04 agosto 2010

Desenhos animados da minha infância

Depois de ver um post no blog Uhull S.A. sobre os desenhos animados dos anos 90, deu-me uma nostalgia e uma vontade de criar também uma lista de desenhos animados que estão ligados à minha infância. Se a minha memória não me atraiçoa (o que é bem provável) estes são alguns dos desenhos animados (dos muitos que via ) da fase mais mágica da vida.

1. South Park
Comecei a ver esta série desde os primeiros tempos que tive televisão por cabo (nos tempos em que ainda existia a Locomotion), ainda estes desenhos animados eram dobrados para um português do Brasil com grande doses de asneiredo que me tornaram uma pessoa insensível a esse tipo de palavreado. Só para ter-se uma noção de como a tradução era feita...quando o Kenny morre (morre em todos os episódios, para quem não sabe), na versão original, ouve-se de seguida um suave "Oh my God! They kill Kenny!" - "You bastards!", que eram traduzido por um bem sugestivo "P*ta m*rda mataram o Kenny!" - "Filhos da P*ta"!


2. Doug
Tenho recordações destes desenhos animados (que penso que na altura davam na TVI), mas não me recordo de nada em concreto a que associe a eles...com o post que vi no blog é que me deu um momento de nostalgia em relação a estes desenhos animados do Doug Funny, da Paty (penso eu, ser o nome da paixão do personagem) e de um amigo que ele tinha que era azul (nunca percebi porquê).


3. The Simpsons
Não ter nesta lista uma série de desenhos animados que já conta com décadas de existência seria um falha enorme. Os Simpsons estão associados à história da televisão, não só pela duração, mas pela qualidade progressiva dos seus episódios (são os Xutos e Pontapés dos desenhos animados). Poucos comentários há a fazer em relação a estes desenhos animados que se destinam não propriamente a miúdos, mas tudo que seja daí para cima.


4. Dragon Ball
Era inevitável ter este nome nesta lista. Na minha infância, parava tudo quando Dragon Ball. Todos viam, todos comentavam no dia a seguir os episódios, apesar de cada luta durar para aí uns 5 episódios. Sabia-se que na melhor parte o narrador ia dizer "não percam o próximo episódio, porque nós também não", mas a verdade é que ninguém perdia. Isso sim eram bons tempos, em que uma pessoa delirava com as aventuras do Son Goku e companhia.


5. Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles)
Estes desenhos animados apresentam tartarugas ninjas (mutantes e adolescentes), treinadas por um rato (?), que têm nomes de artistas renascentistas: Leonardo,  Michelangelo, Donatello e Rafael. As tartarugas moram no esgoto de Nova York, e seu grande inimigo é o destruidor (Shredder), líder de um gangue de ninjas (que história). Quem não se lembra do famoso “Cowabunga!”


6. Campeões: Oliver e Benji (Captain Tsubasa)
Captain Tsubasa é baseado no futebol. Como a série serviria para promover o esporte no Japão, Captain Tsubasa foi apoiada pela Associação Japonesa de Futebol durante o desenvolvimento da série. Realmente a série ficou famosa no país e ajudou muito para a moral da Seleção Japonesa, que na época estava desiludida com o futebol. O foco da história está nas aventuras da seleção japonesa de futebol e seu capitão, Oliver Tsubasa. A série torna-se especial pela seus truques mirabolantes na prática do bom futebol e, à semelhança do que acontecia com o Dragon Ball, os jogos eram intermináveis (às vezes era um episódio só para chegar de uma baliza à outra).


7. Carrinha Mágica
A série conta as aventuras da professora Frizadinha e dos seus alunos. A Frizadinha não é uma professora comum, os seus métodos de ensino são bem diferentes dos habituais. A professora com a ajuda da carrinha mágica, leva os seus alunos em visitas de estudo inesquecíveis. Seja na cratera de um vulcão, no sistema solar, ou a fazer um arco íris. A série estreou na TV2 no espaço "Um-dó-li-tá" em 1995. Na 4º série o elenco da dobragem mudou quase todo. A série voltou a repetir no Canal Panda mas com uma dobragem diferente.


8. Motoratos de Marte
Série começou a ser transmitida em 1994 na SIC no programa Buérere (aquele em que a Ana Malhoa ainda parecia uma santa). A série conta a história de 3 ratos antropomórficos o Bugias, o Modo, e o Vinnie que escaparam à guerra no seu planeta Natal Marte que foi atacado pelos Plutarkianos (habitantes de Plutão). Desembarcaram no planeta Terra na cidade de Chicago onde fazem amizade com a mecânica Charley. O Plutarkiano Limburge vem tambem à Terra para roubar os seus recursos naturais, mas os Motoratos vão impedir que o Limburge e os seus ajudantes levem os seus planos afim. Tudo isto ao som do rock n' roll!!


9. Recreio (Recess)
Estes desenhos animados, que ainda são transmitidos no Disney Channel, começaram a dar em Portugal, através da SIC, no Disney Kids. É uma das melhores séries que a Disney já fez, a meu ver e, de certa forma, tenho pena de não conseguir ver de vez em quando, porque até era capaz de ainda gostar.


10. Timon e Pumba
Timon e Pumba são os míticos personagens do filme O Rei Leão. Estes tornaram-se conhecidos pela grande música Hakuna Matata, não sendo por isso de estranhar a criação de uma série a eles dedicada.

1 poesias :

All About Nothing disse...

Belos tempos ...
Vi tudo em cima referido xD
Hoje em dia continuo o culto dos simpsons e do anime ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;