24 outubro 2011

5 segredos que nunca te contaram

1 – A boneca Barbie foi inspirada numa personagem erótica.
Tudo começou nas páginas do jornal alemão Bild-Zeitung, em 1952. Para preencher os buracos sem notícias, o ilustrador Reinhard Beuthien criou Lilli, uma loira que aparecia em bandas desenhadas com cintura fina, maquilhagem, peitos grandes e sempre de salto alto – até quando estava só de cuecas e sutiã... Sua marca eram as piadas picantes. O sucesso foi tão grande que tornou-se numa boneca para presentear os homens. O que ninguém esperava é que o brinquedo caísse no gosto das meninas

De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler comprou algumas Liliis e levou para os engenheiros da fábrica deles, a Mattel. Baptizada de Barbie, a cópia foi lançada nos Estados Unidos em 1959. A semelhança era tão óbvia que a Mattel aceitou pagar pelo direito de “clonagem”. Foi um belo negócio: Já foram vendidas 3 bilhões de Barbies no mundo!.

2 - Gandhi impediu a cura da mulher dele
Líder espiritual e político da India, Mahatma Gandhi (1869-1948) e um símbolo de defesa da paz, da igualdade e da justiça. Mas um episodio pouco lembrado da sua vida familiar mancha um pouquinho essa grande reputação. Em 1942, a mulher de Gandhi apanhou uma pneumonia e ficou à beira da morte. Um filho do casal conseguiu doses de penicilina, mas Gandhi proibiu-a de tomar, porque usar remédios seria duvidar da fé na religião hindu... Resultado: ela morreu em poucos dias. O pior é que, semanas depois, Gandhi contraiu malaria. Ele manteve as restrições religiosas por três semanas. Ai acabou por ceder e recorreu aos remédios para salvar sua vida.

3 - Existem pelo menos duas bombas atómicas perdidas no Mundo
Durante a Guerra Fria, americanos e soviéticos mantinham sempre aviões no ar carregados com bombas atómicas e preparados para "qualquer emergência". Há relatos de que pelo menos dois desses vôos tiveram problemas. Em 1961, um bombardeiro B-52 sobrevoava o estado americano da Carolina do Norte quando teve uma pane, pegou fogo e explodiu, soltando duas bombas atómicas - que felizmente não estavam armadas para detonar. Uma delas caiu sobre um campo. A outra mergulhou 45 metros num pântano e nunca pôde ser resgatada. Em 1968, outro B-52, com quatro bombas, caiu na Gronelândia. Três delas foram encontradas, mas até hoje não se sabe onde foi parar a quarta. E esses são incidentes só do lado americano. Sabe-se lá o que pode ter ocorrido do lado soviético...

3 - O trabalho mata mais gente do que as guerras
Não é desculpa para a malandragem, mas os números comprovam isso. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2 milhões de trabalhadores morrem por ano, vítimas de doenças e acidentes ligados à sua ocupação profissional. Já guerras e outros conflitos armados matam só 650 mil pessoas por ano, em média. A OIT responsabiliza as mas condições de trabalho em muitos países pelo número elevado de mortes. 

4 - A Terceira Guerra Mundial quase começou em 1995
No dia 25 de Janeiro de 1995, o presidente russo Boris Yeltsin, é acordado com um alerta: radares detectaram um míssil no rumo de Moscovo! Yeltsin chegou a pegar a mala usada para comandar o disparo dos mísseis nucleares. Porém, antes de uma decisão drástica, o míssil mudou de direcção. Mais tarde, descobriu-se que ele tinha sido lançado de uma base americana na Noruega para fazer fotos aéreas do Pólo Norte. Conforme manda a regra, os americanos mandaram um comunicado oficial avisando os países que seriam sobrevoados pelo míssil. Por alguma razão, o comando russo não recebeu a mensagem - ou não lhe deu a devida importância. E a Terceira Guerra quase começou por causa de uma simples falha de comunicação!

5 - Os Museus do Mundo estão cheios de falsificações
Thomas Hoving dirigiu por 15 anos uma das maiores colecções de arte do mundo, a Metropolitan Museum of Art, em Nova York. No livro "Impressões Falsas: A Caçada pelas Maiores Obras Falsas de Todos os Tempos", ele conta que analisou cerca de 50 mil obras de arte, de todas as épocas e regiões, expostas em museus. O balanço final foi assustador. "Pelo menos 40% das obras eram falsas", escreve no livro. Hoving conta que os itens mais falsificados estão utensílios do Egipto Antigo. Já os objectos religiosos atribuídos aos primeiros cristãos são pura fraude em quase todos os casos!


[da revista "Mundo Estranho" de Abril de 2008]

1 poesias :

mfc disse...

Desconhecia todas!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;