02 janeiro 2012

Retrospectiva 2011: Blogosfera

Como é moda hábito, entre o fim de um ano e o início de outro é comum fazer-se uma retrospectiva de tudo o que se passou no decorrer do ano que termina. Então, resolvi também fazer uma análise desse que foi um ano que foi uma viragem de página em vários capítulos, proporcionados por revoluções, manifestações, decisões políticas ou simplesmente pela defesa dos nosso valores e direitos enquanto seres humanos.

Para não tornar esta síntese num post muito pesado, decidi fazer uma abordagem temática, de onde destaquei 5 tópicos/palavras-chave dos mais diversos assuntos. Espero que gostem


Começo pela BLOGOSFERA, não numa retrospectiva do que se passou em 2011, mas numa vertente de destacar alguns blogs que fui seguindo ao longo do ano e que me deram inspiração para tantos posts. Aqui ficam, divididos por diferentes tipologias:

1. Os "tugas"
Começo por destacar o produto nacional. Neste leque queria destacar alguns blogs portugueses que gosto de seguir e que, na sua maioria, são pessoais, ou seja, são de pessoas que partilham a sua opinião sobre a vida, aquelas pessoas com as quais me identifico em tantos pontos da personalidade, apesar de não as conhecer. Aqui ficam alguns exemplos: Pé de Meia - pensamentos e fotografias, uma mistura ideal para mim, um blog altamente recomendado; não compreendo as mulheres - um blog bem humorado sobre pequenos pormenores do quotidiano (especificamente no relacionamento com mulheres); o Dizes Tu, que entretanto desapareceu e passou a Elementar, também é de uma autora que merece ser lida; o Contralinhas - da minha amiga e grande escritora Gi, é também um blog que merece ser lido. O HenriCartoon é um blog de cartoons que vale a pena ver também, do autor que faz os cartoons para as páginas do Sapo. Message For You e Shiuuu... são dois blogs que descobri recentemente em que os conteúdos são desabafos enviados pelos clientes.

2. Tumblr's
O Tumblr foi uma das minhas descobertas de 2011 (eu sei, já existe desde 2007). Foi apenas este ano que comecei a seguir mais atentamente estes micro-blogs e é de onde surge muita da minha inspiração para posts (essencialmente pelas imagens que por lá vejo). Ora bem, o primeiro que comecei a seguir penso que foi o esperando virar a touca e, a partir daí, comecei a seguir mais alguns como o bored as death, i can read, Quote Book, wears heart on sleeve, ou o we've run out of hiding places.


3. Brazucas
A blogosfera brasileira é rica não só em quantidade, como também em qualidade. A diversidade de blogs e a maneira como se interligam entre si é admirável e eu, como apreciador de blogs, sigo cerca de meia centena escritos no nosso país irmão (na sua grande maioria, de humor). Aqui ficam alguns (bons exemplos): Xtremes.net (recomendado essencialmente a homens); Testosterona (também mais dedicado ao público masculino); Um Sábado Qualquer (um blog de BD com uma temática bem interessante); Capinaremos; Lista10 (as melhores e piores listas do mundo). Assim só a título de exemplo. Tem tantos outros que era preciso um post enorme para falar sobre eles.

4. Design/Publicidade/Marketing
Esta é uma área que constitui mais do que um hobbie, é a minha forma de ganhar a vida, isto é, é a minha área profissional. Por essa mesma razão, os blogs que sigo dentro desta temática são vários e vão desde aqueles que disponibilizam conteúdos e ideias para designers àqueles que nos mostram os grandes exemplos de campanhas marketing que se fazem pelo mundo. Aqui ficam alguns exemplos de blogs que todo o design deve conhecer: 364psd, download PSD, Free PSD Files, e GraphicsFuel (todos eles para download de ficheiros para Photoshop); Vecto2000, Vector4Free e VectorValey (todos para ficheiros vectoriais); Note & Point (grande fonte de inspiração para quem procura apresentações); wordboner (excelente o design das t-shirts aqui apresentadas). No campo publicitário, os exemplos também são vários - ficam aqui alguns exemplos: Water Melon Monkey (blog de marketing de guerrilha da empresa Bazooka); Criative Criminals; Invisible Red (o blog da grande empresa Torke) e Blog da Publicidade.

5. Regionais
Gostava de destacar aqui também alguns blogs da minha região (distrito de Aveiro) que me vão mantendo informado sobre o que acontece à minha volta (no verdadeiro sentido da expressão). Agendaveiro, Go2Aveiro, Há Cultura em Aveiro são três blogs importantes para quem se quer inteirar sobre os mais diversos eventos que ocorrem na região; Artistas de Aveiro é um blogue destinado a promover as criações e produções de todos os artistas de Aveiro; Aveiro Sempre, um blog mais pessoal do autor do Agendaveiro que também vale a pena a visita; Krónicas Feirenses e Kultura SMF são dois blogs a seguir para quem quer saber mais sobre o concelho de Santa Maria da Feira; para a região de Ovar existem dois essenciais: Notícias de Ovar e Olhar Ovarense. Para a região do Porto, sigo apenas um: O Porto Cool. Há mais alguma sugestão para esta lista?


1 poesias :

mfc disse...

Partilho muitas das tuas predilecções e agradeço-te do coração a referência simpática qiue me fizeste!
Um grande abraço...e vamo-nos continuar a ver por aí!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;