23 março 2013

Eu e o meu pensamento

07/11/2003

O meu pensamento é como um operário que trabalha com gosto
Está sempre a agir, o que o devia cansar, mas é justamente o oposto.
Actua 24 horas por dia e parece não estar satisfeito
Nunca se alegra com o que tem, com o que tem feito…
Ideias, opiniões, resolução de problemas, estudos e tantas outras funções
Que, por vezes, nem chegam a ser concluídas por que o tempo não sofre esticões
Esticões que eram necessários para se chegarem a determinadas finalidades,
A determinadas opiniões que eu devia tomar quando sou bombardeado por novidades.
Algumas críticas sobre a nossa sociedade…filosofias amadoras,
Rimas voadoras que se ligam entre si… palavras sonhadoras.


Preciso de continuar a desenvolver o meu pensamento, porque este ainda é confuso
Talvez por causa da idade, talvez por causa da experiência de vida; não pelo uso
Porque isso, ele tem para dar e vender, para oferecer e para doar,
Mas como tudo na vida muda, eu tenho o dever me actualizar
Eu e o meu pensamento, em união (unha e carne), para chegar-mos a reflexões
Que mais ninguém possa chegar, porque isso não se aprende nos livros, não tem guiões,
Nasce suavemente dentro de cada um, como um arco-íris num dia de tempo incerto.
Sem dar-mos conta das mudanças, excepto no momento em que tudo é concreto.
O pensamento é um conjunto de pequenas incógnitas que reunidas
Vão-se tornar nas soluções dos nossos problemas, no objectivo da nossa vida.

Pesa-me na consciência o medo da falha do pensamento, num momento de aflição
Num momento em que só o pensamento me pode arranjar um improviso, uma solução,
Porque como ele trabalha como um escravo, em que o dono sou eu, ele pode-se cansar
E desistir de me encontrar resultados, de me facilitar a vida, de me ajudar, …
O que seria uma verdadeira tragédia, o principio do fim, ou talvez não,
Talvez fosse apenas um princípio de um novo princípio, um início de uma exactidão
Quem sabe? Se este mundo já é tão complexo, imaginemos os que não conhecemos
Talvez sejam melhores. Encaremos tudo com optimismo, com a certeza de vencermos
Tudo em todos os mundos. Vencer tranquilas batalhas e guerras calmas
Para que no fim (se houver um fim) ficarmos felizes pela pureza das nossas almas.

Tiago Moreira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;