20 janeiro 2011

Tecnologia. Boa ou má da fita?

São indiscutíveis os resultados positivos que a tecnologia vem trazendo ao longo dos tempos. Ela permite-nos estar permanentemente em contacto com um mundo, à distância de uma chamada, de uma mensagem, de um clique. Mas, como tudo, há sempre o reverso da moeda e uma das principais consequências negativas da tecnologia é a solidão.

Muitas das vezes, por estarmos demasiado presos ao telemóvel, perdermos grandes momentos que estão a acontecer à nossa volta. Lembro-me, por exemplo, de casos de pessoas que estão no cinema ou num grupo de amigos e estão constantemente a mandar mensagens, ignorando tudo em redor.

Hoje em dia, falamos mais com muitas pessoas pelo Facebook ou pelo MSN do que pessoalmente. Deixamos de marcar aquelas saídas para o “socialize”, para trocar dois dedos de conversa, para simplesmente estar com os outros.

Os pais de hoje em dia, preferem entreter os filhos com DVD’s, com consolas e jogos do que se preocuparem em educa-los, levanta-los do sofá e mostrar-lhes o mundo que existe lá fora. Depois, obrigam os professores a darem a educação que lhes faz falta em casa, já para não falar de um dos grandes problemas a nível mundial: a obesidade infantil.

Por isso, há que aproveitar a tecnologia, mas, como tudo, há que consumir moderadamente.

Podem pensar que não tenho grande moral para dar estas lições (porque até estou a escrevê-lo no computador e através de um blog), mas também não sou um exemplo, só estou a passar uma mensagem…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;