08 maio 2009

Peregrinos

É extremamente impressionante (talvez não seja este o melhor adjectivo, mas é o que vem agora à mente) ver os inúmeros peregrinos que rumam a Fátima nesta altura do ano. Basta uma pequena viagem pela IC2 e percebe-se que milhares de pessoas rumam a esse local de culto religioso, enfrentando condições adversas, problemas físicos (e psicológicos) e muitas outras consequências de um longo caminho feito a pé. Isto tudo pela fé...quer dizer, porque, num momento de aflição prometeram e foram "ouvidos"...e estão a pagar com o próprio sacrifício.

Se por um lado admiro esse facto de enfrentar o esforço, o desconhecido, o medo; por outro lado censuro um pouco a ideia de as pessoas se exporem a tamanho sofrimento (podendo inclusive vir a ter problemas no saúde à custa dessa caminhada). Por mim, a fé não se baseia em sacrifícios, mas sim em boas acções e, se as pessoas acreditam em algo superior e que foram ouvidas nas suas preces, deviam retribuir com gestos vindos do coração, dando mais de si aos outros, tentando resolver muitas coisas...mas isto sou eu a dizer.

O ponto que eu quero chegar é, resumidamente, o seguinte: apesar de sentir um bom espírito que se vive numa peregrinação onde milhares de pessoas rumam ao mesmo destino, penso que as pessoas deveriam optar por outro tipo de soluções quando fazem as suas promessas, pois estas podem dar a origem a outras...(se é que faço entender).

Não sou exemplo para ninguém e esta é apenas a minha opinião, por nisso, neste momento apenas desejo um bom fim de semana para todos e uma boa viagem para todos esses peregrinos que neste momento estão na estrada rumo ao seu destino...


Foto daqui


1 poesias :

t_dias disse...

E o perigo do clio verde cueca! Eskeceste esse fenomeno adverso do IC2!:P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;