10 setembro 2011

Deixa a raiva secar

Aqui fica uma história para reflectir. Vale a pena ler.

Mariana ficou toda feliz porque recebeu um jogo de chá, azul, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia, sua amiga, veio bem cedo convidá-la para brincar. Mariana não podia, porque ia sair com a mãe naquela manhã. Júlia, então, pediu à amiga para lhe emprestar o seu jogo de chá para que que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.

Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu jogo de chá espalhado pelo chão. Faltavam algumas xícaras e a bandeja estava toda partida. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:
- "Estás a ver mãe, o que a Júlia me fez? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou espalhado pelo chão."

Totalmente descontrolada, Mariana queria ir ao apartamento de Júlia pedir explicações. Mas a mãe, com carinho ponderou:
- "Filhinha, lembras-te daquele dia quando saíste com o teu vestido novo todo branquinho e um carro, ao passar, sujou-o com lama? Ao chegar a casa querias lavar imediatamente aquele sujidade, mas a avó não deixou. Lembras-te do que ela disse? Ela disse que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar. Pois é, milha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica mais fácil resolver tudo."

Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.  Logo depois alguém tocou a campainha. Era a Júlia, acanhada, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi dizendo:
-  "Mariana, sabes aquele menino mau da outra rua que está sempre a correr atrás de nós? Ele queria brincar comigo e eu não deixei. Aí, ele ficou chateado e estragou o brinquedo que me emprestaste. Quando eu contei para a minha mãe, ela ficou preocupada e foi a correr comprar outro brinquedo igual para ti. Espero que não fiques com raiva de mim. Não foi culpa minha!"
- "Não há problema!" - disse Mariana - "A minha raiva secou!".
E, dando um forte abraço à sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que tinha sujado de barro.

Moral da história: 
Nunca tomes qualquer atitude com raiva. A raiva cega-nos e impede-nos de ver as coisas como elas realmente são. Assim evitarás cometer injustiças e ganharás o respeito dos demais pela tua postura ponderada e correcta. Diante de uma situação difícil, lembra-te sempre: Deixa a raiva secar.

1 poesias :

mfc disse...

Lindo... lindo.... lindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;