02 novembro 2010

Photoshop: anjo ou diabo da imagem?

Toda a gente tem um pouco de noção de um facto ou, se não tem, tem que passar a ter: todas as fotografias de manequins e modelos passam por Photoshop (passo a publicidade). Se achas que é só maquilhagem, tira essa ideia da cabeça, porque a maquilhagem ajuda, mas não faz milagres e o Photoshop faz.

Vivemos num mundo baseado na imagem e, nesse mundo, fazemos das estrelas da televisão e do cinema, os exemplos da beleza. Por isso, não pensamos sequer na ideia de que essas “estrelas” são pessoas normalíssimas como nós (com muito mais dinheiro, é claro) e que, têm também muitos defeitos físicos. Como tal, precisam sempre de uns retoques proporcionados pelo Photoshop.

O problema reside no facto de que, cada vez mais, os adolescentes guiam-se por esses padrões de beleza que aparecem na TV e nas revistas, guiam-se por algo que não existe e acabam por deprimir quando se vêm ao espelho: porque pensam que estão gordos(as) demais ou que o nariz tem uma imperfeição, etc. e tal.

Para todos eles, um pequeno parêntese: hoje em dia, qualquer um pode ser modelo fotográfico, porque para além de se tirar uma quantidade enorme de fotografias nas sessões, a maquilhagem e o Photoshop fazem o resto, por isso, não pensem que os modelos fotográficos são exemplos de beleza. A beleza está, em grande parte, na criatividade de quem edita as fotos.

Não se guiem apenas pela beleza exterior, pensem essencialmente no interior, porque mais importante do que a “embalagem” é o próprio conteúdo e, para isso, não existe Photoshop possível…



E aqui fica um anúncio da Dove a título de exemplo:

 

3 poesias :

Daniela disse...

uma pessoa deve dar-se valor como é cuidar de si fisicamente , e por vezes sim, porque não arranjar-se maquilhar-se... mas cuidado, não deixa de ser uma máscara. certo?:)

poeta_rural disse...

ora nem mais. maquilhagem serve para complementar a beleza já existente, mas não se deve cair no erro de se tornar uma pessoa que não se é, uma máscara

Ademir Lima disse...

E falando em pessoas usando mascaras, nunca imaginei que a lady gaga fosse tão feia assim http://falandodeamornostalgiaenovidades.blogspot.com/2011/08/e-depois-dizem-que-maquiadores-nao.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;