17 janeiro 2012

Retrospectiva 2011: Pessoal

Já fiz a retrospectiva do ano que passou nas mais diversas temáticas, agora falta apenas fazer uma reflexão pessoal. Resolvi também deixar aqui o que foi para mim 2011. Resumidamente, não foi um ano nem bom nem mau, foi diferente a vários níveis, como eu gosto. Gosto de mudanças, gosto de fugas à rotina, gosto de aventura... e 2011 foi rico nisso.

1. Intra_Rail
Família Intra-Rail
Tudo começou quando concorri para o concurso promovido pela Movijovem onde se oferecia a possibilidade de fazer um intra_rail (alojamento e viagens de comboio) pela módica quantia de 50€ (valor que serviu para baptizar uma gorila no Jardim Zoológico de Lisboa, a Bak). Existia a possibilidade de levar um amigo gratuitamente, mas optei por ir sozinho – era algo que precisava naquele momento…uma fuga a tudo e todos. Continuo com a ideia que foi a escolha certa.

Já descrevi a semana em pormenor aqui, mas é algo que não me canso de recordar. Arrisco-me a dizer que foi a semana mais intensa da minha vida. Conheci novos locais de uma maneira absolutamente espectacular, vivi novas experiências e conheci pessoas que significaram para mim mais numa semana do que muitas em anos. Vanessa, Soraia, Fábio, Esperança, Elisabete, Mónica, “Jota”, Ricardo (o grande “menor”), André, Paulos, Pico, Marina, Catarina “a menor”, Iuri, Carlos, Jorge, Verónica, Filipa, Paula, Joana…são alguns nomes que ficaram no meu hotel. Obrigado por tudo!

NOTA: Os encontros "pós-intra" também foram fantásticos...


2. Amor
Uma das consequências do intra_rail, foi o começo de um novo amor. Quando nada fazia prever (que é quando normalmente começam as relações) uma relação despontou num encontro "pós-intra".  A relação que começou numa Semana de Enterro (a "queima das fitas" de Aveiro), acabou por ser mais do que algo "do momento" e tornou-se num amor que já conta com mais de 8 meses. Talvez por ter tido como madrinha a Aurea, como padrinho o David Fonseca e como convidados de honra a grande malta do Intra e de Cucujães!
Queria apenas deixar um pequeno agradecimento público ao meu amor por ter estado sempre do meu lado e por partilhar comigo momentos inesquecíveis. Foste tu a responsável por não ter ido a baixo nos momentos de fraqueza...Obrigado!


3. Emprego
So Pitch
Esta foi a parte má de 2011. À semelhança de tantos portugueses, vi-me na situação de desempregado, uma situação nova para mim. Não é fácil enviar dezenas (sem exagero) de candidaturas por dia, candidatar a tudo quanto é sítio, restruturar mil e uma vezes o currículo à procura de um elemento chave de diferenciação, ir a entrevistas com um monte de "nãos" no pensamento, saber que para conseguir um lugar é preciso lutar como cão por um osso com outros concorrentes...é uma situação ingrata para quem sente que tem tanto para dar e ninguém dá uma oportunidade. 

No entanto, há que retirar o lado positivo de tudo e esta situação não é diferente. Saí de um emprego onde já não tinha qualquer motivação (um ordenado no fim do mês não é suficientemente motivador para mim), pude aprender com os erros e disparates que fui fazendo e, essencialmente, senti que, em momentos que dá vontade de desistir, fui forte o suficiente para nunca me ir a baixo. Ainda tive a oportunidade de participar no grande evento So Pitch.


4. Aventuras
Festival de Chocolate de Óbidos
2011 fui mais do que "Bragança a Lisboa", fui de Caminha ao Algarve. As viagens começaram em Janeiro, com um grande domingo por Guimarães, cidade que este ano assume o estatuto de capital da cultura; Fevereiro foi a vez de Vila Nova de Gaia ser vista ao pormenor. Março foi a loucura do grande Carnaval de Ovar, enquanto que em Abril a viagem foi até ao Festival do Chocolate em Óbidos (a terceira presença consecutiva no festival), seguida do grande intra_rail. Em Maio foi o encontro "pós-intra" em Aveiro e o "Serralves em Festa", no Porto. Junho contou com uma aventura nova, os PR's (Pequenas Rotas, Pedestrial Routes, caminhadas na natureza, como quiserem chamar), com "Os Amigos do PR", na aldeia de Fajão e o sempre memóravel São João, no Porto.  
Zambujeira do Mar
Julho foi o mês do campismo: em Caminha e no Furadouro (sempre acompanhado com a chuva de Verão). Foi também o mês do segundo encontro "pós-intra", por Lisboa, com um tour intenso pela capital com direito a andar em todo o tipo de transportes. Agosto foi o merecido descanso, no típico destino português: o Algarve. Só que desta vez com uma viagem pela linda costa alentejana, com paragens em locais como: Porto Côvo, Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes. Neste mês ainda deu tempo para ir ver o Beira-Mar vs Sporting (!?) e aparecer na TV. Setembro contou com o inevitável São Paio na Torreira e com um mais um PR, desta vez em Gondar. Contou ainda com uma viagem a Coimbra na melhor das companhias. Outubro ficou marcado por um fim de semana em São Pedro do Sul e Novembro por um passeio por Ponte de Lima. Dezembro foi o mês de jogar Paintball e de uma grande aventura

Isto é o resumo de um ano de "loucos"...e a prova que não é preciso ser-se rico para se viajar e aproveitar a vida. Obrigado a todos que tornaram estas aventuras possíveis!


5. Concertos
Este ano não fui um ano de muitos concertos...mas, mesmo assim, deu para ver a fantástica Aurea, o David Fonseca, um verdadeiro entretainer em palco e um concerto que há muito aguardava...Gabriel o Pensador.

Gabriel o Pensador com o traje de Coimbra
Já o vi em Lourosa, na Queima do Porto, no 24 Horas TMN e na Semana do Enterro em Aveiro...em 2006. Desde aí que andava a ressacar para voltar a ver o meu cantor favorito e quando vi o nome dele no cartaz da Latada de Coimbra nem pensei duas vezes e disse logo que ia. Não desiludiu! Tantos anos depois, Gabriel o Pensador continua sempre ao mais alto nível, sempre com grandes concertos. Espectacular!

É um post longo, eu sei, mas tinha que ser escrito. E a quem o leu todo, o meu muito Obrigado!

1 poesias :

mfc disse...

E parabéns por esse amor, que é o que há de mais importante na vida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;