30 março 2011 3 poesias

When life gives you lemons

A vida é injusta. Toda a gente, mais cedo ou mais tarde, se apercebe disso. O karma vai tentando equilibrar as coisas, mas todos sabemos que a justiça não é o prato forte da vida. Perante esta premissa, não adianta queixar-mo-nos muito sobre a vida, porque ela não vai mudar a maneira como nos trata. Mais vale levantar a cada rasteira que ela nos faça, correr, e fazermos a nossa rasteira à vida.

O chamado azar que a vida nos traz é muitas vezes expresso pela expressão inglesa "When life gives you lemons", onde existem vários finais. Que fazes quando a vida te dá "limões"?


28 março 2011 3 poesias

A vida (pelas leis do Garfield) - Parte 19


Confesso que, muitas das vezes, custa-me fazer um post assim natural e espontâneo, onde as palavras parecem que saem mecanicamente e sem muito pensamento. Esse sentimento de simplicidade de escrita perdeu-se na viagem entre a adolescência e a juventude e agora parece estar demasiado enferrujado para voltar ao ritmo que já andou.

Aproveitei o auge da adolescência para escrever rimas sentidas que saíam directamente do coração para os papéis amarrotados pelo uso. Eram palavras genuínas, fruto de uma (parva) ingenuidade sobre as responsabilidades da vida.

Hoje a vida tornou-se mais aborrecida, mais séria, mais…insossa talvez. O sal que lhe coloco sabe sempre a pouco e evapora-se demasiado rápido nesta vida que ferve com uma chama com pressa de arder.

Sim, isto soa estranho e sem sentido! É fruto do furacão de pensamentos que vai neste músculo demasiado activo chamado cérebro.

24 março 2011 1 poesias

Pausa para publicidade

Gosto de (boa) publicidade e sigo alguns blogs sobre esse tema, entre os quais, alguns internacionais. Em alguns, surge um exemplo português recente: o dos CTT. É caso para dar os parabéns pela campanha criativa que foi criada para publicitar organização, pois, para além de ser um grande exemplo do que pequenos pós de criatividade podem fazer a uma simples publicidade, passa também uma grande mensagem: a preocupação com o ambiente.

Como passar essa mensagem? Utilizando materiais ecológicos...neste caso, a lama. Com alguma imaginação e uma boa dose de lama a empresa Strat arranjou uns cartazes fantásticos. Os bons exemplos não surgem só lá fora e é tempo de valorizar o que temos, independentemente da fase que atravessamos.

[daqui]
19 março 2011 2 poesias

Estou no emprego certo?

Todos nós acabamos por fazer esta pergunta, independentemente se somos novos no mundo do trabalho ou se já somos uns experts na matéria. 

Sabemos que, hoje em dia, a maioria das pessoas trabalha na primeira hipótese que aparece, porque não estamos em tempo de ser selectivos, no entanto, todos nós, enquanto humanos, devemos ter ambições e lutar por arranjar uma profissão que nos satisfaça e não que apenas ocupe 8 horas diárias e nos dê um ordenado.

O tempo dos empregos que eram para a vida toda já lá vão e agora temos que tentar tirar vantagens dos tais empregos precários da nossa “geração à rasca” (?!). Eu sei que isto soa estranho, mas se há coisa que esta geração aprendeu é que tem-se que lutar muito e essencialmente ter muita paciência para se conseguir alguma coisa no mundo do trabalho. Se assim é, vamos lutar por algo que nos faça feliz e motivados para começar um novo dia com um sorriso na cara…ou estarei eu a ser utópico demais numa altura destas?

Aqui fica uma publicidade muito bem conseguida para descrever esta situação:

Bom fim de semana para todos!

17 março 2011 3 poesias

Celebridades anoréticas

A anorexia é um problema grave e deve ser encarado com seriedade. O problema dos dias de hoje é que as pessoas baseiam-se num ideal de beleza utópico, nomeadamente o das manequins que são sujeitas a tratamentos exagerados para conseguir ter aquele corpo perfeito (não será antes esquelético?) ou aquele que é alterado pelos produtores dos media. São exemplos que o comum dos mortais não deve ter em conta, pois fazem parte de um mundo "de fantasia".

Para tentar demonstrar como seriam certas personalidades, caso fossem anorécticas, aqui fica mais uns pós de magia do grande e único Photoshop...pode-se afirmar que estas personalidades foram "photoshopadas" (este aparte era desnecessário, eu sei).


Muito medo disto!
[encontrado aqui]
14 março 2011 1 poesias

A tal da criatividade

“The secret to creativity is knowing how to hide your sources.”
Albert Einstein

Se Einstein fosse vivo, faria hoje 132 anos. Este que é uma das maiores personalidades do século passado, não só desenvolvia teorias sobre a sua área – Física – como também desenvolvia várias opiniões sobre outras temáticas. Esta citação é um exemplo disso.

Quem trabalha “com criatividade” diariamente, sabe o quão é difícil ter ideias nos momentos que mais se precisa, sabe que, por vezes, passa-se tempos e tempos sem surgir nenhuma ideia, enquanto outras vezes aparece uma ideia fantástica em três tempos.

Para estimular essa tal criatividade é preciso ter fontes de inspiração, é preciso saber “espremer o sumo” das situações do quotidiano, de modo a que as ideias surjam com mais naturalidade. Não é fácil, mas acaba por ser a melhor maneira de quebrar essas rotinas que nos querem sugar a alma para o mundo de monotonia.

(este post, por exemplo, é uma prova que hoje não estou muito criativo).
13 março 2011 2 poesias

Locais a visitar antes de morrer: Londres

Capital de Inglaterra e do Reino Unido, é a maior metrópole europeia e uma das cidades mais visitadas do mundo. É uma cidade de vanguarda, influente em áreas tão diversas como arte, o comércio, a educação, a economia, a moda, a investigação científica ou o turismo, em grande medida por ser habitada por todas raças, culturas, etnias e religiões do mundo. Em Londres são faladas mais de 300 línguas. Uma única visita insuficiente para conhecer todos os seus monumentos, museus, parques, atracções culturais, cujos ícones vão desde o Big Ben, a Torre de Londres, a Catedral de St. Paul e os Palácios de Buckingham e Westminster ao London Eye, Piccadilly Circus, Chinatown, Hyde Park, Museu Britânico, Tate Modern, National Gallery, Museu de História Natural ou Southbank Centre.

Se for a Londres, não se esqueça de…fazer uma viagem no autocarro nº 9, um routemaster de dois andares (construído nos anos 50), que faz o trajecto entre o Royal Albert Hall e Aldwich, passando por Hyde Park Corner, Piccadilly Circus, Trafalgar Square e Strand. É uma inesquecível viagem no tempo.

É daqueles destinos que anseio, cada vez mais, visitar. Não há dúvida que Londres tem um encanto especial, apesar de ser uma cidade um pouco cinzenta. É uma cidade que transborda em cada esquina, de diferentes perspectivas de vida. Os pontos a visitar são tantos que precisava de lá tirar umas férias de meses (ou então ir para lá morar...desejo que já me passou pela cabeça e por aqui ficou).
12 março 2011 0 poesias

Locais a visitar antes de morrer: Rio de Janeiro

É o principal destino turístico da América Latina e entre os seus ícones encontram-se o Pão de Açucar, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana e Ipanema, o Estádio do Maracanã e até mesmo a Favela da Rocinha. A “cidade maravilhosa” estende-se a partir da Baía de Guanabara e foi descoberta pelo português Gaspar de Lemos a 1 de Janeiro de 1502. O Carnaval é um dos maiores eventos do calendário carioca, a par das festas da passagem de ano em Copacabana, quando milhares de pessoas se vestem de branco em honra de Iemanjá, a deusa do mar, e rumam à praia.


Se for ao Rio de Janeiro, não se esqueça de… fazer uma visita turística à Favela da Rocinha. Deste modo, estará a ajuda a comunidade que lá vive e a promover a saúde e a educação dos seus habitantes. Há guias especializados, com rotas pré-definidas, que garantem a sua segurança.

"Cidade Maravilhosa, cheia de encantos 1000..." é assim o Rio de Janeiro, uma cidade cheia de encantos que mistura um pouco os lados extremos da vida: locais que são dos sítios mais caros do mundo para se viver em contraste com favelas em que as pessoas vivem nas condições que todos nós já sabemos; a imagem de uma cidade de beleza e fé, a contrastar com o clima de insegurança que se vive em cada esquina. Por tudo isto, gostaria de ir visitar o Rio e, melhor ainda, gostava de voltar igual (porque era sinal que nunca tinha sido assaltado nem morto).

11 março 2011 3 poesias

Locais a visitar antes de morrer: Veneza

Veneza tem várias particularidades que a transformam numa atracção turística incontornável: a cidade é atravessada por 170 canais e foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas, as quais estão ligadas por cerca de 400 pontes. Para além de mundialmente famosa devido ao seu Carnaval, Veneza é considerada uma das cidades mais românticas do mundo, desde logo por aí ter nascido, em 1725, Giacomo Casanova, um dos grandes conquistadores românticos do imaginário europeu. Diz-se que Casanova que terá tido centenas de amantes e que até morrer, com a vetusta idade de 73 anos, terá cultivado uma vida inteira dedicada ao amor.

Se for a Veneza, não se esqueça de…trocar um beijo apaixonado ao passar pela Ponte dos Suspiros. Segundo a lenda, todos os casais apaixonados que o fazem vivem o amor eterno.


São muitos os locais por esse mundo fora que gostaria de conhecer. Por mim dava uma volta ao mundo, porque viajar é das melhores terapias para a minha alma. Mas por enquanto, ainda só sonho em visitar alguns locais que aqui vou deixar nos próximos posts.
Veneza foi o primeiro. É daqueles locais para se visitar a dois, pela sua envolvente e tradição. No entanto, a Itália, no seu todo, é algo que me atrai, essencialmente pela gastronomia e pelos locais cheios de história como o Coliseu de Roma.
03 março 2011 3 poesias

A geração Apple

Sou um confesso amante das novas tecnologias, não tivesse eu andando em Novas Tecnologias da Comunicação. Nesse aspecto, claro está, a Apple de Steve Jobs é um exemplo, no entanto, há casos em que o fascínio pelos produtos desta marca é levado ao extremo. Um exemplo disso mesmo é esta notícia, de uma escola que impôs o uso obrigatório do iPad em vez de livros.

Isto já passa para o plano do exagero. É certo que os produtos da Apple vieram revolucionar o quotidiano de muitas pessoas, no que respeita às tecnologias, mas daí a impor o seu uso e excluir os livros é um acto extremista. Para além do custo associado (algo que nos EUA não é assim muito relevante), o livro é algo que deve ser preservado, assim como a Internet não acabou com jornais apesar de todas as ameaças.

Os argumentos da directoria da escola são válidos: os iPad’s são mais práticos e fazem com as que as crianças deixam de levar quilos de livros para a escola, mas há que levar as coisas com calma. O certo é que, apesar de tudo, isto é algo que se avizinha para o futuro…depois do Magalhães, vai-se começar a ver os putos com iPad’s nas escolas.
02 março 2011 2 poesias

Desafia o escuro que há em ti...

Fazendo um "tour" por vários blogs em busca de uma inspiração para um post, deparei-me com o blog da desaparecida Susaninha, o Palavras que ficam..., uma das pessoas que conheci através da blogosfera. 

Lá pelo meio, encontrei um post escrito por mim a pedido dela, no início de 2009 (já lá vai um tempo). Para (ainda) mais tarde recordar aqui fica esse tesourinho:

"A pedido de várias família (não foi bem de várias, foi da família da Susaninha...pronto foi só da Susaninha...mas é um pedido equivalente a várias famílias, digamos)(eu tenho parênteses com muito conteúdo não tenho?). Entretanto perdi o racíocinio, por isso, o melhor é começar de novo:a pedido da menina Susaninha, aqui vai um post para estre blog de uma extrema magia e encanto capaz de motivar o mais fraco dos tristes e reprimidos. Pronto, já me estendi muito, por isso, aqui fica:

Sinto o mundo a tornar-se cinzento,
Num tom que transparece saturação,
Saturação de todos esses problemas que abundam,
Abundam dessa sociedade fria e incolor.

Quero dar vida a esta tela sem tinta,
Quero ser o pintor dos dias cinzentos,
O artista que com dois toques de magia
Faz a vida respirar novamente as cores de sempre...

Desafia o escuro que há em ti a ficar colorido...

O mundo precisa da tua cor,
Daquela que tu lhe dás nos dias de alegria,
Quando sentes que vale a pena perseguir a felicidade
E que o desânimo não é mais do que uma barreira.
O mundo precisa de um sorriso sincero
Sem hipocrisias ou falsas desculpas.
É tempo de resgatar a alegria que se perdeu
Naquele lugar cinzento chamado mundo.



Esta espécie de poema (um rascunho disso para sermos sinceros) é uma crítica ao estado de espírito da  sociedade em geral, por viver este estado cinzento de tristeza e desmotivação. É certo que a crise financeira não é nada bonita, é certo que os problemas do dia-a-dia também não o são, mas tudo se resolve melhor se dermos o melhor de nós mesmos com um sorriso e com boa disposição. Basta tentarem e perceberão a diferença..."
01 março 2011 1 poesias

Desporto

Se pratico desporto?! Sim claro! Para além do desgastante esforço que é levantar-me da cama todos os dias, faço umas caminhadas até à casa de banho que me sabem muito bem! Posso dizer que pouco me falta para ser um atleta de alta competição... Quando refiro o adjectivo alta, quero atender à altura da cama e ao rappel necessário para sair dela!

[texto "surripado" do fantástico blog Pé de Meia]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;