23 novembro 2012 0 poesias

5 flops do Benfica dos últimos tempos

Sou um benfiquista assumido, mas tenho que a consciência que nos últimos anos já muitas nódoas mancharam a camisola do glorioso. Este post é dedicado a esse jogadores que marcaram a história do Benfica...pela negativa, claro. Serve também para ficar na memória alguns erros que não deverão ser repetidos. Aqui ficam os primeiros cinco da saga...

1. Escalona
Escalona chegou ao Benfica na temporada de 2000/2001 proveniente dos italianos do Torino e logo no seu jogo de estreia, frente ao Belfast, deixou a esperança que podia sair dali um bom jogador (visto que ainda tinha 20 anos e era rotulado como uma grande esperança do futebol chileno).

Essa esperança não durou e este chileno tornou-se mais um flop da história benfiquista, contabilizando apenas 11 jogos oficiais (em 40), 7 amarelos e 2 expulsões. A juntar a essas más exibições, surgiram também problemas judiciais relacionados com o seu passaporte “italiano”, motivos mais que suficientes para abandonar o clube no final da época.

Na "Primera División B Chilena" continua ainda hoje a demonstrar o porquê de, apesar de internacional Sub-20 pelo Chile, ser um talento eternamente adiado.

2. André Neles
No “mercado de Inverno” da época de 00/01, chegava ao Benfica André Neles, acompanhado por Roger (sim, o actual companheiro de Deborah Secco). Vinha com o “rótulo” de finalizador de excelência e, assim como Escalona, fez uma boa estreia num amigável, mas desiludiu nos restantes.

Com Jupp Heynckes só jogou uma vez e foi com a chegada de Toni que surgiu a sua oportunidade, a qual não aproveitou: jogou mais 9 jogos, marcando apenas um golo no jogo da última jornada. No final da época, como seria de esperar, foi dispensado (juntamente com Van Hooijdonk!) e foi para o Marítimo. No clube da Madeira não teve melhor sorte e acabou por regressar ao Brasil.

André Neles é também conhecido por André “Balada” devido ao seu passado ligado ao álcool e às drogas. No entanto, depois de começar a frequentar cultos religiosos, descobriu a veia artística e, agora, para além de jogador, é também cantor gospel.


3. Okunowo
A prova que não é só Benfica que tem nódoas na sua lista de contratações é que Okunowo foi emprestado pelo mítico Barcelona. Um facto impressionante é que chegou ao plantel dos dois clubes com apenas 20 anos.

Chegou ao Benfica na época de 99/00 com a promessa de fazer esquecer Veloso, mas para além de não o conseguir fazer, rapidamente saiu da equipa principal do Benfica. Depois da estreia a 20 de Setembro de 1999, num jogo em casa com o Setúbal, despediu-se em 19 de Dezembro do mesmo ano numa derrota em Guimarães.

Este nigeriano, que passou mais tempo ao serviço da selecção da Nigéria do que ao serviço do Benfica, não teve melhor nos outros clubes, acabando por coleccionar passagens discretas e experiências fracassadas em muitos clubes.


4. Dani 
Dani era daqueles jogadores que tinha tudo o que era necessário para fazer uma grande carreira no futebol. No entanto, as virtudes que tinha em campo eram desaproveitadas devido ao que estilo de vida que levava fora dele. Prova disso reside no facto que, independentemente do país onde jogava, o caminho era o mesmo: diversão nocturna.

Não é por isso de estranhar o facto de ter acabado a carreira com apenas 27 anos (após uma última experiência falhada no Celtic de Glasgow), rotulado de noctívago e de playboy. Depois disto, dedicou-se à televisão e à moda.  



5. Machairidis
Corria a época de 98/99 quando o Benfica defrontou o PAOK da Grécia para a Taça UEFA, numa eliminatória que viria a ser marcada pelas grandes defesas do emblemático Enke nos penaltys. Desse jogo ficaram na memória dos dirigentes benfiquistas duas prestações da equipa adversária: Sabry e Machairidis. Se o primeiro chegou a trazer um toque de classe para os lados da Luz, o segundo trouxe apenas más exibições e inadaptação nos 4 meses que esteve em Portugal.

Tudo isto levou a que, no final da época, esta enorme “nódoa” se recusasse a regressar, dando origem a despedimento com justa causa, que se transformou em empréstimos sucessivos até ao final do seu contrato de 4 anos com o clube. Sucederam-se depois os empréstimos e as experiências: Esteve no Panionios, no Kalamata, treinou (mas não ficou) no AFC Wimbledon, e passaria ainda por Alki Larnaca, Doxa Dramas e Chania.



12 novembro 2012 0 poesias

10 dos edifícios mais estranhos da Europa


1. Torre Galatea (Figueras, Espanha)
Salvador Dalí, pintor surrealista espanhol, nasceu e morreu na cidade de Figueras, no norte da Catalunha. O museu-teatro de Dalí, onde se encontra a sepultura do pintor, é uma das principais atracções da cidade e tem curiosidades arquitecturais como a Torre Galatea, com esculturas de ovos no topo.


2. Container City (Londres, Inglaterra)
Esse projecto não tem a ver apenas com a estética. A Container City, em Londres, na Inglaterra, foi uma alternativa encontrada pela empresa "Urban Space Management" para reaproveitar contentores velhos para abrigar residências e escritórios. O resultado remete aos blocos coloridos que as crianças empilham. A técnica de usar contentores em construções já foi usada em 16 projectos da empresa.

3. Forest Spiral | Waldspirale | Floresta em Espiral  (Darmstadt, Alemanha
Este prédio de aspecto tão diferente e colorido é o Waldspirale, que significa "Floresta em Espiral", e foi projectado  pelo artista vienense Friedensreich Hundertwasser,  e sua construção terminou em 2000. O Waldspirale é um prédio que contém 105 apartamentos e fica em Darmstadt na Alemanha. Tem várias peculiaridades, como sua forma de U e a fachada única, sem linhas rectas. Tem mais de 1000 janelas, e  nenhuma é igual à outra.


4. Atomium (Bruxelas, Bélgica)
O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58. Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 biliões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros. As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança.



5. Casa do Penedo (Fafe, Portugal)
No caminho entre Fafe e Celorico de Basto, na região norte de Portugal, e mais concretamente na serra de Fafe, encontramos uma casa que já despertou a curiosidade de muita gente por esse mundo fora devido à sua originalidade e à divulgação já feita em muitos blogues e fóruns. Esta casa foi construída entre quatro rochas gigantes, mas é mais do que uma mera residência rural perdida no interior de Portugal.


6. Ideal Palace (Hauterives, França)
Cheval começou a construir o edifício em abril de 1879. Ele dizia ter tropeçado numa pedra e ter sido inspirado pela forma da mesma. Voltou ao mesmo ponto no dia seguinte e começou a coleccionar pedras e, nos 33 anos seguintes, durante sua rotina diária de carteiro, Cheval carregava pedras que encontrava no caminho, usando-as para construir o Palais idéal. Cheval passou as primeiras duas décadas construindo as paredes externas. O Palácio é uma mistura de diferentes estilos, com inspirações da Bíblia à Mitologia hindu. Cheval ligou as pedras com arame, cal e cimento.


7. Druzhba Holiday Center Hall (Yalta, Ucrânia)
Este edifício foi confundido pelo Departamento de Defesa da América como uma possível base para lançar foguetes. Na verdade é apenas um Resort de Verão. O prédio foi construído para suportar grandes terremotos.


8. Cubic Houses (Rotterdão, Holanda)
Um dos lugares realmente desejados pelos turistas em Roterdão, é visitar a rua das Cubic Houses. 40 casas convencionais foram inclinada 45 graus para se tornarem as primeiras casas em forma de cubo da Holanda. Piet Blom, foi o designer que pensou em criar essas casas em forma de cubo. Quando olha para elas de fora, elas deixam-te desorientado, e é muito difícil imaginar como alguém pode ficar na posição vertical dentro delas. Mas talvez a coisa mais incrível é que elas são habitadas. Uma das casas é aberta para os visitantes verem como é viver em uma casa tão estranha.


9. The Crooked House (Sopot, Polónia)
The Crooked House - A Casa Torta – localizada na cidade de Sopot, na Polónia, foi construída em 2003, pelo arquitecto polaco Szotyscy Zaleski. O seu projecto foi inspirado pelas ilustrações de Jan Marcin Szancer e pelo artista sueco Per Dahlberg. Ela é uma das construções mais fotografadas em toda a Polónia e suas curvas são seu maior trunfo, fazendo-a parecer uma casa “torta”.


10. Borgund Stave Church (Borgund, Lærdal, Noruega
Construída por volta de 1180 e é dedicada ao Apóstolo André. A igreja é excepcionalmente bem preservada e é uma das mais distintas igrejas “stave” na Noruega. Alguns dos melhores recursos são os portais ricamente esculpidos e as esculturas de cabeças de dragões do telhado. As “stavchurches” são a contribuição mais importante da Noruega para o mundo de arquitectura e as mais antigas construções de madeira preservadas da Noruega.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;