31 maio 2012 0 poesias

Dia 23 - Uma música que não passo sem ouvir

Como amante confesso de Hip Hop Tuga, uma das bandas que mais me marcou neste género musical foi, sem dúvida, os Dealema.

Nos tempos em que eu andava no secundário, lançam o seu primeiro CD, intitulado com o mesmo nome da banda. Para mim, esse foi o melhor, com músicas que continuam presentes na minha playlist e que não me canso de ouvir.

Aqui fica uma delas que aprecio bastante:

Dealema - Não desistimos 
 
30 maio 2012 0 poesias

Dia 21 - A minha música favorita

Sinceramente não tenho nenhuma música favorita em particular. Gosto de muitas e nenhuma se destaca entre elas, mas há que escolher uma e aqui fica:

John Mayer - Waiting On The World To Change
29 maio 2012 0 poesias

Dia 20 - A última música da minha playlist (ordem alfabética)

Esta é uma das bandas da minha adolescência, uma banda que alcançou o sucesso depois de ter sido lançada por Fred Durst, vocalista dos Limp Bizkit. Desconhecia a história relacionada com esta música até ver o vídeo abaixo.

Staind - Zoe Jane
28 maio 2012 0 poesias

Dia 19 - A primeira música da minha playlist (ordem alfabética)

Quanto a esta não há muito a dizer...é uma música de Sam The Kid, em que o título é uma data: 16/12/95, daí ser a primeira da lista. Vale a pena ouvir, porque o Samuel, não o Massas, mas o Mira, é bem mais do que o autor da música Poetas do Karaoke.

Sam The Kid - 16/12/95  
27 maio 2012 0 poesias

Dia 18 - Uma música que adoro, mas que raramente ouço

Estava aqui a preparar este post sobre a música do Tás a Ver? do Gabriel o Pensador, quando deparei-me com um site completamente renovado (algo que já não vi há alguns anos valentes) e as novas páginas do Twitter e do Facebook. Mais importante que isso - uma música nova! 
Tinha saudades de ouvir músicas novas do Gabriel, porque adoro a maioria das suas músicas e, agora, raramente ouço, devido ao facto de já haver novas há muito (mais concretamente desde 2005).

Adorei este novo som, assim como adorei algumas músicas novas que ele cantou no concerto, em Novembro, em Coimbra. Aqui fica:


Gabriel o Pensador - Linhas Tortas

E eu tenho aquele livro, que já me serviu de tanta inspiração!
26 maio 2012 0 poesias

Dia 17 - Uma música que me faz dançar

Como estou com pouco tempo, deixo-vos este post - adequado para o fim de semana - com o desejo que aproveitem a vida! A vida é curta, mas a noite é longa!


LMFAO - Sexy and I Know It
25 maio 2012 0 poesias

Dia 16 - Uma música que me faz chorar

Não há nenhuma música que deixe realmente a chorar. Penso que isso tem a ver com a conotação que, por vezes, damos às músicas e aos momentos/pessoas a que/quem associamos essas mesmas músicas.

Poderia colocar uma música tipicamente usada para expressar momentos de tristeza o Everyboy Hurts dos R.E.M. Mas não é essa que vou aqui deixar. Deixo aqui a Tears in Heaven do Eric Clapton, pela razão que referi em cima: por aquilo que ela me faz pensar.

Não a tenho associada a nenhuma parte em concreto ou a alguma pessoa, mas pela história que está associada à música:
"'Tears in Heaven', canção escrita por Eric Clapton e Will Jennings, fala sobre a dor sentida por Clapton após a morte do seu filho de quatro anos, Conor, que caiu da janela do 53º andar dum prédio em Nova York, a 20 de Março de 1991. Clapton, que chegou ao apartamento logo após o acidente. Ficou visivelmente perturbado durante meses"

Eric Clapton - Tears in Heaven
24 maio 2012 0 poesias

Dia 15 - Uma música que adoro cantar

Esta aqui é particularmente complicada de escolher, porque gosto de cantar tanta música...desde o pimba até a brasileirada. No entanto, há que escolher uma e olhando para a minha lista de músicas ouvidas ao longo dos tempos, acabo por escolher a que está no 27º lugar (um número especial).

A música é da Mafalda Veiga, uma cantora com músicas que me dão sempre vontade de cantar. A mesma que me arrepiou com um concerto fantástico no Algarve, em 2010. Espero que gostem...

Meu amor não quero mais palavras rasgadas.
Nem o tempo cheio dos pedaços de nada.
Não me dês sentidos para chegar ao fim.
Meu amor... só quero ser feliz.


(...)


Meu amor não quero mais silêncio escondido.
Nem a dor do que cai em cada gesto ferido.
Quero janelas abertas e o sol a entrar.
Quero o meu mundo inteiro dentro do teu olhar.
Eu quero o meu mundo inteiro dentro do teu olhar.


Mafalda Veiga - Estrada
23 maio 2012 0 poesias

Dia 14 - Uma música que me lembra a minha namorada

Sou um amante confesso do improviso e da espontaneidade mas, sinceramente, nunca pensei começar um namoro da maneira como comecei...numa bela noite em Aveiro, em plena Semana do Enterro, na companhia de grandes amigos que tive o prazer de conhecer no Intra-Rail (dentro desse leque estava a minha actual namorada). Quanto a esta noite não adianta avançar mais!

No dia seguinte, começava uma nova fase (que ainda dura, felizmente)...e era noite de Aurea e David Fonseca, os "padrinhos" desta relação. Foi uma noite sensacional, onde se ouviu a música a música que se adequa tão bem à nossa relação e que conta com uma letra assim:
you don't need to promise me the moon
just sit with me and watch the moonlight

then every little star will sing this song
and if you feel good, come on
just sing along

i'm okay, i'm alright
i got good fellings on my mind
i'm okay, i'm alright
with you 


(...)

'cause you don't need to promise me the sky
just sit with me and watch the sunrise

set yourself free and breathe deep inside
and while you do that, come on
just sing along


Aurea - Okay Alright

O resto? O resto só nós sabemos!
22 maio 2012 0 poesias

Dia 13 - Uma música que me lembra um antigo amigo

O post de hoje é dedicado a todos os amigos dos meus tempos por Aveiro, que é como quem diz, da minha experiência académica. Foram três anos que passaram muito rápido mas que, mesmo assim, permitiram conhecer um sem número de pessoas que me brindaram com momentos que dificilmente esquecerei.

Sinceramente, recomendo a vida académica a quem tiver a possibilidade de a seguir, não pelo "canudo" - que, nos dias de hoje, pouca validade tem no nosso país - mas sim pelas experiências que só a "Universidade" permite. Coloco universidade entre aspas para não me interpretarem mal, pois - como eu costumo dizer - "aprendi bem mais fora das aulas, do que lá dentro!"

O que conta não é a matéria que se decora para os exames, mas o quanto custa passar; não é a nota dos trabalhos de grupo, mas a experiência que se adquire ao fazê-lo; o que conta não é o quão sujo chegas a casa depois de uma praxe, é o espírito de equipa e convívio que adquires nesse momento; o que conta não é o curso ou a faculdade que representas, mas a maneira como o/a defendes; o que conta não são as bebedeiras que apanhas, mas sim as vezes que contrarias a vontade do corpo e o tiras da cama para ir às aulas...

Tenho saudades de todas as pessoas que, com o tempo, fui perdendo contacto...e para todos eles, fica esta música que tantas vezes me arrepiou! Aveiro é nosso!

Aveiro é Nosso - Enterro 2008

21 maio 2012 0 poesias

Dia 12 - A última música que ouvi

Não sei ao certo qual foi a última música que ouvi, mas fica aqui uma das últimas...que já não ouvia há tanto tempo e que gosto muito!

Cabeças No Ar - A Seita Tem Um Radar
20 maio 2012 0 poesias

Dia 11 - Uma música da banda sonora do meu filme favorito

Não tenho nenhuma música que gosto particularmente das bandas sonoras dos meus filmes favoritos, por isso, aqui fica uma música de uma das minhas séries favoritas: Californication

Esta é uma música de uma "banda" que foi criada especialmente para a série - Queens of Dogtown - que fizeram três ou quatro covers, esta ficou-me no ouvido e sabe-me sempre bem ouvir...

Queens of Dogtown - I Remember You
19 maio 2012 0 poesias

Dia 10 - Uma música da minha banda favorita

Quem me conhece bem, sabe, sem sombra de dúvidas qual o meu cantor favorito. Canta nessa bonita língua que é a língua portuguesa e está do outro lado do Oceano, nesse grande país que é o Brasil. O seu nome é Gabriel Contino, mais conhecido por Gabriel o Pensador.

Cresci a ouvir as suas músicas graças ao meu irmão - desde o tempo em revolucionou a música com o Tô Feliz (Matei o Presidente), passando pelo grande sucesso 2345meia78 até ao grande e único Tás a Ver? (com Adriana Calcanhotto e Sérgio Godinho). Desde então, ganhei uma paixão pelas rimas e pelo sabor revolucionário que só estilo musical tem.

Muito poderia dizer sobre a minha admiração sobre este artista, que sempre foi um grande exemplo para mim...mas daria um grande post. Por isso, fica apenas uma lembrança... de uma Queima das Fitas do Porto, onde avancei grades para conseguir um autógrafo do Gabriel e, quando o consegui, simplesmente faltou-me as palavras...e não consegui dizer simplesmente nada, nem responder à sua simples pergunta "Beleza?"

Fica aqui apenas uma das minhas músicas favoritas...


Gabriel O Pensador – Masturbação Mental
18 maio 2012 0 poesias

Dia 9 - Uma música que me deixa com esperança

A esperança é um sentimento muito implícito aos Portugueses, povo que acredita que o dia de amanhã vai ser melhor (o mal é que esse "amanhã" tarda em chegar). Afinal, fomos nós que transformamos o Cabo das Tormentas em Cabo da Boa Esperança!

Uma música que enche a alma de esperança é a Over the Rainbow (mais conhecida por Somewhere Over the Rainbow). Esta melodia melancólica tem uma letra que fica no ouvido e nos fala do desejo de uma pré-adolescente que tenta fugir de um mundo sem esperança para um lugar encantado "para além do arco-iris". Um misto de esperança e inocência infantil, proporcionam acreditar que, esse é o lugar "onde os problemas derretem-se como gomas de limão" ("where troubles melt like lemondrops").
Existem tantas versões que é difícil escolher uma e, apesar da versão do Israel Kamakawiwo'ole ser a mais famosa, escolho uma das minhas versões favoritas, da excelente Norah Jones.  
Ouçam enquanto fecham os olhos e "viajam" para um lugar encantado longe de tudo que vos atormenta...


Norah Jones - Somewhere over the rainbow / What a wonderful world
17 maio 2012 0 poesias

Dia 8 - Uma música que me lembra o meu "primeiro amor"

Quando penso em "primeiro amor", de uma forma geral, surge-me a música do Rui Veloso, O meu primeiro beijo. Isto porque o beijo é como se marcasse de forma oficial o início de um amor, é como uma assinatura mútua no contrato que está escrito no coração.

E, não retirando toda a magia que um beijo tem, há que apreciar também aquele momento que antecede o beijo, aquele nervoso miudinho (as tais das borboletas do estômago), aquele momento que pensamos (ou que simplesmente não pensamos) se é uma decisão acertada ou não e que vai decidir o futuro de duas pessoas (mesmo que seja algo a curto prazo).

Por tudo isto, aqui fica...

Rui Veloso - Primeiro Beijo
16 maio 2012 1 poesias

Dia 7 - Uma música que me lembra o último Verão

No Verão surgem sempre aqueles hits para animar as noites quentes. Entre tantas outras que dancei nas minhas noites de Verão no Algarve (grande férias, por sinal), surge o Give Everything Tonight. Podia falar da música da Jennifer Lopez - On the floor - que tantas vezes ouvi, mas penso que a música do Pitbull se encaixa melhor.

Podia também ser a típica Eu gosto é do Verão dos Fúria do Açucar ou a então O Sol da Caparica dos Peste e Sida, visto que, o ano passado, pela primeira vez, fiz praia na famosa praia da Costa da Caparica. Props para o Monte de Caparica também!


Pitbull - Give Me Everything
15 maio 2012 0 poesias

Dia 6 - Uma música que me lembra um grande amigo

Amigos são aqueles que vivem grandes momentos juntos e conseguir definir uma amizade numa música é sempre um desafio complicado. No entanto, há sempre aquelas músicas que nos fazem lembrar certas pessoas e penso que estas duas (sim duas, para dois grandes amigos) são adequadas e me fazem sempre lembrar essas pessoas:

Serial c/ Maze e Ace- Brilhantes Diamantes

Esta música faz-me lembrar um amigo de grandes aventuras (como esta, por exemplo), um amigo amante da "loucura", das velocidades, do risco, da descoberta, da natureza...de tanta coisa que esta música faz lembrar:

Nesta vida 

Não vou desperdiçar mais um segundo
Vou dar o máximo, 
Rápido prego a fundo, 
Rumo ao futuro 
Rodes crer que não me afundo...


John Lennon - Imagine

Esta é uma música que me faz lembrar um amigo de infância, um amigo que me acompanhou desde os tempos do infantário e sempre foi um dos melhores amigos. Companheiro de grandes momentos ao longo da vida, com peripécias que a infância, a adolescência e a juventude proporcionam, este dreamer tem uma maneira muito própria de ver a vida e que o torna sempre especial.

You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one
14 maio 2012 0 poesias

Dia 5 - Uma música que me fica frequentemente na cabeça

 
 Boss AC - Sexta-feira

É normal esta música ficar na cabeça – para além de passar exaustivamente na rádio, tem uma letra muito típica do Boss AC – é básica tipo jingle de anúncio publicitário.

No entanto, há que dar os parabéns pelo que a letra representa e se enquadra no estilo de vida de tantos portugueses. Anda tudo à procura de “emprego bom”, anda tudo a desejar que chegue a sexta-feira e anda tudo sem “tostão” nos bolsos.

Venha de lá um pouco de alegria, que este povo já merece…
13 maio 2012 0 poesias

Dia 4 - Uma música que me acalma

 
Mind da Gap – Não Stresses

Quantas vezes cheguei a casa e pus-me a ouvir esta música! Quantas vezes senti que esta música espelhava a minha realidade profissional!

Ir todos os dias trabalhar e sentir que, por muito que fizesse, o meu trabalho nunca iria ter um reconhecimento, nunca iria receber uma simples palavra de agradecimento ou um simples “parabéns”. São aspectos motivacionais que animam qualquer profissional (até mesmo os mais durões). Um homem não é uma máquina e fazer o que gosta, por vezes, não é motivação suficiente para se estar animado a trabalho.

Sempre me senti um sortudo por fazer aquilo que gosto e sempre vi uma grande fonte motivacional nisso, a juntar aos ambientes de trabalho que sempre tive e que permitiram (e permitem) superar da melhor maneira as dificuldades do dia-a-dia...mas, por vezes, isso não chega!
O facto de ter orgulho e gosto naquilo que se faz, é outra grande componente motivacional que qualquer criador deve ter, independentemente, de os outros reconhecerem mérito ou não no que é produzido por ti. De maneira alguma te deixes ir a baixo com isso…
12 maio 2012 0 poesias

Dia 3 - Uma música que me lembre os meus pais

 
Rio Grande - Postal dos correios


Esta era uma música que adorava cantar quando era mais novo e me faz, sem dúvida, lembrar os meus pais. Afinal de contas, é uma espécie de carta em forma de música.

Faz-me pensar que tantas vezes lhes escondi episódios da minha vida para não os preocupar, que tantas vezes consegui ultrapassar dificuldades graças aos seus ensinamentos, que a confiança que sempre depositaram em mim me fizeram crescer, que o facto de não me terem “prendido” e me darem a liberdade necessária para errar, fizeram de mim uma pessoa melhor.

Tantas vezes fizeram esforços para eu estar bem e nunca vou conseguir retribuir tudo o que fizeram por mim. Faço o que posso, mas, mesmo assim, saberá sempre a pouco…
11 maio 2012 0 poesias

Dia 2 - Uma música que me lembre uma ex-namorada

Xeg - Tinha de Ser

Quando acabamos uma relação temos aquela necessidade intrínseca de ouvir músicas tristes e enfadonhas (penso que este é um termo apropriado). Ou isso ou afogar as mágoas em álcool (esta é uma solução com muitos adeptos também).

Quanto a mim, o Hip Hop Tuga sempre me acompanhou em todas as fases da vida e tantas vezes me “trouxe de volta quando levava estalos da vida”. Nesta fase não foi excepção e foi neste estilo de música que encontrei uma música que parecia que falava sobre mim e me dizia que o fim de uma relação era o destino que “tinha de ser”.

Na adolescência temos sempre a ideia que tudo é para sempre e que o amor supera tudo. No fundo e, apesar de tudo, penso que vale a pena pensar assim. No final de contas é nessa fase da vida que temos as respostas para todas as perguntas da vida…
10 maio 2012 0 poesias

Dia 1 - Uma música da minha infância


O Rei Leão - Hakuna Matata

Escolho esta como música que me faz lembrar a infância, porque, acima de tudo, é uma música que ainda me acompanha (sim, tenho-a na minha playlist).

É uma música do meu primeiro filme no cinemaO Rei Leão – no velhinho cinema Gemini, em Oliveira de Azeméis, onde não existiam pipocas à venda, sendo a melhor hipótese os rebuçados “Floco de neve”. Lembro-me de um aspecto em particular desse dia: a viagem. Toda a minha turma da pré-primária dentro da Ford Transit do meu pai rumo ao cinema (nesse altura uma pessoa andava de qualquer maneira nos automóveis e sobrevivia).

Esta é também uma música que passa uma mensagem muito boa e que se deve ter em conta em qualquer fase da vida. É importante pôr “o passado para trás das costas” e “esquecer os problemas”, só assim podemos estar mais concentrados no presente que nos traz tanta coisa de novo para aproveitar.

Do passado, só quero ficar com as memórias…
09 maio 2012 0 poesias

Desafio: 25 dias 25 músicas

Encontrei um desafio que se baseia em publicar 25 músicas em 25 dias. Cada dia tem um tema e por cada música escolhida, há que arranjar uma explicação para tal decisão. Pensei que seria interessante e aqui vou eu meter-me nesta aventura. Espero que gostem das partilhas...amanhã começo!

Dia 01    Uma música da minha infância
Dia 02    Uma música que me lembre uma ex-namorada
Dia 03    Uma música que me lembre os meus pais
Dia 04    Uma música que me acalma
Dia 05    Uma música que me fica frequentemente na cabeça
Dia 06    Uma música que me lembra um grande amigo
Dia 07    Uma música que me lembra o último Verão
Dia 08    Uma música que me lembra o meu "primeiro amor"
Dia 09    Uma música que me deixa com esperança
Dia 10    Uma música da minha banda favorita
Dia 11    Uma música da banda sonora do meu filme favorito
Dia 12    A última música que ouvi
Dia 13    Uma música que me lembra um antigo amigo
Dia 14    Uma música que me lembra a minha namorada
Dia 15    Uma música que adoro cantar
Dia 16    Uma música que me faz chorar
Dia 17    Uma música que me faz dançar
Dia 18    Uma música que adoro, mas que raramente ouço
Dia 19    A primeira música da minha playlist (ordem alfabética)
Dia 20    A última música da minha playlist (ordem alfabética)
Dia 21    A minha música favorita
Dia 22    Uma música que alguém já cantou para mim
Dia 23    Uma música que não passo sem ouvir
Dia 24    Uma música que já dancei com os meus melhores amigos
Dia 25    Uma música que posso ouvir todo o dia que nunca me canso

06 maio 2012 0 poesias

O que não vê quando vai ao supermercado

"Impressionante! Tente lembrar-se de alguma vez que você foi ao supermercado e não voltou para casa com pelo menos uma dessas marcas debaixo do braço. Isso mesmo, praticamente 11 marcas dominam o mercado."

02 maio 2012 1 poesias

O que eu tenho a dizer sobre o Pingo Doce

Muito já se falou sobre a campanha de marketing do Pingo Doce e muito ainda se irá falar. Isto, só por si, descreve a campanha como muito bem conseguida

Os responsáveis pela mesma devem estar, apesar de tudo, extremamente contentes por teres atingindo o seu objectivo (para não dizer, ultrapassado as melhores expectativas). Não vi nenhum daqueles anúncios irritantes da marca a divulgar a campanha, o que prova que a publicidade "boca-a-boca" foi um sucesso (e sem custos) e o retorno em "publicidade" gratuita (telejornais, imprensa, redes sociais, etc.) foi de uma dimensão gigantesca

É certo que muita dessa "publicidade" é a criticar o facto da cadeia de hipermercados não ter consigo dar resposta às necessidades de consumidores com sede de poupanças à grande e de praticar concorrência desleal. Mas, certamente as pessoas que saíram de lá com sorriso no rosto - enquanto empurravam o seu carrinho atolado - não tiveram razão de queixa (a não ser as filas intermináveis e a falar de stock provocada por uma acção fora do comum).

Passou a imagem que o Pingo Doce se preocupa com os portugueses em tempo de crise e passou a ideia que é uma cadeia de hipermercados associados à poupança. Fez com que as pessoas vejam a marca com outra cara e a tenham na memória no momento em que pensarem fazer compras. Foi um fenómeno social fora do comum (diria que foi uma espécie de simulacro de resposta a uma catástrofe) e deixou o Dia do Trabalhador para segundo plano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
;