07 janeiro 2012

Retrospectiva 2011: Datas Importantes

O tempo esta semana para actualizar o blog tem sido nulo e se, inicialmente, a intenção era publicar um tema por dia nesta saga de flashback, a vida encarregou-se de trocar-me as voltas e programar outra coisa. Adiante...


Queria aqui deixar mais cinco tópicos de um tema, desta vez "datas importantes". Apesar de existirem muitas assinaláveis ficam aqui cinco delas:

1. Casamento real de William e Kate - 29 de Abril, Inglaterra
Em todo o mundo, mais de 2 milhões de pessoas assistiram ao casamento real do príncipe William e Kate Middleton, na Abadia de Westminster, em Londres.
A polícia estimou que estivessem mais de um milhão de pessoas a assistir ao casamento no centro de Londres. Ao longo dos anos, o Palácio de Buckingham, a luxuosa sede da monarquia britânica, tem sido palco dos tradicionais casamentos reais, considerados "contos de fada" na vida real (não é por acaso que este é o segundo casamento mais caro da história, só superado pelos pais do noivo Príncipe Carlos e Diana).
O grande momento do casamento foi quando os noivos, ao lado da rainha Elizabeth II, trocaram o primeiro beijo em público. Esta foi uma cena ovacionada pela multidão e uma imagem que correu mundo. E os gandas malucos beijaram-se duas vezes só naquela de quebrar o protocolo.

2. Osama Bin Laden morto - 01 de Maio, Paquistão
À típica maneira maneira americana, a notícia da morte de Osama Bin Laden foi dada, em directo na TV, pelo presidente dos EUA, Barak Obama. A histórica contada resume-se no seguinte: Quatro helicópteros foram usados na operação sigilosa do governo americano com o governo do Paquistão. Um comando especializado da Marinha americana matou Bin Laden numa fortaleza na cidade de Abbotabad, no Paquistão. A missão era matar o terrorista e não capturar. O corpo foi atirado ao mar. A acção durou 40 minutos.
O certo é que, sendo os EUA, um país fanático pelo mediatismo, um país sedento de vingança pelo 11 de Setembro, deixa que esta notícia surja e nem questiona a sua veracidade. Uma foto que foi comprada ser montagem serve como prova? Atirar o corpo ao mar do homem mais procurado do mundo? Iam fazer isso, depois do aparato que fizeram com o enforcamento do Saddam? Poupem-me, mas isto cheira-me a mais uma invenção americana...

3. Ataques de Oslo - 22 de Julho, Noruega
Um atentado à bomba atingiu prédios do quartel-general do Governo norueguês, em Oslo. Pouco depois, na ilha de Utoeya, próxima da cidade, um homem vestido de polícia abriu fogo contra um acampamento de jovens. Morreram, no total, 77 pessoas. O autor confesso dos crimes foi Anders Breivik, que disse ter agido para "salvar a Noruega e Europa ocidental do domínio muçulmano". 
Afirmam que os jogos incentivam a violência e actos deste género, mas penso que os fanáticos religiosos são bem mais perigosos que os fanáticos pelos videojogos. Enquanto houver avanços na tecnologia, a revolta dos nerds tarda em chegar.
4. Uma semana de motins em Londres - 06 de Agosto, Inglaterra
Começou como protesto pela morte de um jovem às mãos da polícia britânica e transformou-se rapidamente num cenário de guerra: durante uma semana, vários bairros de Londres foram palco de motins, com destruição, incêndios e saques, que cada vez pareciam mais desligados da motivação inicial. Morreram 5 pessoas e mais de 2 mil foram detidas.
Espera-se esse tipo de acções em vários lugares do mundo, mas quando se houver falar que foi em Londres já parece mais surpreendente, principalmente pelo facto de não estarem a protestar pelos motivos típicos da crise (como acontece, por exemplo, na Grécia).

5. 11/11/11 - 11:11, todo o mundo
No ano de 2011 verificou-se um fenómeno numero-lógico que apenas se verifica a cada 100 anos (ou seja, já não vejo mais disto), de seu nome palíndromo de 12 dígitos (bonito nome este). Esta foi uma data perfeita para grandes decisões (como escrever um post, por exemplo) ou simplesmente para olhar para o relógio e fixar o momento. Desde as crenças de sorte ou tragédia até às mais radicais, como a abertura de um portal para diferentes dimensões espaciais, existem muitas teorias que circularam nas redes sociais sobre o 11/11/11. A mim abriu-me um portal...para o minuto seguinte.
Estas foram apenas algumas das 5 datas mais importantes desse grande ano que foi 2011...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;