11 janeiro 2012

Retrospectiva 2011: Desporto


Vamos lá falar de Desporto e, nesta temática, apesar da minha parcialidade, não vou estar com discursos clubistas (porque também não é um ano memorável nesse aspecto). Tivemos os melhores do mundo, tivemos feitos inéditos, tivemos...o que se segue:

1. Futebol
No futebol, o desporto de eleição em Portugal, começamos o ano com uma boa notícia: José Mourinho foi eleito pela FIFA o melhor treinador de 2010. Cristiano Ronaldo não teve a mesma sorte e foi batido por Messi no prémio para melhor jogador do ano, no entanto, ganhou a Bota de Ouro.
Em Abril, o FC Porto venceu o Benfica por 3-1 no Estádio da luz, tornando-se campeão nacional pela 25ª vez. Enquanto os dragões festejam a vitória no relvado, as luzes apagam-se no estádio (fiquei revoltado, como qualquer benfiquista deve ter ficado, mas esta foi uma atitude de falta de carácter, falta de fair-play e mau perder que em nada dignificou o clube).
Na Liga Europa, assistimos a um feito histórico: três equipas portuguesas nas meias-finais e, posteriormente, a primeira final da Liga Europa com duas equipas portuguesas, onde o FC Porto derrotou o Sporting de Braga por 1-0.
Em Agosto, a Selecção Nacional de sub-20 surpreendeu tudo e todos ao chegar à final do Mundial. Perdeu com o Brasil numa final extremamente disputada.
Já mais para o fim do ano, à típica maneira portuguesa - a sofrer e a deixar tudo para a última - a Selecção Nacional apurou-se para o Euro2012. O jogo decisivo contra a Bósnia, no Estádio da Luz, acabou com um expressivo 6-2. Agora aguarda-nos as grandes potências Holanda, Alemanha e Dinamarca.

2.Ténis
A 13 de Abril, Frederico Gil realizou um feito histórico para o ténis português. Em Monte Carlo, tornou-se o primeiro português a qualificar-se para os oitavos de final de um torneio da categoria Masters 1000 do Circuito ATP.


3. Futsal
Ricardinho conseguiu um grande feito para o Futsal nacional: foi o primeiro português a ser considerado o melhor jogador do Mundo nesta modalidade. O português Ricardinho foi distinguido pelo site futsalplanet.com com o prémio Umbro Futsal Award para o melhor jogador do Mundo em 2010. O craque despontou ao serviço do Benfica e brilhou no último ano ao serviço do Nagoya Oceans, onde se sagrou campeão do Japão.

4. 4 Rodas
O piloto português Hélder Rodrigues sagrou-se campeão do Mundo de motociclismo em todo o terreno, ao vencer a última etapa do Rali dos Faraós e terminando em segundo da geral. Depois de um terceiro lugar no Dakar deste ano, o titulo mundial vem provar que Hélder Rodrigues está entre os melhores do Mundo. Por esta razão, Hélder Rodrigues foi considerado na 16ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, Atleta Masculino do Ano.

5. Atletismo  
O atleta português Obikwelu conquistou a medalha de ouro nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta de Paris ao vencer a final da prova dos 60m com 6,53s. Esta marca é novo recorde nacional e melhor marca do ano.
O  luso-nigeriano surpreende o atletismo por ter conseguido uma medalha numa distância que por norma não é a sua, devido ao seu tempo de reacção na hora da partida, e por chegar a esta aos 32 anos. Esta foi a segunda medalha portuguesa nos Campeonatos Europeus de Atletismo de pista coberta em Paris, depois de Naide Gomes ter conquistado a medalha de prata no concurso de salto em comprimento.

Noutros desportos, destaca-se o Râguebi, onde a selecção portuguesa sagrou-se pela oitava vez campeã europeia de râguebi de sevens, depois de derrotar a Espanha por 12-10, na final da última etapa da Grand Prix Series, disputada em Bucareste. 
No Hóquei em Patins, a Oliveirense conquistou a segunda Taça de Portugal do seu historial, repetindo o feito alcançado em 1996/97. 

1 poesias :

mfc disse...

O nosso clube àparte... o ano até foi bastante bom para Portugal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;