01 dezembro 2011

A parte simples dos problemas


Todos nós temos problemas (quem não tiver quem me avise, que eu estou a doar alguns)...é inevitável e não vou escrever aqui nenhuma solução mágica para lidar com eles nem nenhuma dica cliché de livros de auto-ajuda.

O importante, no fundo, é fazer com o que os problemas não atrapalhem a nossa felicidade. Eu sei, isto é algo muito bonito de se dizer, mas na prática isto não funciona muito bem. Mas, convenhamos, há por aí muito dramatismo exagerado, muito espírito "sou tão coitadinho, tadinho de mim, pareço a Floribella". Se nos deixarmos de ser tão emos e passarmos a encarar os problemas como uma questão essencial da vida, como uma possibilidade de crescer, de evoluir e de enfrentar novos desafios, a felicidade surge mais facilmente.


Eu tenho problemas que eram capazes de deixar muito boa gente naquilo a que muito chamam de depressão (quando na verdade não o é). Mas sei perfeitamente que não é o facto de me massacrar com esses problemas, de pensar neles constantemente que os vai fazer desaparecer ou os vais solucionar. Muitas vezes é preciso pôr um sorriso no rosto e deixar os problemas na prateleira do fazer depois! e seguir com a vida. 

Crise?! Contenção de custos?! Aumento disto e daquilo!? Eu sei, estou revoltado (para não dizer f*dido), mas porra, somos portugueses, estamos habituados a sofrer. Não é por acaso que a nossa imagem de marca na música é o fado (um património que, agora, é do mundo), um género tipicamente triste e que fala dos problemas de todos nós. Por isso, limpa as lágrimas, põe um sorriso na cara e bora pra luta, porque tu mereces ser feliz!


2 poesias :

mfc disse...

Eu sei que tudo se resume a uma questão de atitude interior, mas por vezes é tão difícil!!!

poeta_rural disse...

muito difícil mesmo...mas o povo tuga foi feito para sofrer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;