1. Pão de Ul (Ul, Oliveira de Azeméis) - Como entrada recomendo Pão de Ul (as chamadas padas), um pão com uma qualidade única, não sendo por isso de estranhar que a notícia de que este pão se vá tornar património cultural. Uma alternativa a este pão é que pode ser encontrado na Mealhada.
2. Leitão à Bairrada (Mealhada) - Falar em Mealhada é o mesmo que falar em Leitão à Bairrada, não sendo de estranhar os inúmeros restaurantes existentes nesta cidade que se dedicam a esta especialidade. É uma delícia que só provando...Se não é muito apreciador de leitão há sempre a alternativa mais a norte...em Alvarenga (freguesia do concelho de Arouca), onde se pode provar um bife "à homem".
3. Ovos Moles (Aveiro) - No que toca a doçarias, não podia deixar de destacar essa maravilha da doçaria portuguesa que é o fofinho e saboroso ovo mole de Aveiro. É daqueles doces que tem que ser comido na medida certa para não enjoar, pois é doce até dizer "chega".
4. Fogaças (Santa Maria da Feira) - Na terra da Feira Medieval, pode provar uma delícia chamada Fogaça. Não vos posso definir o que é a fogaça, mas posso classificá-la de fantástica. E uma vez em Santa Maria da Feira, não deixe de passar no café Amandius (passo a publicidade) e prove a fantástica francesinha (eu sei que isto não é típico do distristo de Aveiro, mas também é vivamente recomendável) que aqui é servida.
5. Pão de Ló de Ovar (Ovar) - Por último, mas não menos saboroso, recomendo este Pão de Ló que é uma autêntica dose de satisfação (e calorias).
Espero ter contribuindo para a vossa cultura mais importante, a cultura gastronómica...deixei aqui as vossas sugestões de pecados da gula do distrito de Aveiro ou de outros locais deste nosso Portugal.