Não tenho por hábito comentar política, talvez porque seja um assunto tão "badalado" que leva ao desânimo constante das pessoas. E devido a esse mediatismo todo que envolve a política internacional neste momento (estou claro, a falar da tomada de posse do Obama), penso que os americanos (e o mundo em geral) estão a ser levados por um clima de grande euforia, a meu ver, exagerada.
Não duvido das capacidades deste novo presidente, não estou a pôr em causa as provas dadas e a vontade de mudança demonstradas durante toda a sua campanha, estou apenas a dizer que as pessoas estão a vê-lo não como um novo presidente, mas sim como o novo Jesus Cristo, o salvador da pátria.
É certo que pior do que George W. Bush é difícil, no entanto, Obama não pode mudar tudo sozinho, e quando virem que ele é apenas uma pessoa normal, voltarão a pôr os pés na terra. Sócrates também era visto como o homem que ia criar empregos, que ia tornar Portugal num país tecnologiamente evoluído, e, pelo que se pode ver agora, é desprezado pela maioria dos portugueses (mesmo aqueles que votaram nele e acreditam em tudo que ele prometeu).
Ainda que não acredite que Obama possa fazer milagres, acredito vivamente que ele tem a garra para não tomar atitudes tão idiotas como o seu antecessor. Veremos...