20 setembro 2012

Percorrer Portugal numa carrinha "pão de forma"

Não sei de partilham da mesma vontade, mas um grande sonho de Verão que tenho é arranjar uma auto-caravana e andar por esse país fora. Parar onde alma pedisse e acordar com vista para o mar, estilo surfista (mesmo sem o ser). Pois bem, isso foi o que fizeram dois surfistas na tão emblemática carrinha “pão de forma”, deixando a aventura escrita no livro que intitularam “Tanto Mar”.

Este livro conta a aventura de doze dias à descoberta da costa deste país “à beira-mar plantado”. Praias conhecidas e menos conhecidas, tradições litorais e muito peixe foram a imagem de marca desta viagem de Caminha até Vila Real de Santo António, sempre marcadas pelo ritmo lento da famosa carrinha da Volkswagen.

A dupla de "Tanto Mar"

Apesar de vivermos num país pequeno, a nossa costa é rica em diversidade, onde cada praia tem a sua particularidade, senão vejamos: as dunas de São Jacinto (Aveiro) caracterizam-se pela sua “longa planície quase desértica”, em contraste com o estilo urbano que se vive nas praias do Porto e Lisboa. Em Cortegaça (Ovar), os pinheiros estão a cair sobre as dunas, proporcionando um cenário dramático, mas “muito bonito”. Beleza foi algo que encontraram também no pôr-do-sol de Odeceixe, que descreveram como “exibição gratuita e coreografada de monumentalidade”.

Rumo à Nazaré

O objectivo do livro passa por incentivar as pessoas a fazerem este tipo de viagem e o mês recomendado é este em que nos encontramos: Setembro, porque é com as nortadas acabam. O período aconselhado é entre dez e quinze dias. “São umas férias que têm aventura, são muito económicas, muito reveladoras e que estão aqui ao lado. É só preciso quebrar essa fronteira mental que muitas vezes nos impede”.

Granja

Para finalizar, fizeram um top das praias “a mergulhar antes de morrer”: Moledo (Viana do Castelo), Cabedelo (Viana do Castelo), São Pedro de Moel (Marinha Grande), Pedras Muitas (Peniche), Foz do Lizandro (Ericeira), Guincho (Cascais), Costa da Caparica (Almada), Malhão (Vila Nova de Mil Fontes), Odeceixe (Aljezur) e Barril (Tavira).

O Verão está a acabar e as férias provavelmente já se foram, mas fica aqui uma ideia para o próximo ano!

[inspirado nesta reportagem]
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;