26 março 2014

10 programas que fizeram furor nos anos 90 (parte 1)

A televisão portuguesa teve uma fase áurea nos anos 90, época em que ainda não havia Internet e o Facebook era feito porta-a-porta ou, quanto muito, por telefone. O telemóvel ainda dava os primeiros passos no quotidiano dos portugueses e já estes assistiam a programas transcendentes para a época, como era o “Hugo” ou o “Juiz Decide”. Fiquem aqui com alguns programas que marcaram esta geração:

1. “O Juiz Decide” (1994-2001)
Problemas com heranças, propriedades e os crimes mais insólitos? Resolviam-se neste programa de sucesso, onde se criavam julgamentos (mais ou menos) fictícios e o público ajudava a decidir o veredicto. Em qualquer pastelaria ou café, este era um programa obrigatório, logo a seguir ao jornal da tarde.

O Juíz Decide

2. “Hugo” (1997-2001)
Se há programa que toda a criança desta geração se lembra é o “Hugo”. Aquele programa em que o telespectador tinha a missão de levar Hugo a salvar a amada Hugolina e os filhos das mãos da bruxa malvada, com a ajuda do telefone fez sucesso imediato. Este programa foi também uma das maiores frustrações da minha infância, porque o meu telefone não me permitia participar e não tinha o telefone perto da televisão.

Hugo e a sua cara maquiavélica

3. “Big Show SIC” (1995-2001)
Este foi o programa que tornou João Baião um dos mais apresentadores mais conhecidos e mais amados do país, naquela época. Ele dançava e saltava sem parar, recebia os artistas populares (lançou muito artista pimba para a ribalta) e oferecia prémios nos mais variados concursos. O apresentador era, sem dúvida, o ícone deste programa, pois surpreendia toda a gente com uma energia que parecia não ter fim. Frases como “deixe lá o rapaz estar sossegado” ou "Dona Albertina, não vá fazer já o seu xixizinho" são ainda hoje recordadas pelo público, assim como a lendária personagem do Macaco Hadrianno.

João Baião ao lado da razão dos homens também verem este programa

4. “Ponto de Encontro” (1994-2002)
Quem se lembra deste programa, intuitivamente começa a cantarolar, ainda que mentalmente, o genérico do programa. Este era daqueles programas que todas as avozinhas gostavam: Henrique Mendes reunia irmãos separados à nascença, crianças que cresceram sem pai ou amigos de infância a quem um dia perderam o rasto. Era este tranquilo apresentador a alma do programa: segurava-lhes nas mãos, oferecia-lhes lenços nos momentos mais difíceis, e parecia ter sempre a palavra certa para os reconfortar.

O grande e único Henrique Mendes

5. Buéréré (1993-1998)   
O programa Buéréré foi o primeiro programa que a SIC criou direccionado para os mais novos e, apesar de muita gente o associar de imediato a uma versão novinha e muito menos depravada da Ana Malhoa, o certo é que este programa começou por ser apresentado por Ana Marques. Para além de fazer a ponte entre os desenhos animados e as séries que faziam a delícia da pequenada, este programa também apostava fortemente na música, sendo que algumas assim hoje são recordadas como é o caso de: “sabes que começou no A…” (sim, eu sei que estás a cantarolar com um sorriso parvo na cara).

Ana Malhoa, o Boi Ré-Ré e o Macaco Hadrianno
Os anos 90 e os seus programas de qualidade continuam no próximo post...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;