MINI é, sem dúvida, o meu carro de eleição. Costumo dizer que gostava de ter um MINI dos novos para a semana e um dos clássicos para o fim de semana. É um carro que traz consigo anos de história, que mostram que sempre foi um pequeno a mostrar respeito no mundo dos grandes.
Para além disso, é uma marca à qual associamos um certo charme de criatividade nas publicidades de faz. Senão vejamos...
Nesta campanha, desenvolvida na Suiça, durante a hora de ponta da manhã,
a MINI trouxe uma acção de guerrilha até às ruas, colocando um cartaz
de uma pole position nos semáforos. A mensagem era clara: Speed yourself up!. Para esta acção, que pretendia divulgar o modelo MINI Ace, foi criada uma montagem da rua em questão, para a montagem ficar perfeita.
No Canadá, mais outra excelente campanha: um outdoor, com uma vending machine interactiva foi projectado na parede de um edifício, no centro comercial de Toronto. A ideia foi incentivar as pessoas que estavam nas ruas a enviar SMS pelo telemóvel para escolher qual era o MINI favorito, entre todos os que eram apresentados naquele outdoor.
Outra vez na Suiça, foi realizada uma campanha criativa chamada "minimalismo" com o intuito de sublinhar as formas específicas do veículo. A ideia era cortar as formas do MINI nos outdoors já existentes.
Para o pré-lançamento do novo Mini Countryman, o primeiro modelo com 4 portas e o maior de todos os Minis, a agência Profero criou uma instalação para saber quantas pessoas cabem dentro do carro. Foi o que conseguiram digitalmente. Com uma instalação em centro
comerciais e locais de grande movimento, a acção convidava as pessoas a
participarem deste desafio. No mesmo local havia um lugar para criar um
vídeo e fazer um upload para o carro exposto. Logo depois as imagens
apareciam nas janelas do Mini, dando a impressão ter pessoas dentro do
carro. Além de se divertir vendo suas imagens no carro, todos que participaram
podiam ainda compartilhar seus vídeos no site da marca ou no Facebook.