27 dezembro 2011

Ensinamentos de um filme incrível

Já não via um filme há algum tempo e, no dia de Natal, lá arranjei um tempo para voltar às minhas sessões de cinema. O filme escolhido foi o "Into the Wild", um filme que já há andava há muito na lista de filmes a ver. Sentia que este filme me ia dizer muito e não me desiludiu. O filme é simplesmente fantástico e transmite muitas lições de vida, essencialmente ás pessoas que sentem o espírito de aventura e de loucura a fervilhar nas veias. Aqui ficam alguns momentos do filme que valem a pena reflectir:

"I read somewhere... how important it is in life not necessarily to be strong... but to feel strong."
 
Sabem aqueles momentos em que uma pessoa tem mil uma razões para ir a baixo, ficar frustrado com a vida e simplesmente chorar e, na vez disso, mete um sorriso no rosto e tenta seguir com a vida? Não quer dizer necessariamente que a pessoa seja forte para superar tudo isso como se nada fosse. Não quer dizer que a pessoa não esteja a com os problemas e atormentações a atormentarem-lhe constantemente as ideias. Mas, é necessário uma pessoa sentir-se forte nesses momentos, são esses momentos que definem a personalidade de uma pessoa e a tornam mais forte e preparada para enfrentar as dificuldades que o futuro reserva. Esta é a minha visão do momento em relação a este pensamento...

"I'm going to paraphrase Thoreau here... rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness... give me truth.

Vivemos numa sociedade em que a verdade perdeu o valor. Não confiamos nos nossos governantes, porque sabemos que grande parte do que dizem é mentira. Não confiamos nos grandes gestores, porque vemos constantemente nos jornais casos de corrupção. Não confiamos nos patrões, porque estamos habituados a ser explorados. Não confiamos no(a) nosso parceiro(a), porque o ciúme atraiçoo-a a confiança. E vivemos esta vida na base da desconfiança. É preciso voltar a confiar nas pessoas, voltar a viver num mundo em que vale a pena acreditar na honestidade.

"Some people feel like they don't deserve love. They walk away quietly into empty spaces, trying to close the gaps of the past."

Este é um pensamento que encaro como verdadeiro, por experiência própria. Na minha adolescência, tinha muitos momentos em que precisava de me isolar, precisava de estar só. Era uma maneira de me sentir bem comigo mesmo. Foi nesse momento em que aprofundei a minha paixão pela escrita e me tornei no tal "poeta". Nessa época a minha auto-estima não era grande coisa e tinha essa sensação que não merecia ser amado...

"Mr. Franz I think careers are a 20th century invention and I don't want one"

Muitas pessoas têm como objectivo de vida terem uma grande carreira para poderem ganhar muito dinheiro. Que adianta ganhar muito dinheiro (muitas vezes a fazer o que não se gosta) para não se gozar a vida? Eu não procuro uma carreira, procuro um emprego em que me sinta bem a trabalhar, que goste do que faço e em que ganhe o suficiente para poder conseguir a vida e ir à procura do que ela tem de melhor. Não sou um malandro, pelo contrário, sou um profissional dedicado, mas tudo na vida tem que ter o seu balanço, inclusive o trabalho.

2 poesias :

Gi disse...

Sem dúvida um dos meus filmes preferidos ;) beijinhos

Tiago Brandão disse...

Ola ! Tudo em Paz? Muito bacana o que você escreveu sobre o filme into the wild. Também aprecio muito este filme. Se quiser trocar "pontos de vistas" meu blog é:

www.nova-energia.blogspot.com

Fica em Paz !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;