22 janeiro 2009

Não estou aqui para agradar

Virginia Woolf, escritora britânica, disse um dia:
"Escrever é que é o verdadeiro prazer, ser lido é um prazer superficial".

Mais de acordo com esta senhora não podia estar, mas tenho ainda algo a acrescentar ao seu pensamento: ser criticado pelo que se escreve, seja esta crítica positiva ou negativa, em nada deve mudar esse verdadeiro prazer. Não é por alguém não gostar que vamos mudar aquilo que somos, que fazemos ou que escrevemos, pois, como diz o ditado "é impossível agradar a gregos e troianos". E, assim, como os elogios que me fazem, não me tornam melhor, os defeitos que me apontam não me tornam pior, pois se isso acontecesse, oh meu Deus, aí já nem sei onde estaria!

Como a minha ideologia continua a ser: "eu não sou melhor que ninguém, mas também ninguém é melhor do que eu", eu continuo a ser igual a mim próprio, porque (partindo da citação) ser original é o verdadeiro prazer, ser uma cópia (como algumas pessoas o são) é um prazer banal.

Viva o Obama (o original)! :)


3 poesias :

Anónimo disse...

Caro poeta_rural, lá continua você a insistir no mesmo equívoco de sempre. Continua magoado comigo sem motivos para isso, passo-lhe a explicar mais uma vez o objectivo das minhas críticas: quando vim parar a este blog, este apresentou-se-me como o de um poeta sem poesia; fiquei curioso e investiguei vários dos seus escritos; se alguns dos seus escrito até se vieram a revelar de alguma pertinência, outros, nomeadamente os mais recentes, revelavam em si uma certa lassidão e madriice mental constrangedora.

Os objectivos da minha crítica foram meramente para o espicaçar, pois continuo a acreditar em si. Acho completamente desnecessário posts deste cariz e sinto-me até lisonjeado por metaforicamente o ter dedicado a mim. O trocadilho com: "o Obama(o original)!:)" é terrivelmente infantil e previsível. Identifico-me com o pseudónimo Obama Hussein, porque na realidade não tenho nenhuma conta no blogger (não costumo frequentar locais de tão grande despautério), podia ter usado outro qualquer, mas achei apropriado também fazer a analogia entre um homem que se propõem a mudar a face de um país, comigo próprio, após me propor a mim mesmo esta árdua tarefa de o guiar e incentivar para caminhos bem mais nobres e enriquecedores.

Já percebi que vive mal com a crítica. Vou tentar daqui para a frente ser menos acerbo nas minhas críticas, mas consciencialize-se que também eu não estou aqui para agradar, senão gostar dos meus comentários sinta-se na liberdade de os apagar e continuar a presumir-se com os raros comentários monossilábicos dos restantes intervenientes neste blog.

Registei a sua citiação a Virginia Wolf (a minha opinão sobre esta senhora é outra, mas isso não é chamado para aqui), aconselho-o, contudo, a ler Babbitt de Sinclair Lewis, uma sátira às culturas de "massas", que pode bem transportor para muito do que escreve por aqui e ajudá-lo-á em muito neste longo caminho que temos a percorrer.

Atrevo-me por último a dizer: viva os poetas, mas os originais!

Com as mais cordiais saudações o subscrevo.

poeta_rural disse...

entendo a boa vontade e admiro essa energia para mudar as coisas, tal como Obama, e não irei mais "discutir", pois não é esse o meu próposito, como pessoa calma que sou.

Apenas coloquei aquele post, porque também não gosto que "espicacem" e fiquem sem resposta (ainda que medíocre e sem valor), pois faz parte da minha maneira de viver, não ficar calado perante as críticas, assim como não lido bem com elogios, não lido com críticas negativas. Gosto de exercer o meu direito de resposta, visto que, ainda que isso muitas vezes não se note, vivemos numa democracia.

Fico feliz por mostrar que vai aqui voltar, apesar da falta de qualidade deste espaço (como eu sempre admiti).

Quanto ao facto de não encontrar aqui alguns escritos meus, é porque cansei de os deixar aqui, devido ao abuso por parte de certas pessoas no que diz respeito aos direitos de autor. Pessoas essas que nem se dão ao trabalho de escrever (ainda que seja mal)...simplesmente copiam.

Sem mais nada a acrescentar, fica uma palavra de agradecimento por me entreter nesta "discussão", num momento em que a gripe andam em guerra com o meu corpo =P

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajar en casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;