16 setembro 2012

10 locais a visitar em Portugal - Distrito do Porto

1. Naufrágio do "Veronése" [N 41° 12.201 W 008° 42.949]
No Inverno de 1913, na zona de Leça da Palmeira - junto ao farol - ocorreu o naufrágio do navio "Verónese". Nesse local rochoso (onde se localiza a Capela de São Clemente), que para sempre vai ficar ligado a esse trágico acontecimento, pode-se ter uma vista magnífica sobre o mar, mas também para o Farol de Leça (construído em 1927, apresentando-se como um dos maior do país) e a Casa de Chá da Boa Nova - obra da autoria de Álvaro Siza Vieira.

Naufrágio do Veronése [Leça da Palmeira]

2. Rotunda dos Pescadores/Anémona [N 41° 10.407 W 008° 41.288]
A rotunda dos Pescadores (que representa uma Anémona) é um grande monumento da cidade de Matosinhos. Este monumento, concebido pela escultora americana Janet Echelman, homenageia os grandes homens dos mar, os pescadores - tão típicos desta região. Por essa razão a sua forma é de uma enorme rede de pesca vermelha. O anel que suspende a rede tem um diâmetro de 42 metros e é suportado por três mastros entre os quais o maior atinge 57 metros de altura.

Rotunda dos Pescadores / Anémona [Matosinhos]

3. Parque e Jardins do Palácio de Cristal [N 41° 08.731 W 008° 37.661]

Os Parque e os Jardins do Palácio de Cristal são um agradável espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, em plena cidade do Porto, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes panorâmicas do rio Douro e do mar. Estes jardins românticos foram projectados na década de 1860 pelo paisagista alemão Emílio David, para envolver o então Palácio de Cristal, substituído pelo Pavilhão Rosa Mota na década de 1950.

O Rio Douro visto do parque do Palácio de Cristal

4. Parque da Cidade do Porto [N 41° 10.076 W 008° 40.753]

Este, que se apresenta como o maior parque urbano do país, é um local de passeio e comunhão com a Natureza, por excelência. O que torna este parque urbano especial é que, numa área de 83 hectares, é possível esquecer que se está no meio do reboliço de áreas densamente povoadas como são as cidades do Porto e Matosinhos, e apreciar uma paisagem sofisticadamente arquitectada, com lagos, fauna e flora variada. Para além disto, bem perto deste parque temos a praia, o Castelo do Queijo, e o Sea Life (o Oceanário do Porto).

O pôr-do-sol quase a chegar ao Parque da Cidade


5. Piscina das Marés [ 41° 11.570'N   8° 42.466'W]
Apresenta-do como uma obra do grande arquitecto português Siza Vieira, estas piscinas de água salgada, localizadas em Leça da Palmeira, são o local ideal para passar uma tarde de Verão. Construídas na década de 1960, estas piscinas enquadram-se de forma perfeita com a paisagem e são consideradas um exemplar da harmonização dinâmica do espaço construído com as formas criadas pela Natureza e, passados mais de 40 anos, continua de inultrapassável actualidade. 

Piscina das Marés [Leça da Palmeira]

6. Foz do Porto [N 41° 09.447 W 008° 40.942]
A Foz do Douro é um local de excelência para um passeio ao fim de tarde, a um domingo de manhã ou quando a vontade assim o exigir, ou seja, é um local que convida sempre a um passeio. No decorrer desse passeio junto à costa, poderás encontrar a Pérgola da Foz, uma construção emblemática da cidade do Porto e um local ideal para ver um pôr-do-sol.

Pérgola da Foz


7. Nau Quinhentista [N 41° 21.050 W 008° 44.532]
Na cidade de Vila do Conde pode-se encontrar uma réplica de uma Nau Quinhentista, que serve de museu. Aqui, é possível ver os camarotes do piloto e do cartógrafo, material cartográfico, instrumentos e técnicas de navegação, cozinha e despensa, procurando elucidar sobre a complexidade e as vicissitudes da vida a bordo na época das naus originais. Em redor desta Nau podemos desfrutar de uma zona ribeirinha muito agradável e de vários monumentos como a Capela do Socorro, a Capela de Nossa Senhora da Guia e o Mosteiro de Santa Clara. Não muito longe, já numa zona à beira-mar é encontra-se o Forte de São João Baptista, um momento também importante.

Nau Quinhentista [Vila do Conde]

8. Senhor da Pedra [N 41° 04.123 W 008° 39.518]
A praia do Senhor da Pedra, em Gulpilhares (Vila Nova de Gaia) não é apenas um local de destino para os banhistas. Esta praia conta com uma capela, localizada junto ao mar, entre os rochedos, que lhe dá um toque especial. É um local de excelência para quem procura umas belas fotografias, principalmente nas horas de pôr-do-sol. A zona envolvente da praia é também muito agradável e convidativa e vale a pena visitar.

Capela do Senhor da Pedra


9. Parque Biológico de Gaia [N 41° 06.099 W 008° 33.711]
Primeiro centro permanente de Educação Ambiental do país, o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia consiste numa área agro-florestal com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas. Este parque é o local ideal para quem quer passar uma tarde relaxante, longe das grandes confusões e bem perto da natureza. Aqui poderás encontrar uma variedade de espécies de animais e muita informação sobre fauna e flora. Como alternativa, poderás encontrar - a alguns quilómetros de distância - o Zoo Santo Inácio.

Exposição Biorama no Parque Biológico de Gaia

10. Cais de Gaia/ Serra do Pilar [ 41° 8.290'N   8° 36.485'W]
Não é por acaso que o Mosteiro da Serra do Pilar é usado como imagem de marca do Município de Vila Nova de Gaia. Pois, para além deste ser um belo exemplo de património arquitectónico do concelho, é também um dos locais onde se pode vislumbrar uma magnífica paisagem sobre o Douro. Se isto é isto que podemos encontrar a alguns metros de altitude, o que fica por baixo, junto ao rio, não lhe fica atrás a nível de beleza paisagística. Aqui, poderás encontrar o Cais de Gaia, um local de referência para um belo passeio à beira-rio, um jantar no fim de tarde de Verão ou para tomar um copo à noite. A ligar este dois pontos de referência, existe agora um teleférico.

nasce um brilho nos meus olhos...quando vejo paisagens como esta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;