31 março 2012

10 dicas para procurar emprego de forma eficaz

A taxa de desemprego não pára de subir e, se para o Governo não passa de um número, para milhares de pessoas representa uma luta diária na busca de um novo (ou de um primeiro) desafio. 

Nessa luta diária, é preciso ter força para "arregaçar as mangas", meter mãos à obra e saber aceitar muitas "negas" (e, para mim, pior que isso...ser ignorado!). Para cair na desmotivação, no desespero, na depressão não é preciso muito e a resistência emocional tem que ser forte. Por isso, é importante estar concentrado no objectivo: conseguir o emprego!

Não vou dar aqui nenhuma lição de moral, vou dar apenas algumas dicas com base na minha experiência de procura de emprego. Não sou exemplo para ninguém, mas tenho a experiência suficiente para saber que há erros que não se cometem, que é preciso analisar e rectificar esses mesmos erros e que o mínimo pormenor faz toda a diferença quando a procura é muita e a oferta é quase inexistente.

Nunca mandes currículos para vários e-mails (quanto muito manda em Bcc)
Conheço pessoas que se queixam que não conseguem encontrar emprego e, quando lhe pergunto o quais as suas estratégias de procura, dizem-me que junto e-mails de empresas e mandam tudo ao mesmo tempo. Por favor não façam isso! É tão simples quanto isto: vocês gostam de receber spam? Não? Pois, as empresas muito menos. E mandar uma mensagem para vários e-mails, sem personalização, é basicamente spam e não é isso que queres.

Não te restrinjas ao Curriculum Europass
As pessoas quando pensam em Curriculum, associam logo ao Europass. É o mais comum e o mais fácil de fazer, diga-se. Muitas empresas pedem que seja enviado este tipo de currículo, no entanto, há outras que até ficam gratas de não os receberem. Para perceber melhor esta questão, é só colocares-te na pele de um responsável Recursos Humanos que recebe centenas de candidaturas a uma vaga: se todos forem europass, não há ninguém que se distinga, que chame a atenção e chega a um ponto que ele se perde no meio de tanta informação repetida.

Aposta no LinkedIn
As redes sociais podem também funcionar como forma de conseguir emprego, principalmente o LinkedIn. Esta é uma rede para estabelecer contactos profissionais, onde podes inclusive ver algumas vagas existentes nas empresas e perceber quem faz parte das mesmas. É também um espaço onde podes ter o teu curriculum online e te podes mostrar ao mundo profissionalmente.

Tem cuidado com a tua imagem na Internet
Quando envias curriculum para uma empresa, estás a enviar os teus dados pessoais e,através deles, consegue-se facilmente saber um pouco mais sobre ti na Internet. Se estás à procura de emprego e tens fotos (como direi?) de bebedeiras e coisa e tal no Facebook (ou noutro site qualquer)...talvez o melhor é teres no curriculum um e-mail distinto do da conta do Facebook ou teres cuidados na política de privacidade do mesmo.

Faz uma gestão cuidada dos anúncios
O tempo de procurar emprego nos classificados do jornal ainda não acabou, mas a Internet passou a ser, desde há muito, o melhor meio de procura. A oferta é grande no que respeita a sites da área e, por vezes, é difícil acompanhar os anúncios que vão saindo. Para isso, podes sempre contar com a ajuda da tecnologia RSS e reunir as novidades dos site em apenas um lugar (como o Google Reader, por exemplo).

Entrega currículos pessoalmente
Mais do que passar o dia a debitar e-mails de candidaturas espontâneas e respostas a anúncios, é também importante dares-te a conhecer e dares a cara na empresa. Entregar o curriculum pessoalmente é uma atitude que demonstra a vontade e o querer de conseguir um objectivo. Por muitas "portas que leves na cara", nunca vás a baixo!

Não te foques apenas na tua área
É claro que, depois de uns anos a estudar, queres trabalhar naquilo que gostas. No entanto, é importante reflectir o número de pessoas que acabam cursos todos os anos e perceber que o mercado não tem soluções para todos. Por isso, é também importante estar disponível para trabalhar noutras áreas e, com o tempo, até se poderá arranjar emprego na área.

Aposta na formação e no enriquecimento curricular
Estás desempregado? Tens tempo? Então aposta na formação! É uma excelente maneira de ocupar o tempo enquanto estás à procura de emprego, pois, para além de estimular as tuas qualidades intelectuais e ocupar-te o tempo com uma actividade útil, vai enriquecer o teu curriculum.

Informa-te bem sobre a empresa que te candidatas
Para responder a um anúncio/enviar uma candidatura da forma mais profissional possível, é preciso conhecer a empresa que está a concorrer. Nos casos em que é possível saber qual a empresa, tenta perceber quais os objectivos, a missão e em que medida a tua personalidade se liga aos valores da empresa. Nota ainda para o facto de andarem por aí muitos anúncios a tentarem explorar inocentes desempregados. Toma cuidado!

Diferencia-te!
É este factor o factor que mais tens que ter em conta na procura de emprego. Tens que ser uma mais valia, não podes ser apenas mais um. As empresa não abrem vagas para oferecer empregos, mas sim porque precisam de acrescentar valor à estrutura e esse valor podes ser tu!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;