09 julho 2012

Um olhar sobre Cucujães: Ponte da Pica

Ponte da Pica, Cucujães

"A Ponte da Pica, de estilo romano, remonta aos séculos XI a XIII e foi recuperada entre os séculos XV a XVI. Construída em pedra, a ponte da Pica tem três acros ligeiramente ogivais e um tabuleiro com trinta metros de comprimento, por cinco de largura. Esta é um imóvel de interesse público: Rec. Nº40648 de 13 de Julho de 1956 e Dec, Nº41191 de 18 de Junho de 1957."

Os séculos passam e esta ponte continua a marcar presença no quotidiano de tantos Cucujanenses e forasteiros que por ali passam, mantendo o seu principal objectivo de permitir a passagem de pessoas e veículos nas margens do Rio Ul (também conhecida por Antuã). 

No entanto, como tantos outros exemplos de imóveis históricos neste país, está a necessitar de atenção e preservação. Preservação essa que nem sempre é fácil, porque não é qualquer pedreiro que requalifica um monumento. É preciso qualificação e qualificação custa caro - e dinheiro é algo que não reina pelos lados de Cucujães (à semelhança de todo o país).

Gostava de poder ver este espaço renovado, com uma zona envolvente limpa e transformada em zona de lazer...mas de gostar até acontecer vai uma diferença tão grande.

Vídeo de 2009 que mostra a zona envolvente da ponte

1 poesias :

mfc disse...

Gosto tanto destas pontes de um arco só...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;