06 março 2010

10 atitudes para um ambiente melhor

Todos os dias ouvimos avisos sobre como proceder para termos um ambiente melhor, para evitar o aquecimento global, o efeito de estufa e todos esses termos técnicos que vamos aprendendo e ignorando. Não vou dar uma lição de moral nesse aspecto, porque também não sou exemplo que se siga e, como já ouvi numa reunião com representantes de escolas e de uma Câmara, "só nos preocupamos com o ambiente quando este assunto nos toca na carteira: ou porque perdemos ou porque ganhamos com isso."

Pois bem, estas são algumas atitudes que, para além de contribuirem para um ambiente melhor, contribuem, de alguma forma, para um nível de vida melhor para ti...

1. Trocar de lâmpadas
Se trocares as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas estarás a gerar menos 400 quilos de dióxido de carbono por ano. Efeito positivo para ti: baixo consumo, longa duração, pelo menos 9€ por ano na conta da luz. Mais informações aqui.
 

2. Deixar o carro na garagem (onde noutro sítio qualquer)
Somos uma civilização tipicamente comodista (e eu incluo-me nesse leque de pessoas) que usa o carro para quase tudo. Às vezes por falta de transportes, às vezes porque não apetece caminhar, no entanto, cada 10 quilómetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono, caso optes por andar a pé. Efeito positivo para ti: não gastas tanto em combustível (que está tão caro), ganhas saúde, "desenferrujas" e emagreces. Podes também ver o conceito de partilha de carros/boleia em www.deboleia.com ou em www.energiapositiva.pt.
 

3. Reciclagem
Por vezes torna-se chato separar as embalagens, tudo bem! Por vezes queríamos ter um ecoponto bem junto a nossa casa e não temos, tudo bem! Mas vamos deixar de ser tão picuinhas, porque se reciclares apenas metade do lixo que produzes deixas de emitir cerca de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais. Significativo não? Efeito positivo para ti: para além de fazer bem à tua consciência, por tares a pensar no dia de amanhã, há maneiras de aproveitar produtos, evitando assim a comprar de novas matérias primas. Mais informação aqui na nossa amiga wiki.
 

4. Pressão dos pneus
É algo que eu não presto muita atenção, sou franco. Para mim, o carro se anda está sempre bom. Mas como toda a gente conhece alguém que percebe muito de carros, pede-se uma ajuda a esse amigo. Efeito positivo para ti: Manter a pressão dos pneus no valor correcto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do automóvel. Cada litro de gasolina libera 2.5 Kg de dióxido de carbono.
 
 
5. Água quente
Aquecer água consome muita energia. Instala um chuveiro de baixa pressão e, no verão, toma banho fio ou morno, parecendo que não são menos 3 toneladas de dióxido de carbono anuais. Efeito positivo para ti: poupas na conta da água, na da luz e na do gás.
 
 
6. Sacos de plástico
Está na altura de tomar um pouco de consciência quanto aos sacos de plástico e deixar de colocar um ou dois produtos por saca quando se vai ao supermercado. Se reduzir 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono por ano. Para além disso há um monte de problemas ambientais associados aos sacos plástico, podes encontrar alguns aqui. Efeito positivo para ti: deixares de juntar montes de sacos plásticos em casa que depois só usas para pôr o lixo. Em vez disso, usa aquelas sacas de antigamente que são utilizadas vezes sem conta e são muito mais resistentes.


7. Ar Condicionado
Com o simples ajuste de baixar a temperatura apenas 2 graus no inverno e subir 2 graus no verão poderás poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais. Efeito positivo para ti: poupas na conta da luz e reduzes as possibilidades de uma constipação. Vê aqui mais informações sobre ar condicionado.
 
 
8. Árvores
Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longa da sua vida. Conserva-as e planta uma, duas, quantas quiseres...E se precisas de um pretexto para isso, aproveita agora o Dia Mundial da Árvore no dia 21 de Março. Efeito positivo para ti: sabes tão bem como eu o quanto é reconfortante andar em espaços verdes a respirar ar puro, isso faz bem ao corpo e à alma e não há preço que pague essa sensação.    
 
 

9. Electrodomésticos
Quantas vezes deixamos uma luz acesa num compartimento onde não estamos. Para quê? Quantas vezes temos a televisão ligada quando nem lhe estamos a prestar atenção? Quantas vezes deixamos o carregador do telemóvel ligado à corrente, mesmo depois de carregado. Para quê? Tudo isto tem consequências no ambiente: o simples facto de desligar aparelhos electrónicos que não estão a ser usados poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano. Efeito positivo para ti: A velha questão da factura da EDP... Algumas dicas aqui.
 
 
10. Passar a mensagem
Eu já fiz a minha parte de ambientalista por hoje e passei a mensagem. Podes fazer o mesmo, nem que copies este texto caso te sintas preguiçoso para escrever algo por ti. Essencialmente divulga a mensagem que o ambiente precisa de ti. Efeito positivo para ti: Vais sentir-te bem contigo mesmo por teres feito algo de útil para ti e para os outros.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;