1_ Microsoft Office
Quando tiver que mandar um documento para um designer gráfico certifique-se que ele foi feito com um programa do Office. Se tiver que mandar algumas imagens, a probabilidade de o enlouquecer é maior: na vez de apenas um JPEG ou um ficheiro de imagem, insira as imagens num arquivo de Office, como por exemplo, o Word ou Powerpoint. Não se esqueça de baixar bastante a resolução. Quando o designer pedir uma versão melhor da imagem, reduza ainda mais a sua qualidade. Caso esteja a enviar imagens por mail, esqueça-se de anexa-las de vez em quando. Ah! E pior que é uso é usar o WordArt…isso dá arrepios a qualquer designer gráfico.
2_ Fontes
Se o designer gráfico escolher Helvetica, peça Arial. Se ele escolher Arial, peça Comic Sans. Se ele realmente escolher Comics Sans quer dizer que já está em desespero de causa e o seu trabalho está 50% pronto.
3_Quanto mais melhor
Suponhamos que você precisa de um designer para um jornal. Designers gráficos vão tentar deixar espaços em branco em qualquer lugar. Margens largas, o alinhamento, o kerning do texto, etc. Eles vão dizer que é para facilitar a leitar e manter um visual limpo e profissional. Não se acredite nisso! Eles só fazem isso para deixar o documento ainda maior, com mais páginas para lhe dar prejuízo na gráfica. Por que é que eles fazem isto? Porque designers gráficos odeiam-te. Eles comem bebés! Sem cozinhar, carne de bebé crua mesmo. (Esta última parte simplesmente adoro e tive que transcrever).
Então, certifique-se de lhes pedir para colocar margens menores e um texto muito muito pequeno. Diferentes tipos de fonte são um bom pedido se realmente o quer enlouquecer (e se pedir Comic Sans ganha pontos extras). Peça clipart (aí eles até revoltam no chão de tão loucos que ficam). Peça muitas imagens (ver item 1). Eles vão sempre contestar, com argumentos válidos, mas não se preocupe que o cliente tem sempre razão e, no fim, o que vale é a sua opinião.
4_ Logos
Se tiver que mandar um logo de um projecto particular para um designer gráfico, de um patrocinador ou de um parceiro, por exemplo, certifique-se que esse seja realmente pequeno e um GIF ou JPEG de baixa resolução. Novamente, ganha pontos se inseri-lo num documento Office antes de mandá-lo.
Com isto, já deve estar a pensar que é o suficiente para abalar a estabilidade mental do designer, mas, se quiser afectar ainda mais, mande uma versão do logo com um fundo que dificulte o seu recorte. Fundos pretos ou brancos devem ser evitados, já que são facilmente cortados com um layer style mais escuro ou mais claro no photoshop. Quando o designer gráfico estiver a trabalhar num logo bitmap, diga-lhe que precisa dele maior.
Se precisa de um logo personalizado, faça os seus próprios rascunhos num guardanapo. Ou melhor ainda, deixe o seu filho de 9 anos desenhar isso. O rascunho não pode demorar mais que 5 minutos para ficar pronto. Você não quer algo detalhado e fácil de ser entendido, porque quanto menos um designer entender o que você quer, mais mudanças ele terá que fazer no futuro. Nunca aceite o primeiro logo. Nunca aceite o nono, faça-o fazer várias mudanças, cores, fontes e clipart. Peça-lhe para adicionar uma foto no logo. Cantos. Gradientes. Comic Sans. E quando ele estiver em sua décima tentativa, diga-lhe que você gostou mais da segunda. Eu sei, isso é cruel, mas lembre-se: designers gráficos são a causa do cancro da mama entre as mulheres de meia-idade. (outra vez, transcrição)
5_ Escolha bem as palavras
Quando estiver a descrever o que procura num designer, certifique-se que usa termos que realmente não significam nada para ele. Termos como "poderia tornar isto mais webístico?"; "Eu gostava de um design mais bonito" ou "Eu prefiro designs porreiros, designs daqueles que você olha para eles e diz 'estes são designs porreiros'" são algumas opções.
Não se sinta mal com isto, está a fazer a coisa certa. De facto, é a sua obrigação, porque todos nós sabemos que em noites de lua cheia, os designers transformam-se em lobisomens.
A melhor maneira de escolher as cores (porque não vai querer deixar o designer gráfico escolher) é escrevê-las de forma aleatória num de papel, colocá-las num chapéu e sorteá-las. O designer vai sugerir que se fique pelas 2 ou 3 cores no máximo, mas não. Escolha quantas você quiser e certifique-se de fazer o sorteio no chapéu na frente dele. Enquanto fizer isso, cante uma música bem chata.
7_ Prazos
Quando for a altura de aprovar o design, relaxe. Não há pressa. Espere dois dias. Mais seis. Conforme o fim do prazo estiver a chegar, contacte o designer com mais correcções e mudanças que ele tenha tempo de fazer.
Quando for a altura de aprovar o design, relaxe. Não há pressa. Espere dois dias. Mais seis. Conforme o fim do prazo estiver a chegar, contacte o designer com mais correcções e mudanças que ele tenha tempo de fazer.
Afinal, os designers gráficos são responsáveis pelos ataque do 11 de Setembro (Tema que devia estar a abordar hoje, mas já há tantos a fazer o mesmo, para quê mais um a falar de um assunto já tão discutido?)
8_ Acabe com ele
Depois de aplicar todos os itens desta lista na sua vítima, faz parte da natureza humana (embora alguns irão argumentar se os designers são humanos ou não) ficar um pouco inseguro. Conforme ele for percebendo que não está a satisfazer as suas necessidades, o designer gráfico irá abandonar todas as esperanças de vencer uma discussão e irá fazer o que você disser para ele fazer, sem questionar. Você quer aquilo em roxo? Então é roxo. Seis fontes diferentes? Claro!
Nesta altura, já deve estar a pensar que venceu, mas não se esqueça do seu objectivo: ele tem que desistir de ser designer. Então, esteja pronto para o golpe final: Quando estiver nas suas decisões finais sobre as cores, formas, fontes, etc., diga-lhe que está desapontado com a falta de iniciativa dele. Diga-lhe que afinal de contas, ele é o designer e que ele é que deveria ser a pessoa que coloca a sua experiência e o seu talento no trabalho, não você. Diga que está à espera de mais soluções da parte dele para o design.
Diga-lhe que está farto desta falta de criatividade e que era melhor fazer você mesmo fazer os seus layouts no Publisher na vez de pagar os serviços a um designer. E ai está. Você deve ter um designer gráfico imobilizado numa camisa de força em pouco tempo!
Diga-lhe que está farto desta falta de criatividade e que era melhor fazer você mesmo fazer os seus layouts no Publisher na vez de pagar os serviços a um designer. E ai está. Você deve ter um designer gráfico imobilizado numa camisa de força em pouco tempo!
Designer sofre...!
[adaptado daqui]