14 janeiro 2010

2009 de "A a Z" (parte 3)

O de Obama. Foi, sem dúvida, uma das figuras mais marcantes de 2009. As razões para isso são várias: sucedeu a um dos piores líderes dos últimos tempos, é o primeiro líder negro dos EUA, foi premiado com o prémio Nobel da Paz e fez uma campanha que arrastou consigo multidões. Sou um confesso anti-americano, mas até nisso Obama foi uma lufada de ar fresco, pois está a conquistar aqueles que detestavam o país, associando-o às políticas do governo anterior.


P de Poeta sem Poesia. Ainda não foi em 2009 que a Internet viu o fim deste blog. Pois é, sou uma pessoa persistente que gosta de atormentar quem por aqui passa. Não tarda nada e estou há 4 anos nesta vida. Sou mesmo chato!


Q de “Quem quer ser milionário”.Este foi o filme que ganhou o Óscar de melhor filme. Foi um filme que marcou, sem dúvida, Hollywood.


R de Rio de Janeiro. Foi a cidade escolhida para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Já foram feitas muitas piadas, inclusive, pelos próprios brasileiros, sobre o facto de uma saída tão associada à violência receber um evento tão importante. É esperar uns seis anitos para ver.


S de Séries. Um dos meus passatempos favoritos. São várias as que vi durante o ano, mas as que mais gostei/gosto de acompanhar foram: The Big Bang Theory, a comédia mais nerd de todos os tempos; Californication, uma mistura de drama com comédia, recheada de diálogos muito bem conseguidos sobre vários temas, entre os quais, o sexo – um tema abordado sem tabus; How I Met Your Mother, outra comédia fácil de ver (cerca de 20min. de duração) com várias peripécias. Um post mais detalhado sobre as séries pode ser visto aqui.


T de Trolha. Assim como o Mega Nerd, foi outra personagem que surgiu recentemente neste blog e que promete dar a conhecer as pérolas da poesia da construção civil. Os piropos são uma importante componente na cultura para serem deixados no esquecimento.


U de Usain Bolt. O atleta Jamaicano que marcou o desporto em 2009. É considerado por muitos especialista na área como o maior velocista de todos os tempos e é o actual campeão mundial e olímpico, além de ser detentor dos recordes mundiais nos 100 e nos 200 metros rasos, bem como nos 4 x 100 metros estafetas. O jeito que este gajo dava em certos bairros.


V de Viagens. Este foi um ano em que, felizmente viajei muito. Não tanto como queria, mas sempre deu para conhecer sítios novos e reviver locais anteriormente visitados, como por exemplo, o Gerês, a capela do Senhor da Pedra em Miramar, a Serra da Freita, os passeios junto ao Douro, o Buçaco, Lisboa, Sintra, o Festival do Chocolate e a Vila Natal em Óbidos, entre outros.


W de Windows 7. Foi a tentativa da Microsoft para fazer o fiasco que foi o Vista. Já sou utilizador deste novo Sistema Operativo e confesso que é muito semelhante ao Vista, mudando apenas alguns pormenores, mas com duas nuances bastante importantes: ocupa menos espaço e corre mais rápido.


X de Xutos e Pontapés, que em 2009 comemoram 30 anos de existência. É o feito digno de registo num país que tão pouco valor dá à música que é feita aqui (e há que dá a maioria é pimba). Em Abril lançaram um CD com o nome da banda que comemora o feito. Em Setembro actuaram perante 40 mil espectadores no Estádio do Restelo e, em Novembro, acabaram por receber como prenda o prémio “Best Portuguese Act”.
 

Y de YouTube, o maior site de difusão de vídeo a nível mundial, cada dia se torna mais importante na sociedade. Não há quem nunca tenha visto no YouTube e há cada vez mais gente a colocá-los lá: desde artistas a tentarem lançar-se na música à espera de que alguém os encontre, passando por idiotices, acabando em campanhas ou mensagens políticas. Mas, no ano de 2009, um vídeo que fez sucesso total foi o de Susan Boyle.



Z de …pois, não “Zei”. Muito ficou aqui por contar dos episódios de 2009, desde a morte do rei da Pop, Michael Jackson até ao avião da Air France proveniente do Rio de Janeiro e com destino a Paris que caiu no Atlântico, totalizando 228 vítimas mortais. 2009 foi um ano marcante, como tantos outros...


Que 2010 também seja cheio de bons momentos marcantes para todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;