11 junho 2009

As compras

Paco Underhill, autor de livros como A Geografia das Compras ou A Ciência das Compras deu uma entrevista à revista Sábado para falar nesse preciso tema: as compras.

Somos uma sociedade consumista, mas na maioria das vezes não pensamos nas questões que envolvem o acto da compra: como comprar? Onde comprar? Porque comprar? Será que preciso mesmo ou faço só por diversão? Mas este antropólogo esclarece também outras questões: o que detestamos mais numa loja? Detestamos que a troca do dinheiro pelo produto seja descuidada; a sujidade das lojas; as falhas de stock (quando encontramos uma roupa que queremos e não há o nosso número); lojas grandes (em que uma pessoa quase que se perde) e falta de empregados ou empregados mal educados.

O consumidor também dá grande importância ao toque, como por exemplo, o facto de algumas pessoas gostarem de sentir e cheirar os livros. O autor acrescenta um facto interessante: “se imaginasse o número de mãos que passaram pelo último batom que comprou, seria o suficiente para o querer desinfecta-lo com lixívia”.

No que respeita à diferença entre o homem e a mulher no acto da compra, o autor diz-nos que: “os homens compram caçadores: querem encontrar o alvo e sair porta fora o mais rápido possível. Mas as mulheres podem ir ao centro comercial e passar uma tarde óptima, sem comprar nada, porque as mulheres têm o prazer só no acto de olhar”.

O autor destaca ainda um ponto extremamente importante: locais para os maridos/namorados esperarem. Podiam ser criados de três tipos: um de longa duração (cerca de 25 minutos), um local sossegado para eles lerem o jornal ou falarem ao telemóvel; um de média duração (cerca de 10 minutos), à porta das lojas de senhora, onde os homens não querem entrar ou se sentem desconfortáveis (como as lojas de lingerie) e um de curta duração, dentro das lojas, à porta dos provadores.

E para finalizar, deixo aqui apenas uma frase: “as mulheres querem a opinião da amiga, da irmã, da filha. Dos maridos, não querem a opinião, querem é a aprovação. ‘Gostas? OK, passa para cá o cartão’”.

Boas compras de feriados!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;