"Os homens sentem uma grande atracção pela esperança e pelo receio, e uma religião sem inferno nem paraíso não poderia agradar-lhes de modo algum"
Baron de Montesquieu
A religião é um tema que desperta sempre grande controvérsia e em que cada um tem o seu modo de ver as coisas. Respeito todas as perspectivas, independentemente de concordar ou não com elas, porque é daqueles temas sobre o qual o não existem verdades exactas.
Ao ler esta frase, senti que alguém entende a minha perspectiva em relação à existência de um paraíso e de um inferno: são fruto de esperanças e receios do homem. Desde novos somos ensinados de que se nos comportarmos mal vamos para o inferno e que se formos bonzinhos temo um lugar garantido no paraíso. Isto, depois de passar pelo tal de juízo final. Mas isso da bondade e da maldade é tão relativo...
Não concordo com esta maneira de ver as coisas, porque a ideia de haver uma espécie de julgamento que decide a tal vida depois da morte para as pessoas, escasseia um pouco de sentido (entre tantas outras coisas inerentes à religião). Não viemos todos parar ao mundo da mesma maneira? Então porquê complicar depois?
Enquanto isso, sei que, por defeito, tenho um lugar garantido no inferno...