12 novembro 2013

10 brinquedos dos anos 90

1. Tazos
Quem passou a infância nos anos 90 sabe o que é comprar um pacote de batatas apenas pelos tazos. O que faz, nos dias de hoje as crianças se lambuzarem e ficarem obesas, nos anos 90 ficava para segundo plano. Quem já fez colecção de tazos sabe bem o que é espírito de partilha/troca, espírito de conquista (em duras “batalhas” de tazos) e sabe, essencialmente, o que é a alegria de brincar e colecionar pequenas pequenos pedaços de plástico redondo.


2. Tamagotchi
O que é que os japoneses não inventam? O que eles não inventarem, inventam o chineses é certo. O Tamagotchi foi uma das invenções que mais sucesso deu, pelo menos para os nossos lados. Este era um brinquedo com apenas 3 teclas que fazia a delícia das crianças. As três teclas permitiam ao utilizador alimentar, brincar, limpar e ainda controlar a idade, fome, peso e felicidade do animal. Sempre que alguma coisa lhe faltava o pequeno Tamagotchi apitava freneticamente, tal como uma criança chora quando tem fome ou dores. Agora existe a versão para smartphones, para os saudosistas.


3. Material escolar da moda
Qual calculadora qual quê? Um lápis com a tabuada, isso sim era moda – era a salvação quando a professora fazia uma conta de multiplicar. E uma régua azul com letras? Era o delírio num tempo em que não havia computadores e a decoração dos cadernos e afins era feita de forma mais artesanal. Um estojo com topo o tipo de lápis de cor e marcadores também não podia faltar no material da escola, assim como aquela caneta que tinha meia dúzia de cores, mas que não era nada prática para escrever.


4. Tetris
O tetris – jogado num brick game - foi o jogo de eleição num tempo em que não havia mais nada. Quantas horas passamos a jogar aquilo? Muitas horas mesmo. Se és deste tempo deves estar a pensar, “possa como é que gastei tanto tempo a jogar aquilo?”.


5. Lego
Este é daqueles clássicos que dura até aos dias de hoje. Apesar de actualmente não ter tanto sucesso como outrora, este foi um dos grande passatempos de tantas crianças que se divertiam com a simples magia transformar pequenas pecinhas em casas, castelos, ou, para quem tinha jeito, verdadeiras obras de arte.


6. IoIos
Depois do popular pião que fez as delícias de outros tempos, apareceu outro brinquedo que era o delírio entre as crianças: o ioio. Quem conseguisse fazer uns truques com este pequeno brinquedo, fazia sucesso em qualquer escola. Depois disso, ainda veio o Diablo. Quem não se lembra?


7. Pinchonas
Possa, já nem lembrava destas pequenas bolas que espalhavam o terror em qualquer sala. Quem nunca lançou uma bola destas numa sala, não sabe o que é criar pânico nas pessoas.


8. Mola Maluca
As crianças de hoje (e até nós mesmos) olham para este objecto e pensa que é apenas um brinquedo estúpido e sem sentido. O certo é que este brinquedo fez sucesso na geração dos anos 80/90, proporcionando grande gargalhas e momentos de pura alegria. Quem nunca colocou uma mola destas no cimo das escadas e a viu cair lentamente?


9. Berlindes
Uma pequena bola de vidro maciço, pedra, ou metal, normalmente escura, manchada ou intensamente colorida, de tamanho variável, usada em jogos infantis. Esta é a descrição possível de um brinquedo que só quem usou consegue perceber o valor.


10. Cadernetas de cromos
Hoje ainda é existem, é certo. Mas não assumem a importância que tinham nos anos 90, época em que completar uma caderneta era motivo para festejar. Isto era um passatempo que não se limitava às crianças, porque havia muitos adultos a fazer colecção essencialmente dos chamados “cromos da bola”. As trocas de cromos repetidos e os cromos raros eram tema de muitas conversas naquela época.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;