18 março 2012

Uma questão de patriotismo

You can love your country without having to love your government

Criticamos à boca cheia o nosso país e dizemos que isto é uma miséria de local para se viver. No entanto, esquecemo-nos que, quando afirmamos tal negatividade em relação a Portugal pensamos unicamente nas pessoas que o representam - o governo.

É claro que, desde há muito tempo que este país não tem um bom líder, mas o certo é que podemos orgulhar-nos de já ter ultrapassado uma ditadura e poder fazer tanta coisa que há uns anos atrás seria impensável. O mesmo não podemos dizer de tantos países por aí fora...

Utilizando uma parte de uma música do Gabriel o Pensador ("Pega ladrão!") que ele utiliza para descrever o Brasil, podemos encontrar um resumo de Portugal:
Você acha que o país não tem jeito?
Aqui não tem terremoto 
Aqui não tem vulcão 
Aqui tem tempo bom 
Aqui tem muito chão 
Aqui tem gente boa 
Aqui tem gente honesta 
Mas no poder é que tem gente que não presta 


O facto de o país estar a passar por uma grave (não vou dizer essa palavra), só faz com que Portugal esteja mau economicamente, porque a beleza continua cá: nas grandes praias de toda a costa ocidental até ao Algarve, na nossa magnífica gastronomia, nas nossas serras deslumbrantes, na nossa cultura de anos, nas vinhas ao longo do Douro que produzem um dos melhores vinhos do Mundo, na nossa história marcada por todos os pontos por nós descobertos, na simplicidade das gentes do Interior, no bem receber tão próprio dos portugueses, no clima...tanta coisa que - eu sei - não dá de comer, mas faz com que este não seja o local terrível que descrevem para viver.

Há que ter orgulho no chão que se pisa...porque é o que nos falta muitas vezes, orgulho para lutar pelo que é nosso!

1 poesias :

mfc disse...

Mas eu não sou injusto.
Não me queixo do Governo que temos...
Queixo-me é do Povo que o elegeu!!
(... a este e aos anteriores!)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;