06 janeiro 2010

2009 de "A a Z" (parte 1)

A de Ambiente. Este foi um tema de destaque este ano. Outra coisa não seria de esperar de uma população que tem que agir rapidamente para contrariar todas as perspectivas negativas que são feitas em relação ao futuro do nosso planeta. No entanto, o fim de ano foi marcado pela Cimeira de Copenhaga apelidada de “fracasso ambiental”. Este é também um tema com o qual, desde 2009, contacto diariamente a nível profissional.


B de Barcelona. A melhor equipa do ano, deixando uma mais uma marca na história: conquistou tudo que havia para conquistar, isto é, 6 títulos – Liga, Copa del Rey, Champions, Supertaça Europeia, Supertaça Espanhola e Mundial de Clubes. Os catalães não se marcaram só por estas conquistas, mas também pela prática de um futebol encantador.


C de Cristiano Ronaldo. Estou longe de morrer de amores por este jogador, aliás, penso ser um jogador a quem se dá mais importância do que realmente tem, principalmente na selecção. No entanto, é um jogador que anda sempre nas bocas do mundo (e sabe-se lá em que mais bocas) e protagonizou a maior de transferência de sempre do futebol, do Manchester United para o Real Madrid. E, por muito que digam o contrário, não fez falta na qualificação de Portugal.



D de Disney-Marvel. 2009 foi o ano que a Disney comprou a Marvel num negócio avaliado em quatro mil milhões de dólares, juntando, desta maneira, ao grupo uma empresa com um grande portfolio e com um basto leque de personagens conhecidas do grande público, como por exemplo, Hulk, os X-Men ou Homem-Aranha.


E de Eleições. 2009 foi um ano em que os portugueses foram chamados às urnas por 3 vezes. Foi, portanto, um ano de reflexão (sobre qual o menos incompetente/corrupto para ocupar o cargo escolhido). Pois bem, se às primeiras eleições ninguém deu muito crédito, o mesmo não se pode dizer das legislativas, onde Sócrates continuou no poleiro (também contra à Ferreira Leite, até eu ganhava!) e das autárquicas, onde destaco o concelho a que pertenço, Oliveira de Azeméis, dirigido agora por Hermínio Loureiro.



F de Festivais. Foi mais um ano marcado por grandes festivais de música, que fizeram esquecer um pouco o Rock in Rio (que está de volta em 2010). SuperBock SuperRock, Optimus Alive e Máres Vivas são já festivais de destaque no contexto musical, associando-se aos festivais com mais história. O único que tive o prazer de presenciar foi o Máres Vivas, onde assisti aos excelentes de concertos de Gabriella Cilmi, Colbie Caillat, Jason Mraz e Keane.


G de Gripe A. O mundo já andava cansado de ouvir falar em crise e o que preocupa mais o ser humano do que o dinheiro? Pois, a saúde! E foi esse o mote para uma campanha enorme em tudo quanto é sítio sobre esta pandemia. Parece que até hoje ninguém sabia lavar as mãos e ninguém sabia o que era uma gripe e…coincidência das coincidências… apareceu no México, mesmo ao lado dos EUA!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;