Não sou fã de Lady Gaga – nem pela sua música nem pelo seu estilo – no entanto, tenho que concordar que a rapariga sabe perfeitamente o que se quer de um artista pop: conseguir sucesso com as músicas e chamar a atenção.
Posto isto, pode-se afirmar que a Lady Gaga (e a sua equipa) não são um sucesso da música pop, como também são um sucesso de marketing. Senão vejamos:
1. Ter uma opinião
A Lady Gaga fala frequentemente de assuntos com os quais se identifica. Ao fazer isso, ela mantém-se perto do seu público. Ter uma opinião e escolher um lado ajuda a atrair as pessoas certas…É fácil de ser teimoso quando se está apaixonado.
Quando um ídolo teu tem uma opinião sobre algo, tendes sempre a seguir essa opinião. Não é verdade?
2. Aproveitar as redes sociais
A Lady Gaga trabalha incansavelmente para conseguir 52 milhões de fãs no Facebook e mais de 25 milhões de seguidores no Twitter. Ela gera lealdade com os fãs, twittando directamente para eles (por vezes, até de hora em hora). Chegou mesmo a fazê-lo antes da abertura dos Grammys.
Exemplo do último tweet dela: I'm here, I'm here! How i love Sydney! Thank you for the warm welcome at hotel. I'm such a lucky girl. Got to rest up before the big show!
No Twitter da cantora é possível ver a imagem mais pessoal da cantora |
3. Ser diferente
Sê diferente de forma consciente. Existem demasiadas “pessoas normais” a fazerem “coisas normais”.
Mostra, não contes! Se estás extraordinário, mostra-o!
4. Não ter medo de ganhar muito dinheiro
Financia os teus esforços através de oportunidades significativas. Passar fome não é divertido! Na música “Telephone”, 10 produtos são explicitamente anunciados. Por que não?
Se queres ganhar um monte de dinheiro, faz por isso!
5. Dar aos fãs algo para estarem ligados
Coca-Cola Diet promovida em Telephone |
5. Dar aos fãs algo para estarem ligados
Lady Gaga chama os seus fãs de “Little Monsters” e dá-lhe um símbolo partilhado! A saudação oficial “Little Monsters” chama-se “Monster Claw”. Isto faz com que os fãs se identifiquem uns aos outros e se interliguem. Até mesmo a Oprah conhece a saudação.
A saudação "Monster Claw" |
6. Adorar os seus "Little Monsters"
Se tratares bem os teus fãs, eles tornar-te-ão uma estrela!
Os fotógrafos profissionais são impedidos de entrar nos seus concertos, enquanto que os fãs são incentivados a tirar fotografias e a filmarem para depois colocarem no YouTube.
7. Não ter medo de irritar as pessoas
Não podes agradar a todos não é? A Gaga normalmente está um passo à frente e irrita as pessoas que, de qualquer das formas, nunca iriam gostar dela. Desta maneira, continua nas notícias e reforça a a sua mensagem.
Algumas pessoas nunca vão gostar de ti. Tentar agradar toda a gente só te vai tornar chato e aborrecido.
8. Ter as pessoas certas do seu lado
A Gaga tem uma longa lista de apoiantes. A famosa blogueira Perez Hilton é uma das maiores.
Ser amiga de alguém como a Perez é ter uma aliança perfeita para dominar o mundo pop.
9. Produzir coisas bombásticas
Lady Gaga escreve hits pop incrivelmente bons. Ela não produz uma grande quantidade deles, mas tudo o que ela faz, é bem feito e vale a pena falar.
Lady Gaga, sempre ao seu estilo |
10. Ter um propósito
A marca Lady Gaga é muito bem pensada. Tudo o que ela faz tem um propósito.
"Some women choose to follow men, and some women choose to follow their dreams. If you're wondering which way to go, remember that your career will never wake up and tell you that it doesn't love you anymore."
Gaga e os seus especialistas em Relações Públicas e Marketing não inventaram a roda. Eles apenas usaram os meios que funcionam melhor nos dias de hoje (como por exemplo, as redes sociais) e usaram para seu proveito. Gaga é um exemplo de como se pode ser bem sucedido se se for destemido na maneira de crescer e de se envolver com os clientes.
Gaga e os seus especialistas em Relações Públicas e Marketing não inventaram a roda. Eles apenas usaram os meios que funcionam melhor nos dias de hoje (como por exemplo, as redes sociais) e usaram para seu proveito. Gaga é um exemplo de como se pode ser bem sucedido se se for destemido na maneira de crescer e de se envolver com os clientes.
[baseado nesta apresentação]