03 outubro 2011

25 coisas que aprendi na universidade

Nestes últimos tempos tenho tido alguma ligação à vida académica e a tudo o que a isso está ligado. Isto só faz que aquela saudade miudinha dos tempos bons da universidade cresça e bata forte no peito. Com isto, recordo aqui algumas das coisas (boas e más) que aprendi nesse belo período da vida que é a passagem pela universidade:

1. Ninguém é pontual, nem mesmo os professores (a desculpa é sempre o "quarto de hora académico")

2. Nerds existem mesmo (e podem ser vistos em qualquer curso)

3. Não é estranho ir para um bar com o professor (e também não se torna nada estranho apanhar uma bebedeira com ele)

4. Não se assiste às aulas, marca-se presença (e depois acontecem aqueles estranhos casos de haverem mais assinaturas que pessoas presentes na sala)

5. É mais fácil fazer conhecimentos num jantar de curso que durante o ano todo (jantar de curso subentende-se que todos vão e que, no decorrer da noite, contam com a ajuda do álcool para travar conhecimentos)

6. Dormir, na segunda-feira, na sala de aula, é normal (isto também vale para sexta-feira para quem foi aproveitar a noite académica)

7. Máquinas fotocopiadoras na universidade não servem para ajudar os alunos, mas enriquecer ainda mais a universidade (true story)

8. Não adianta estudar um livro inteiro, porque o que sai no exame está nos slides do professor (bem ditos os slides que resumiram horas de estudo)

9. É impossível tirar apontamentos e prestar atenção à aula ao mesmo tempo, não dá tempo para as duas coisas (o melhor é mesmo esperar que o professor disponibilize os slides)

10. O pessoal menos interessado e que falta mais vezes são os primeiros a arranjar emprego (coisas da vida)

11. 95% das pessoas só vão falar para ti quando precisarem de algo (isto é cientifico, não falha)

12. Até as pessoas mais inteligente vão copiar (todos desenvolvem os seus mecanismos de copianço)

13. Há professores que fazem a chamada só no fim da aula (só para chatear mesmo)

14. Quando fazes muitas perguntas na aula, todos pensam que és graxista (o pior são mesmo aqueles que estão sempre a repetir o que o professor diz)

15. Tudo o que se aprendeu no secundário não serve para nada na universidade (daí a razão de muito boa gente "perder-se" na universidade)

16. Que alguns veteranos são mais burros do que caloiros (daí o caloiro acabar o curso primeiro do que eles)

17. Que vais ter que estudar disciplinas que não vão servir para absolutamente nada na vida (e outras que até faziam jeito, não vais ter)

18. Que a forma mais rápida de estudar para um exame é ver as perguntas que saíram nos exames anteriores dessa disciplina (exames esses que circulam entre alunos a uma velocidade estonteante)

19. Que, nos exames, as cadeiras do fundo são as primeiras a serem ocupadas (dizem estudos que isto deve-se ao facto de serem as cadeiras mais confortáveis)

20. Que comprar caderno é estupidez, porque o mais importante é imprimir os ficheiros que os professores disponibilizam (o melhor é mesmo ter um bloco de notas, mas mostrar que se tira apontamentos de vez em quando).

21. Que uma carinha laroca e um bom decote também ajudam a ter boa nota (é um trunfo que não é para todas)

22. Que há pessoas na universidade que mal sabem escrever (a questão é como é que entraram lá)

23. Que quase nunca vais requisitar livros na biblioteca (a biblioteca é o espaço onde tens espaço para fazer trabalhos de grupo e pouco mais)

24. Que com o dinheiro que gastei em fotocópias e impressões, dava para pagar mais uns anos de propinas (para não dizer um carro e um apartamento)

25. Muitas outras coisas que é melhor não revelar


[inspirado aqui]

E vocês, que têm a dizer sobre isto?

1 poesias :

mfc disse...

Bem... pelos vistos nada, mas mesmo nada mudou!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;