10 novembro 2009

7 Dicas para poupar dinheiro em combustível

Para não dizerem que não sou vosso amigo e não me preocupo convosco e com as vossas despesas, deixo aqui algumas dicas de como poupar dinheiro em combustível (porque a gota está cada vez mais cara!)

Antes de mais, para conseguir poupar combustível e tirar o máximo proveito, terá de ter em atenção a manutenção do seu veículo, não deixar passar as datas previstas para fazer revisões e inspecções, mudanças de óleo, entre outros, para que esteja sempre afinado. (poupa-se no "gasoile", para gastar nisto!)

Tenha em atenção aos pneus, troque-os sempre que necessário e mantenha-os sempre com a pressão aconselhada pela marca, pois irá reflectir-se no consumo de combustível do seu veículo. (imagino montes de mulheres a pensar nisso)

Antes de começar a sua viagem, lembre-se de ligar o automóvel uns momentos antes para que o motor possa aquecer, seguindo então a sua viagem mas inicialmente com acelerações suaves, evitando o seu funcionamento a frio que gera um maior consumo de combustível.(pois, e quem é que se lembra disto? Eu por exemplo, não lembro)

Tente aproveitar todos os descontos e ofertas de combustível que muitas empresas dão, nomeadamente hipermercados. (ir abastecer ao Continente, Feira Nova ou Jumbo de Aveiro está na moda!)

Também devido ao funcionamento de viaturas a frio e «pára-arranca» estão relacionados os pequenos percursos, geralmente urbanos, que o melhor seria mesmo evitar de utilizá-lo, pois grande maioria desses trajectos, varia entre um e três quilómetros. Em alternativa pode sempre usar os meios de transporte públicos. (sê amigo do ambiente, deixa o calhambeque em casa)

Para poupar o motor e ao mesmo tempo combustível conduza em rotações baixas (conduza devagar), em grande parte dos carros até às três mil rotações são consideradas baixas rotações, isto claro dependerá do seu carro. (nada de andar a "esgaçar" pelo motor)

O ar condicionado é uma fonte de grande gasto de combustível, prefira antes abrir as janelas e notará uma diferença significativa no seu depósito. (agora no inverno, entra uma aragem boa pro carro)

Ter os vidros da viatura abertos em andamento, tem consequências na estabilidade do carro, sendo que aumento em cinco por cento o consumo de combustível. Se não for estritamente necessário, não os abra. (o melhor é nem abrir, não vá aparecer alguém que queira levar o carro)

[adaptado daqui]



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;