O de Obama. Foi, sem dúvida, uma das figuras mais marcantes de 2009. As razões para isso são várias: sucedeu a um dos piores líderes dos últimos tempos, é o primeiro líder negro dos EUA, foi premiado com o prémio Nobel da Paz e fez uma campanha que arrastou consigo multidões. Sou um confesso anti-americano, mas até nisso Obama foi uma lufada de ar fresco, pois está a conquistar aqueles que detestavam o país, associando-o às políticas do governo anterior.
P de Poeta sem Poesia. Ainda não foi em 2009 que a Internet viu o fim deste blog. Pois é, sou uma pessoa persistente que gosta de atormentar quem por aqui passa. Não tarda nada e estou há 4 anos nesta vida. Sou mesmo chato!
Q de “Quem quer ser milionário”.Este foi o filme que ganhou o Óscar de melhor filme. Foi um filme que marcou, sem dúvida, Hollywood.
R de Rio de Janeiro. Foi a cidade escolhida para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Já foram feitas muitas piadas, inclusive, pelos próprios brasileiros, sobre o facto de uma saída tão associada à violência receber um evento tão importante. É esperar uns seis anitos para ver.
S de Séries. Um dos meus passatempos favoritos. São várias as que vi durante o ano, mas as que mais gostei/gosto de acompanhar foram: The Big Bang Theory, a comédia mais nerd de todos os tempos; Californication, uma mistura de drama com comédia, recheada de diálogos muito bem conseguidos sobre vários temas, entre os quais, o sexo – um tema abordado sem tabus; How I Met Your Mother, outra comédia fácil de ver (cerca de 20min. de duração) com várias peripécias. Um post mais detalhado sobre as séries pode ser visto aqui.
T de Trolha. Assim como o Mega Nerd, foi outra personagem que surgiu recentemente neste blog e que promete dar a conhecer as pérolas da poesia da construção civil. Os piropos são uma importante componente na cultura para serem deixados no esquecimento.
U de Usain Bolt. O atleta Jamaicano que marcou o desporto em 2009. É considerado por muitos especialista na área como o maior velocista de todos os tempos e é o actual campeão mundial e olímpico, além de ser detentor dos recordes mundiais nos 100 e nos 200 metros rasos, bem como nos 4 x 100 metros estafetas. O jeito que este gajo dava em certos bairros.
V de Viagens. Este foi um ano em que, felizmente viajei muito. Não tanto como queria, mas sempre deu para conhecer sítios novos e reviver locais anteriormente visitados, como por exemplo, o Gerês, a capela do Senhor da Pedra em Miramar, a Serra da Freita, os passeios junto ao Douro, o Buçaco, Lisboa, Sintra, o Festival do Chocolate e a Vila Natal em Óbidos, entre outros.
W de Windows 7. Foi a tentativa da Microsoft para fazer o fiasco que foi o Vista. Já sou utilizador deste novo Sistema Operativo e confesso que é muito semelhante ao Vista, mudando apenas alguns pormenores, mas com duas nuances bastante importantes: ocupa menos espaço e corre mais rápido.
X de Xutos e Pontapés, que em 2009 comemoram 30 anos de existência. É o feito digno de registo num país que tão pouco valor dá à música que é feita aqui (e há que dá a maioria é pimba). Em Abril lançaram um CD com o nome da banda que comemora o feito. Em Setembro actuaram perante 40 mil espectadores no Estádio do Restelo e, em Novembro, acabaram por receber como prenda o prémio “Best Portuguese Act”.
Y de YouTube, o maior site de difusão de vídeo a nível mundial, cada dia se torna mais importante na sociedade. Não há quem nunca tenha visto no YouTube e há cada vez mais gente a colocá-los lá: desde artistas a tentarem lançar-se na música à espera de que alguém os encontre, passando por idiotices, acabando em campanhas ou mensagens políticas. Mas, no ano de 2009, um vídeo que fez sucesso total foi o de Susan Boyle.
Z de …pois, não “Zei”. Muito ficou aqui por contar dos episódios de 2009, desde a morte do rei da Pop, Michael Jackson até ao avião da Air France proveniente do Rio de Janeiro e com destino a Paris que caiu no Atlântico, totalizando 228 vítimas mortais. 2009 foi um ano marcante, como tantos outros...
Que 2010 também seja cheio de bons momentos marcantes para todos!