15 janeiro 2014

Nada dura para sempre

Quem já passou por uma experiência daquelas em que só pensa “é desta que vou morrer” – no verdadeiro sentido da expressão – começa a ter, na maior parte dos casos, uma perspectiva diferente sobre a vida. Eu, como já vivi essa experiência, dou por mim a pensar que a vida é demasiado curta e efémera para passarmos parte dela com dramas e coisas que tais.

Foi neste bonito local que
eu ia perdendo a vida
Se não fossem dois amigos, muito provavelmente não estaria aqui a escrever estas palavras, não teria passado por tantas experiências que vivi desde então até agora, não tinha gozado tanto… Não vou estar aqui com o já tão popular “carpe diem”, mas a mensagem acaba por rondar esse pensamento: é preciso gozarmos cada fase da nossa vida – porque também não adianta ter pressa em crescermos demasiado cedo; é preciso ter em mente que o dia de amanhã não está garantido. Sinto isso, cada vez que vejo uma notícia de uma criança ou um jovem que morrem. Sinto isso quando vejo as pessoas a não darem valor ao que têm e essencialmente a quem “têm”.

Assim como já passei pela experiência de ser eu “a ver a luz”, também já passei pela experiência de ver alguém querido a passar por isso e, no caso em concreto, foi uma sensação de querer vencer a morte numa batalha em que não temos armas do nosso lado. E são essas experiências que fazem também com que comecemos a dar valor a quem nos é mais querido, por isso, antes de passar pelo tal, comecem por esquecer o que vos fizeram de mal e lembrem-se mais do que vos fizeram de bem.

Para finalizar, deixo apenas uma parte da música Nada dura para sempre dos Dealema, que resume aquilo que quero transmitir:

Nada dura para sempre
Nem os frutos nem as sementes
Nada dura eternamente
Somos como estrelas cadentes
Por isso diz o que sentes
E vive sem medo
Ama os teus parentes
Nunca percas tempo
Aproveita toda a inocência da infância
Vive a irreverencia da adolescência
Usufrui da maturidade da idade adulta
Partilha a sapiência que da velhice resulta
Luta pela tua felicidade
Cria agora a tua realidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;