, os rios Antuã e Caima, a Bairrada e Oliveira de Azeméis. 

No interior da capela está guardado o dedo de um ladrão que tinha roubado o anel da santa

8. Castelo de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira
Anterior à fundação de Portugal, é um testemunho vivo da evolução da arte de fortificar. Na praça de armas encontra-se a Torre do Poço, tendo esta escavação uma profundidade de 33,5 m. As muralhas apresentam ameias seteiradas e troneiras, estas últimas adaptadas ao uso das armas de fogo primitivas. As torres do castelo dão-lhe uma imagem inconfundível, com coruchéus e rematadas por quatro pináculos. O edifício actual resulta da grande campanha de recuperação de meados do século XX. 

A imagem de marca de Santa Maria da Feira

9. Ponte do Poço de Santiago, Pessegueiro do Vouga / Paradela (Sever do Vouga)
Ao património artístico de Sever do Vouga pertence aquela que é considerada o ex-libris do concelho - a Ponte do Poço de Santiago - verdadeira obra monumental, toda ela construída em alvenaria e com 28,5 metros de altura, constituindo um símbolo de identidade de toda a região. A ponte insere-se num recanto natural verdadeiramente paradisíaco de verdes matizantes das montanhas que desaguam languidamente nas águas do rio Vouga, donde sobressai pela sua imponência, majestosa e sóbria, transmitindo uma imagem ímpar de beleza natural e artística.

Esta antiga ponte ferroviária, tornou-se numa bonita Ecovia

10. Cascata da Cabreia, Silva Escura (Sever do Vouga)
Situada na serra homónima, a Cascata da Cabreia tem 25 metros de altura. As águas, provenientes do do rio Mau caem para uma bacia fluvial, envolta numa vegetação densa, onde o verde se estende até ao alcance da vista. Uma atmosfera tranquila complementada com um parque de merendas.

Um local que é um autêntico paraíso

O fim de semana está aí à porta e, apesar de o tempo às vezes não convidar muito a sair de casa, aqui ficam algumas sugestões, todas no distrito de Aveiro. Bom fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;