08 maio 2009

Livro de reclamações infantil

Depois de ter recebido das minhas amigas NTCianas do coração o livro Livro de Reclamações das Crianças (de Eduardo Sá), dei por mim a lê-lo e a ver as opiniões que muitas crianças têm em relações aos pais e, essencialmente, a maneira pura e ingénua com que o dizem.

Como não sou pai, este livro é meramente educacional no que respeita à educação e à mente das crianças, mas é um livro que recomendo a qualquer pai a ler, pois certamente que irá reflectir sobre algumas situações que passam despercebidas por falta de tempo, de disponibilidade ou, por vezes, intencionalmente...

Destaco aqui alguns exemplos que gostei particularmente, neste livro de linguagem simples e directa sobre o que são os adultos:

Um adulto é uma pessoa que trabalha para comprar um carro todo equipado. De resto, é uma pessoa igual às outras.
Luís, 10 anos

Não acho justo vir todos os dias para a escola...porque eu queria ficar em casa com o pai e com a mãe.
Pedro, 4 anos

Eu gostava de estar mais tempo com a minha mãe. Eu estou na escola, depois no A.T.L., e depois vou para casa e espero que chegue. Depois jantamos, mas vou logo para a cama. E é sempre assim...
João, 10 anos

Não gosto que me dêem pontapés. Não gosto que o meu pai ou a minha mãe me batam, porque dói. Eles podiam sentar-me de castigo no sofá, a ver televisão.
Armando, 6 anos


Os adultos dizem para nós não gritarmos mas, depois, são eles que gritam. Às vezes a minha mãe diz: "João, não grites que me dói a cabeça!" e depois chama-me "JOOOÃÃÃÃOOO"
João, 10 anos


Agora podem-se rir um pouco e pensar na verdade destas reclamações...bem ajam!


1 poesias :

Carla disse...

Pois é pseudo, parece que a verdade destas reclamações é a verdade da criançada mais consciente da realidade do que muitos adultos que se passeiam nesta nossa sociedade.

São este tipo de frases que dão a mão a apelos sinceros, e é este post que mostra um pouco da humanidade deste poeta. Podes continuar a 'disparatar' porreirinhos destes hehe =P

*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;