11 maio 2008

Sugestões - Distrito de Aveiro (parte 3)

Depois de já ter deixado aqui as sugestões para este lindo distrito no que respeita à natureza e à gastronomia, ficam aqui as sugestões no que respeita o património, ao qual não faltam sugestões. A tarefa difícil é escolher apenas 5 como exemplo, mas aqui ficam...

1. Castelo da Feira (Santa Maria da Feira) é um dos monumentos mais antigos e melhor preservados monumentos deste distrito. E citando o site do Castelo da Feira, este é um monumento que está intimamente ligado às origens da nacionalidade, é um espaço onde se sente o peso da história e onde o imaginário popular se vai rever na memória que tem do seu passado.



2. Farol da Barra (Ílhavo, Aveiro), situado na Praia da Barra, foi construído entre 1885 e 1893 e é o maior farol a nível nacional, o segundo na Península Ibérica e o terceiro no mundo (tem 62 metros), por isso, constituí um dos maiores atractivos desta região, o qual recomendo visitar. Nesta mesma zona, pode-se dar um salto à praia ao lado, a Costa Nova, e visitar os "palheiros".



3. Palácio Hotel do Buçaco (Luso, Mealhada) é um local que recomendo apesar de nunca ter visitado, pois dá para perceber, apenas pelas fotos, que tem uma magia sem igual, sendo que, para complementar, situa-se numa fase de grande beleza que é o Luso, onde também existe as termas. Resumindo, é o sítio ideal para relaxar.



4. Universidade de Aveiro é um local que recomendo, não por ser aqui aluno, pois quem lá está nem lhe dá o devido valor (porque está sempre ligada a trabalhos e estudos), mas o Campus de Santiago é um local a visitar, pois está cheio de departamentos que são verdadeiras obras arquitectónicas (contando com obras de, entre outros, Siza Aveira e Eduardo Souto Moura).



5. Mosteiro de Cucujães (Cucujães) é um local que destaco aqui, pois é um símbolo dessa grande terra que é Cucujães. O Mosteiro de Cucujães foi, em tempos, habitado por monges Beneditinos e, hoje em dia, serve de Seminário das Missões. É um local que conta, entre outras coisas, com uma reprografia.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;