05 abril 2011

Locais a visitar antes de morrer: Marraquexe

Marraquexe, no Sudoeste de Marrocos, é conhecida como a “cidade vermelha”. Aí se encontra o maior souk (mercado tradicional) marroquino, bem como uma das mais movimentadas praças do mundo: Djemaa el Fna. Tal como a maior parte das cidades do Norte de África e do Médio Oriente, Marraquexe possui uma Medina, a antiga cidade fortificada, e Guéliz, a cidade moderna adjacente. A Medina continua a ser, actualmente, o centro nevrálgico de toda a actividade local e turística em Marraquexe. Para além do labiríntico e interminável mercado, a cidade conta com outras atracções inescapáveis, como a Mesquita de Koutoubia, o Kasbah, os Jardins Majorelle, o Palácio el-Badi e o Palácio Bahia, exercendo um imenso fascínio sobre todo o mundo ocidental.

Se for a Marraquexe, não se esqueça de… rumar à Praça Djemaa el Fna ao entardecer, naquela que continua a ser uma das grandes tradições da cidade. O pôr-do-sol é o momento de maior bulício e por todo o lado se espalham barraquinhas de gastronomia local, enchendo-se a praça de acrobatas, saltimbancos, encantadores de serpentes, faquires, curandeiros e contadores de histórias.

Não está nas prioridades de locais a visitar, mas confesso que tenho uma certeza curiosidade de visitar Marrocos, por todo o seu encanto de país desértico, bem como pela ideia de passar por estes mercados tão movimentados e ver um pôr-do-sol depois de um passeio de camelo. O que vale é que sonhar ainda não custa.

1 poesias :

mfc disse...

... e aqui tão pertinho esta maravilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;