22 outubro 2010

O que são nerds?

No dia em que a grande personagem do mega nerd faz um ano neste blog, deixo aqui uma pequena explicação sobre esse mítico estereotipo cada vez mais significativo nos tempos modernos.

Se, em outros tempos, o nerd era uma personagem caracterizada por ser uma pessoa isolada que, por andar na sua busca incessante de novos conhecimentos, se prendia aos livros, deixando de lado a vida social. Eram, por isso, muitas vezes deixados de lado e muitas das vezes, os principais alvos de gozo.

Mas, os nerds prometeram vingar-se e, enfim, surgiu a internet. Esta invenção veio revolucionar a vida dos nerds, essencialmente por duas questões: veio trazer-lhes de forma rápida e directa tudo o que lhes interessa e, para além disso, veio uni-los.

Os nerds de hoje têm as suas próprias maneiras de divertirem-se, diferentes das pessoas ditas “normais”. Eles organizam convenções de ficção científica, onde se mascaram dos seus personagens favoritos (de BD, de jogos, de séries, etc.) – o chamado “cosplay” e fazem as suas LAN partys (sim, porque para eles estar em frente ao computador é uma party!).

Para além desses eventos e dos jogos online (como o "World of Warcraft"), outro hobbie que os traz para o mundo social é o cinema. Se estrear um filme de uma trilogia de ficção científica, podem crer que eles vão estar a marcar presença nas salas de cinema para serem os primeiros a ver e a dar as suas opiniões críticas.

Não pensem que este tipo de pessoas são apenas miúdos ou jovens, há nerds de todas as idades, e um fenómeno em expansão são as “female nerds”, algo que também vem revolucionar o relacionamento dos nerds. Nesse aspecto, para além da sua comum falta de experiência em relacionamentos e da sua timidez, o nerd apresenta-se como uma pessoa fiel e que acredita em verdadeiro amor (o máximo que ele poderá fazer é trocar-te pelo computador, a sua verdadeira eterna paixão).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;