30 março 2014

10 programas que fizeram furor nos anos 90 (parte 2)

6. Rua Sésamo (1989 – 1991)
Estreou em Novembro de 1989 a versão portuguesa da rua mais famosa do mundo e terminou em Maio de 1990. A Rua Sésamo transformou-se num sucesso imediato sendo bem recebida tanto pelo público infantil como pelo mais velho. O programa continha também animações feitas em Portugal e também da Rua Sésamo original. Em 1991 o programa voltou a ser repetido. Este programa era uma verdadeira escola para as muitas crianças que iam aprendendo os números e a dar os primeiros passos na leitura. 

Rua Sésamo
 
7. Riscos (1997 - 1998)
Lembram-se dos Morangos? Esta era fácil. Agora umas mais difíceis… lembram-se do Riscos? Pois é, visto de uma certa perspectiva (uma perspectiva de maternidade) a série Riscos seria a mãe dos Morangos com Açúcar. Essa era uma série onde se abordava tudo e mais alguma coisa inerente à primavera da vida: sexo, drogas, racismo, anorexia, skinheads, doenças sexualmente transmissíveis,  alcoolismo, gravidez, pedofilia, suicídio, sexo, prostituição, homossexualidade, cultos religiosos, sexo, vício no jogo, ecologia, conflitos de gerações e... já referi sexo?

Série Riscos

8. Herman Enciclopédia (1997-1998)
Este, a meu ver, foi o melhor programa de Herman José. Era um programa onde este apresentou algumas das mais famosas personagens do humor em Portugal: Diácono Remédios, José Estebes, Dra. Rute Remédios, Mike e Melga. Rico em momentos únicos de humor, onde se podia ver não Herman José e Maria Rueff em grande nível, como também um elenco de nomes reconhecidos do grande público.

Herman José e Maria Rueff e companhia num dos momentos altos das suas carreiras


9. Contra-Informação (1996 – 2010)
Bonecos bem caricaturados das mais variadas personalidades nacionais e internacionais, uma boa dose de humor, sátira e ironia eram a receita que este programa apresentava depois do Telejornal da RTP1. Era uma boa maneira de fazer sátira com os mais diversos temas que iam desde a política ao desporto. E quem não se lembra de expressões como a do “Boby, Tareco…busca!” do mítico “Bimbo da Costa”?

Eram muitas as personagens deste programa


10. A Alma e a Gente (1997-1998)
Ao pensares numa pessoa que conheceu e viveu a história de Portugal como ninguém, certamente que o primeiro nome que te vem à ideia é o de José Hermano Saraiva. A “alma” do programa era toda deste senhor da televisão, que mantinha o método do improviso verbal, sem telepontos nem qualquer outro tipo de apoio. A “gente” era apresentada a cada programa, através de biografias de portugueses que marcam a nossa história. Este programa era uma autêntica história que nos parecia levar até à época relatada.

O melhor professor de história de sempre
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;