14 outubro 2010

Lição do dia

"É como aquela história clássica do miúdo que saiu de casa para ir estudar com um grande mestre. Quando conheceu o velho sábio, a primeira pergunta que lhe fez foi: «Quanto tempo vou demorar a ficar tão sábio como tu?». A resposta não se fez esperar: «Cinco anos». «É muito tempo», retorquiu o miúdo. «E se eu trabalhar com o dobro do afinco?», disse. «Nesse caso, demorarás dez anos», respondeu o mestre. «Dez? É muito tempo. E se eu estudar de dia e noite, todos os dias e todas as noites?», disse. «Quinze anos», respondeu o sábio. «Não compreendo», disse o miúdo. «Sempre que prometo mais energia ao meu objectivo, dizes-me que vou demorar ainda mais tempo a atingi-lo. Porquê?». Disse o sábio: «A resposta é simples. Com um olho fixo no destino, sobra-te apenas um olho para te guiar ao longo da viagem.»"

Robin S. Sharma in "O monge que vendeu o seu Ferrari"

Muitas das vezes estamos demasiado fixados nos nossos objectivo e com obsessão tamanha para conseguir alcança-los que nos acabamos por esquecer do valor que tem o caminho até o atingir. 
Numa maratona, todo o percurso é importante para o atleta e não apenas o momento de chegada à meta, porque se ele partir com ganas de chegar rápido à meta, irá ficar com menos forças para "atacar" da melhor maneira os momentos da chegada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;