13 março 2012

Cria a tua própria porta

El laberinto del fauno (O Labirinto do Fauno)
Não somos piegas, como o nosso próprio primeiro-ministro fez questão de nos chamar. Não o somos porque andamos a pagar demasiado caro falcatruas erros de uma má gestão do País. Por isso, arrisco a dizer que não somos os lutadores que em tempos de se aventuravam pelos oceanos fora - dando ao mundo o exemplo de força de vontade - mas somos os mesmos tugas que se vão desenrascando como podem, com cada vez menos.

Somos um povo sofredor que encontra tantas vezes a "porta fechada", porque as oportunidades neste país são escassas. Posto isto, temos duas possibilidades: cair no conformismo e simplesmente desistir ou "criar outras portas". Se não somos daquelas pessoas que estava muito virada para a emigração, este desafio passa a ter uma dose extra de esforço.

Para quem trabalha, a solução passa por nunca sentir que tem o lugar como garantido, sentir que cada dia é o primeiro e que se tem que provar valor diariamente. Hoje em dia, vasta ver o telejornal para perceber que isso é mais que uma simples suposição, é uma realidade constante.

Para quem está desempregado (e realmente quer trabalhar) tenho uma pequena dica: nunca baixar os braços, saber lidar com as "negas", saber lidar com a falta de respostas e, não menos importante, auto-avaliar frequentemente a estratégia de procura de emprego. Isto passa por quê? Rever o currículo (melhorá-lo, alterá-lo, dando-lhe um estilo diferente e apelativo, mostrando o que faz de ti um/uma candidato/a único/a), não responder apenas a anúncios e enviar candidaturas para todos as empresas possíveis (nunca é demais o nosso currículo estar espalhado nas empresas) e mais do que enviar currículos via e-mail, entregá-los pessoalmente.

Um perdedor é aquele que nem sequer tenta...se estás a tentar, estás no bom caminho para chegar à vitória!
 
Está na altura de aprender como se faz outras coisas para além
de comer e dormir

1 poesias :

mfc disse...

Este é um post bestialmente assertivo e positivo!
Convincente e entusiasmante.

Gosteiiiiiii...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;